24 de abril de 2017

Bolo de Noz e Chocolate






Mais um Bolo de Noz e Chocolate que me seduziu. Gostei dos ingredientes e a maneira prática da confeção. E para quem possuir a Yammi, será ótimo, é que aqui, só tinha instruções mesmo... para a Yammi. 
E não desiludiu... é um bolo excelente de sabores e textura.
Para quem gostar de nozes e de bolos húmidos, é ótimo.




Os frutos secos trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Cada um em seu patamar e com as suas caraterísticas.
A Noz, é um alimento nutritivo e de alto valor calórico. E para além de ser um dos frutos secos mais saborosos, é também, um dos mais ricos em Óleo, tão essenciais há a nossa saúde.





Também a pastelaria e outras preparações... fazem jus a estes créditos. 
Por opção, as Nozes estariam mais presentes no meu caderno culinário... sou uma apaixonada por este fruto e não me separo dele. Diariamente... no meu pequeno almoço de aveia integral, são sempre incluídas duas nozes grosseiramente cortadas.

Ingredientes:

175g de farinha com fermento (usei branca de neve)
150g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
20g de chocolate em pó
125g de manteiga
3 ovos
175ml de leite
200g de nozes moídas, mas grosseiramente

Preparação para receita tradicional:

Forno pre-aquecido a 180ºC. Forma untada com margarina.

Num recipiente bata muito bem a manteiga com o açúcar até ficar em creme. Adicione os ovos um a um e batendo sempre. Junte a farinha, o fermento, o chocolate em pó e o sal e bata bem, por alguns minutos (3 a 5). Por fim, junte o leite e as nozes, misture e bata mais 1 minuto.
Verta a mistura para a forma previamente untada e leva ao forno cerca de 35 minutos, verifique a cozedura, com palito,  não convém que seque, para não alterar a textura e sabor.
Usei esta forma pelo seu significado... mas numa forma de chaminé não se corre o risco de no centro... baixar um pouco.


Nota: Como sabem, os meus ingredientes são sempre referidos em gramas, mesmo que na origem mencionem em chávenas, eu faço a minha conversão aqui. Neste caso e com a adição do chocolate, considerei haver excesso de doce... e reduzi a quantidade. Como também diminui um pouco na farinha, achei por bem retirar, 25ml de leite. E os cálculos resultaram muito bem.
Experimentem... vão adorar !!







18 comentários :

  1. Uma delícia, bolos com nozes fazem-me sempre suspirar e não lhes resisto. Com chocolate ainda melhor.
    Mas o estranho é que as nozes simples não consigo comer, ou melhor não aprecio. Manias, diria eu ;)

    ResponderExcluir
  2. Que lindas que estão as suas fotografias! O bolo está maravilhoso! Gosto muito de bolos com frutos secos, ficam deliciosos! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Outro bolo que de certeza fez sucesso. Simples e com dois ingredientes que adoro: chocolate e noz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa: também não resisto a nozes e aos outros frutos secos. São tão bons e o melhor é que são saudáveis. Este bolinho vai já para a minha lista, pois tem ingredientes que adoro.A fatia está linda, com as nozes muito bem distribuídas e a forma é também muito bonita. O significado da estrela és tu, minha amiga que só faz delícias? Uma estrela na cozinha! :)
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha querida!
    Mais um bolinho lindo e rico para alegrar os nossos olhos e paladares! ☕☕
    Tudo que contém nozes fica irresistível, levo a receita, as fotos estão lindas!

    Abençoada semana junto a sua família!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderExcluir
  6. Que bolo tão apetitoso Rosa, apetece roubar uma fatia bem generosa agora para o lanche.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Querida Rosa, esse bolo assim em formato de estrela está lindo para não falar apetitoso! :) Adoro a combinação de chocolate com nozes. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa
    Tão lindo que ficaria com dó de cortar,mas como resistir?Chocolate e nozes,fica perfeito.Levo a receita.
    Beijos,boa tarde!

    ResponderExcluir
  9. Querida Rosa,
    Amo os ingredientes deste bolo, as nozes também me cativam, tanto como fruto seco como como ingrediente valorizador de receitas e com inúmeros benefícios à nossa saúde.
    Beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindo o bolinho!
    Adoro frutos secos em bolos :)
    A combinação da noz com o chocolate é perfeita!
    Adorei :)
    Um beijinho querida

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosa querida, bn!
    Mais um bolo delicioso que eu levo daqui. Hummm, fiquei com água na boca de verdade!
    Bjsss minha amiga

    ResponderExcluir
  12. Chocolate e frutos secos para mim é sucesso garantido! :)
    Só falta mesmo o café bem quentinho neste dia de chuva ...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Querida Rosa,
    Mais um bolinho delicioso e com uma combinação fabulosa de sabores.
    Nozes e chocolate nunca enganam e consigo sentir o sabor magnífico desse bolo lindo.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosa, bt!
    Bjsss amiga e um maravilhoso FDS p/vcs é o que desejo

    ResponderExcluir
  15. Rosa, não sou boa em fazer bolos e doces.
    Mas comidas salgadas ´gosto de fazer e de comer.
    Nozes por aqui é bem cara.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Rosa querida,
    Pelos ingredientes utilizados, muito a meu gosto e visual este bolo é delicioso, perfeito, amei.
    Beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir
  17. oi Rosa boa tarde bolo maravilhoso levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  18. oi Rosa que bolo maravilhoso levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir