17 de setembro de 2012

Recheio dos pasteis de massa tenra e... um carinho para uma amiga!!


   

 Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto,
   gostem de mim nem que eu faça a falta que elas me fazem. 
    O importante pra mim é saber que eu, em algum momento,
fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível.
                         
                                                       Fernando Pessoa










Com a idade fui alterando alguns dos meus critérios de valor. As ilusões e as fantasias permanecem, mas talvez com outras cores. O que possa ter sido efémero... ainda o será, mas é sentido muito mais intensamente.
Amo mais umas coisas, e outras nem sei como as pude suportar. E aquela tolerância que eu tinha e transbordava... ainda a procuro... mas por vezes já não a encontro.
O que mantenho e que me mantém, são os desafios... e aprender sempre!
Mas permanecemos mais fieis a convicções e aos nossos amigos... e é o que eu me propus a fazer. 
Uma amiguinha, que neste momento atravessa um momento menos bom, mostrou vontade em ver publicado o recheio dos pasteis de massa tenra, mas como só hoje tomei conhecimento vou concretizar esse gosto e publicar com algum material de arquivo.




Ingredientes para o estufado da carne
2 kg de carne de vaca limpa, para assar ou estufar
250 g de cebolas
150 de cenouras
100 g de chouriço de colorau
70 g de pimento verde
1 dl de azeite
2 dl de vinho tinto
1 dl de caldo de carne
4 dentes de alho grandes
1 folha de louro
sal e pimenta

Preparação
Branquear a cebola no azeite adicionar os alhos e umas pedrinhas de sal, o chouriço   cortadas em pedaço e o louro, mexer e deixar o chouriço suar um pouco. Acrescentar as cenouras e o pimento também em pedaços, e deixar cozer alguns minutos. Juntar a carne cortada, envolver bem todos os ingredientes e regar com o vinho e o caldo de carne. Tapar o recipiente e deixar estufar em lume brando, mexendo de quando em vez.
O tempo de cozedura da carne para este efeito, deve ser reduzido a metade, para que ao picar a carne, esta não se desfaça muito. É o inconveniente da picadora 123, mas se tiver a picadora tradicional o resultado é sem duvida muito melhor.
Logo que retirar o recipiente do lume transfira a carne e o chouriço para uma travessa para arrefecer, não deve ser picada muito quente. 
Triturar os legumes com o caldo  da carne, e perfazer 4 dl, com água ou caldo de carne.  Picar a carne de forma a que não fique muito desfeita e reserve. O chouriço pode ou não ser acrescentado ao picado, dependendo do gosto.

Ingredientes para o bechamel
150 g de manteiga
160 g de farinha
2,5 dl de leite
4 dl do caldo do assado
noz moscada
sal e pimenta de moinho

Preparação
Derreta a manteiga ou margarina em lume brado e polvilhe com .a farinha. Deixe cozer um pouco a farinha mas sem ganhar cor.Deite o leite frio de uma só vez e mexa com as varas até a mistura se começar a dissolver e vá acrescentando aos poucos o caldo do assado. O creme deve ficar muito compacto, os 2dl últimos devem ser adicionados com cautela, mas    poderão sempre ser adicionados se necessário for. Tempere de sal, pimenta, noz moscada.
Levar ao lume um recipiente com a carne, e acrescentar  aos poucos o bechamel mexer e envolver bem, a textura do creme é definida nesta operação. Se não juntou todo o caldo do assado ao bechamel e se a carne vai precisar de mais liquido, pode nesta fase  acrescenta-lo.
Deixe que o picado absorva os aromas do creme, mexa e rectifique os temperos. Retire para arrefecer.
Retire pequenos pedaços de massa e em base polvilhada de farinha estenda de forma a ficar o mais fino possível. Coloque pequenas porções de recheio (completamente arrefecida) tape com massa e corte com a carretilha. Transfira os pasteis para tabuleiro polvilhado com farinha ou sobre um pano de cozinha.
Tal com nas pataniscas o recipiente tem de ser largo e com capacidade para levar 7 a 8 dl de óleo, o pastel ao entrar no óleo encosta ao fundo, mas rapidamente submerge e deve boiar.  No início fritar poucos de cada vez, a tarefa não é das mais fáceis. Alguma duvida podem perguntar. 


                                                 









9 comentários :

  1. Olá Rosa :)
    É tão bom poder dar um pouco de nós a um amigo.
    E eu que adoro pasteis de massa tenra!
    Estão lindos. Que bons.
    Obrigado pelo carinho com que sempre me visita.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso ter amigos e partilhar as coisas boas da vida!
    Esses pastéis são realmente maravilhosos e muito apetitosos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa, quão enfadonhas seriam as nossas vidas, se nos fechássemos para os outros. Partilhar algo que sabemos, é dar para sempre!
    Tenho uma grande paixão por estes pasteis, de vez em quando também os faço, são uma delicia. Gostei da forma como faz o seu recheio, deve ficar muito saboroso.
    Um beijinho:)

    ResponderExcluir
  4. NUNCA FIZ MAS ESTES FICARAM LINDOS E COM TODA A CERTEZA QUE UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Vim cá pela primeira vez e encontrei esta receita taõ perfeita. Gosto destes pasteis e já experimentei varias receitas e nunca tive o resultado que me lembro da infancia. Tantos pormenores, tanto carinho e amizade fazem a diferença. Um obrigado desta nova amiga.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosa,
    Minha mentora em culinária foi a minha sogra, portuguesa que viveu muitos anos em Algés, Luanda, Brasil e Faro, então conheço o delicioso tempero português que quando dosado é muito saudável.
    Gosto muito de suas receitas como esta massa tenra, lógico teria de tirar a manteiga e colocar creme vegetal sabor manteiga, também o chouriço substituiria por paio, (pois sou cardiopata), de modo a diminuir a gordura saturada.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Minhas queridas amigas!
    Sabem com gosto de conversar com todas neste cantinho, mas o meu pensamento está ausente e o meu coração tristinho:(
    ... e faltam-me as palavras.
    Um abraço apertado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, vou hoje fazer a sua receita dos pateis de massa tenra, espero que fiquem com bom aspeto como os seus.

    ResponderExcluir