6 de julho de 2015

Queijos de Fruta...






Uma abundância de frutos amadurecidos e a preços mais convidativos, significa que chegou a hora de fazer os queijos de fruta. São muito fáceis de preparar e não necessitam de perícia ou equipamento especial, excepto uma boa colher de pau.

Os queijos de fruta são substanciais, e ficam apetitosos quando colocados em formas de vários desenhos. Depois são retirados e cortados em fatias ou cubos, cobertos de açúcar ou não. 





Embora tenham uma história muito longa, que remota a milhares de anos, os queijos de fruta nunca passaram de moda ou perderam a popularidade em toda a parte. No sul da França, são servidos com queijos frescos.

No México e no Brasil, goiabas, marmelos, mangas e abacaxis todos são utilizados para fazer queijos de fruta, que são comidos com queijos cremosos e crackers, (bolacha de água e sal). Mais próximo de nós, frutos do pomar, como ameixas brancas e roxas, dão queijos muito coloridos. 


   


Este queijo de pêssego foi aromatizado com gengibre fresco, cortado em pedaços pequenos.

O marmeleiro é originário do Médio Oriente, mas há muitos séculos aclimatado na Península Ibérica. E é na sua origem, que se tem conhecimento de que forma o preparavam. Era cozinhado com mel e vinhos doces tornando-o num creme a que chamavam de Marmelade. A marmelada que conhecemos atualmente, pode ter sido considerado é um produto de subsistência, que após ser colocada ao sol para secar, poderia ser utilizada durante todo o ano.




.
Lave, descaroce ou descasque, e corte os frutos conforme necessário; remova as partes tocadas. Coloque os frutos num tacho de doce.(untar levemente o tacho para impedir que a fruta pegue.) Cubra a fruta com água e deixe ferver.

Depois cozinhe, mexendo ocasionalmente em lume brando, até a fruta ficar macia e polposa, sem excesso de líquido. Passe-a (em passe-vite) ou reduza a fruta a um puré (varinha mágica).


Ingredientes

450 g de açúcar 
450 g de polpa de fruta
  1. Aqueça o açúcar. volte a por a polpa no tacho com o açúcar, junte as especiarias, se as utilizar, e mexa em lume brando até o açúcar se dissolver por completo. 
  2. Deixe ferver e cozinhe, de 45 a 60 minutos, mexendo frequentemente, para impedir que pegue. O queijo está pronto quando uma colher passar no fundo do tacho deixar  um traço claro. (ver o fundo do tacho).
  3. Verta a mistura para as formas, de onde pode ser retirada sem se partir. Unte as formas com um pouco de glicerina, para que saiam mais facilmente. Se os queijos estiveram em formas, cubra-os com se fossem compotas, com discos de cera. Coloque o tamanho correto do disco de cera, com o lado da cera para baixo, sobre a superfície da compota. Passe a ponta do dedo por cima para bolhas de ar existentes. Cubra com um circulo de celofane húmido e segure com um elástico.




Queijo de Ameixas Roxas

Ingredientes

2,75 kg de ameixas
300 ml de água
  1. Coloque as ameixas e a água num tacho e deixe ferver. Mexa de vez em quando, durante 30 minutos ou até ficarem tenras.
  2. Passe as ameixas e o sumo por um passador de plástico colocado sobre uma tigela não metálica. Retire os caroços. Pese a polpa passada e ponha-a de novo no tacho com um peso igual de açúcar aquecido. Mexa em lume brando até o açúcar se dissolver todo,
  3. Deixe ferver e cozinhe, mexendo frequentemente, de 40 a 45 minutos. A polpa deve estar espessa e firme de modo que quando se passar uma colher de pau pelo fundo do tacho, esta, esteja firme.
  4.  Siga as instruções do item 3, da receita anterior.


13 comentários :

  1. Que lindos!! Tem toda a razao, basta um tacho e uma boa colher de pau para transformar fruta em algo tao bom! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa!!
    Ficaram lindos e apetitosos!!! Lembrei de imediato de umas caixinhas de marrom glace que vendiam quando eu era criança, eu simplesmente adorava!! Mas acho que marrom glace não faz parte dessa categoria, né?? Já que não é feito de fruta!!
    Beijos e boa semana pra ti!! =)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia mas devem ser deliciosos para rechear o pão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rosa querida,
    Sempre aprendemos ao visitar este blog, amei o post e as receitas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Parecem mesmo queijinhos frescos :P Não conhecia, gostei de saber! Devem ser deliciosos :D

    ResponderExcluir
  6. Querida Rosa: é o que eu sempre digo: és uma autêntica enciclopédia . Não conhecia esta maneira fabulosa de aproveitar a fruta. Ficam lindas, com umas cores a fruta de verão e deve ser uma delícia poder degustá-las ao longo do ano ( isto ,claro, se durarem assim tanto e não forem logo comidas). Já no ano passado tinha feito compota de amora, seguindo a tua receita e ficou excelente. Agora, vou experimentar estes queijos de fruta. Adorei!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Rosa minha querida amiga!
    Como é bom vir ao seu cantinho e mergulhar nos seus textos e receitas, as fotos
    como sempre lindas e os textos ricos em aprendizados!
    Obrigada por compartilhar, adorei a receita!

    Bjs, fique com as bençãos de Deus! ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa, gostei muito do teu post e as fotografias ficaram encantadoras.
    bjns

    ResponderExcluir
  9. Oi Rosa, bn!
    Eu não conhecia esse queijo de frutas e amei o teu post.O queijo de marmelo ficou sensacional, pena que por aqui eu não acho marmelo.
    Bjssss querida

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga e irmã do coração, sempre chego atrasada com suas postagens. Fiquei impressionada com a beleza dos queijinhos de fruta, que são doces de frutas que adoro. E achei essa receita interessante pois não leva nenhum tipo de gelatina, é somente doce puro. Hummm que delicia e que cores lindas seus doces. Sempre saio daqui aprendendo muito mais. Amo suas postagens minha querida. Ficaram mesmo lindos e delicados.
    Quanto a sua pergunta sobre o chimichurri, este é um tempero O tempero chimichurri é de origem sul-americana e considerado por muitos um tempero essencial para aqueles que querem marinar a carne e deixá-la com um excelente sabor. Seu nome se originou através de um comerciante de origem inglesa ou irlandesa chamado Jimmy Curry, que, de acordo com boatos, criou este delicioso molho. Tem um sabor intenso e vc pode usar pouco para aromatizar sua carne. Nesse tempero leva: cebola, alho, salsa, pimentão, orégano, cebolinha, mostarda, tomate, manjericão, pimenta calabresa, louro e noz moscada. É muito saboroso. Espero ter ajudado a esclarecer. Qualquer dúvida me avise. Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  11. hummmm, devem ter ficado uma delicia, pois a aparencia ficou perfeita é de dar agua na boca.
    adorei conhecer seu blog e ja estou te seguindo se quiser o meu ficarei muito feliz http://ornague.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosa,
    Eu adoro queijos de fruta e tenho ali uma receita para experimentar mas ainda não me convenci. Pode ser que agora, depois deste post magnífico, eu me convença a experimentar estas delícias que adoro comer!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderExcluir
  13. oi Rosa não conhecia esse queijo de frutas adorei ficou com uma cor maravilhosa e o sabor deve ser magnifico bjs Rosinha

    ResponderExcluir