9 de novembro de 2017

Galinha de ficassé... um clássico das nossas tradições

Volto com mais uma lembrança... das nossas tradições culinária...
Que se transformou numa iguaria requintada e sempre presente... nas mesas de festa.






Tempos houve... que Galinha à mesa... era símbolo de casa abastada. Os demais... só tinham esse privilégio em dias santos e comemorações.

Com a produção dos frangos de aviário, estes tornaram-se num produto acessível. Popularizado esse consumo, deu origem a que a gorda galinha, se torna-se mais ausente nas nossas preferências.

Até há década de 60, uma galinha, levava quase um ano até atingir idade adulta, e um frango novo, seis a sete meses. Não existindo as rações, a alimentação dos animais era estritamente natural, o milho, verduras, restos de alimentos, e o que catavam... no chão.





... mas a solução surgiu na década de 60. Com a revolução dos aviários !



Improvavelmente, as pessoas do interior que sempre consumiram aves de capoeira, gostam da carne de aviário. A comparação não existe. Enquanto a ave de capoeira, tem uma carne de textura firme e de gosto apurado, a carne de aviário é menos saborosa e menos consistente, mas, em compensação é mais macia e de cozimento mais rápido. Facilitando os tempos modernos.

Galinha de Fricassé, tem como apanágio, o seu molho. A leve acidez do limão e o aroma da salsa picada muito fresca... brinda-nos com um extraordinário e delicado sabor.
Depois do aparecimento das natas, que se tornaram garante de sucesso para molhos,  a utilização de gemas nos molhos foi ultrapassada... mas o seu sabor é insubstituível !!!

Com a falta das Galinhas Gordas... e para preparar um bom Fricassé, optei por usar o Frango do Campo !!





Ingredientes

1 frango médio
2 cebolas grandes
6 dentes de alho, grandes
2 folhas de louro, grandes
2 dl de azeite
2 gemas (classe L)
1 dl (mal medido) de vinho branco seco
Sumo de um limão grande
2 a 3 colheres de sopa, de salsa picada
Sal
Pimenta preta de moinho, facultativo
Um raminho de salsa

Preparação

Pique a cebola finamente. Pique também os alhos, e corte o frango. Leve um tacho ao lume com o azeite e acrescente a cebola picada deixando refogar. Junte depois os alhos e mexa bem, deixando fervilhar um pouco. Com o lume forte, acrescente o frango e mexa bem de forma a que todos os pedaços de frango fiquem envolvidos na cebola e no azeite. Tempere agora de sal, e pimenta, caso queira. Acrescente o vinho e 1dl de água quente. Reduza a temperatura para (3 ou 4) no disco da placa e deixe cozinhar em lume brando por 35 minutos sem mexer, sacuda só o tacho.
Entretanto prepare os ingredientes para finalizar a receita. Deite as duas gemas numa tigela, esprema o sumo do limão, pique 3 colheres de sopa de salsa e junte às gemas, mexa bem e reserve.  Estando o frango cozido e se o caldo não for o suficiente, acrescente um pouco de água quente e retifique o sal.
Na hora de servir, o caldo da cozedura deve estar bem quente, para que, ao acrescentar a mistura das gemas o resultado seja ótimo.

- Para adicionar as gemas ao caldo quente, há que ter este cuidado: adicione um pouco de caldo quente no recipiente da mistura das gemas, limão e salsa e mexa, deite mais um pouco e verifique se já está morno. Assim ao deitar esta mistura no tacho já não haverá a reação das gemas talharem (as gemas não devem ferver).  Balance levemente o tacho para que esta mistura adicionada, se envolva bem no restante caldo.
Pode ainda: retirar a carne e juntar depois as gemas ao caldo. Deixe o tacho mais um pouco sobre o lume sem que ferva. Estando bem quente adicione o frango retifique o tempero de sal e sumo de limão e sirva de imediato.


Gosto de acompanhar a Galinha de Fricassé... com um saboroso arroz de alho !!






9 comentários :

  1. Há anos que não como as minha fazia e eu adorava.
    Dava um belo almoço, esta delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosa, esta receita é realmente um clássico ainda muito feito pela minha mãe. :) Eu também já fiz e também já fiz uma versão de peixe. Na minha casa colocamos pão torrado e depois a galinha com o respectivo molho por cima! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Rosa, tento comer apenas o chamado frango do campo, um pouco melhor queo de aviário, mas ainda assim sem comparação com a gorda galinha.
    Faço frequentemente esta receita, muito saborosa.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa,
    Hoje em dia aves do campo são privilégios para poucos.
    Aqui no Brasil chamamos de aves caipira, graças a Deus a minha família e a família
    do meu esposo quero dizer os nossos pais tem roça e podemos de vez nos dar esse privilégio
    de saborear os ovos e frangos vindos da roça.
    Hoje em dia tem muito hormônio, nos frangos de granja, a nossa saúde fica mais debilitada
    com mais facilidade para as doenças.
    Gostei muito da tua receita, fotos como sempre perfeitas!

    Um grande beijo no seu ♥ bom findes pra você e sua família!

    ResponderExcluir
  5. Que delicioso aspecto, adoro galinha de fricassé.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosa querida, bn!
    Só de olhar p/as fotos a gente já vê que a galinha ficou mais do que deliciosa. Ah, um dia a gente ainda vai conseguir esticar as mãos e pegar um pratinho maravilhoso como esse através do computador kkkkkk
    Bjsss amiga

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosa! Que bela refeição! O prato ficou muito bonito e apetitoso!
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  8. Minha querida essa galinha está com um aspecto delicioso :)
    E vem cheia de recordações o que a torna ainda mais saborosa!
    Gosto muito.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  9. Boa noite querida Rosa! Vim agradecer suas visitas aos meus blogs e por seguir todos! Seja sempre bem vinda, muito obrigada por me da o prazer de seguir meus cantinhos que cuido com carinho para todos. Amei suas receitas e com certeza muitas acrescentarei ao meu caderninho de receitas das amiga. Galinha de ficassé, não sei fazer, vou tentar achei que fica deliciosa! Obrigada por compartilhar. Boa noite e feliz amanhecer!

    ResponderExcluir