21 de outubro de 2019

Tarte Folhada de Frango...






Nada como os dias mais frios para desejar as refeições de forno. E as Empadas Folhadas fazem as delícias de todos cá de casa. São também, otimas opções para aproveitamentos e, desta vez, seria com as sobras dos frangos que tinha assado no forno. Eram muito grandes e, como a apetência pelo peito do dito, é deveras reduzida cá em casa, logo ficou predestinado para uma bela... Tarte Folhada. Esta carne para recheios, é excelente, devido aos temperos do assado e também ao molho, que  reservo sempre para o Bechamel.
E depois... podemos sempre dar asas há nossa imaginação e bom gosto. Algo mais que se acrescente ao frango desfiado, é uma mais valia para a receita.




Faço sempre um  ligeiro refugado e o ingrediente eleito é o alho francês e duas ou três echalotes. Não mais porque iriam adocicar demasiado o recheio. Gosto de juntar  também, uma razoável quantidade de cogumelos, à escolha. Porto Belo, Miscaros,  champignon e tantos outros. Pode também substituir ou acrescentar ao tomate, alguns espargos mais finos, e a imaginação... não tem limites.





Ingredientes

700g de frango desfiado grosseiramente
2 embalagens de massa folhada fresca
1 alho francês, grande
3 echalotes
1/2 pimento vermelho
1 colher de chá, bem cheia, de gengibre ralado
3 colheres de sopa de azeite
1 colheres de sopa de margarina vegetal
150g de pequeno tomate da tailandia, ou baby ou cherry
50ml de molho do frango

Para o Bechamel

1 colher de sopa de manteiga (25g)
2 colheres de sopa de farinha (25g)
50ml de leite
50ml de molho do frango
noz moscada
  
Preparação

  1. Comece por preparar o bechamel (molho branco). Derreta a manteiga e junte a farinha, envolva e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos. Deite o leite quente, mexa rapidamente, e de seguida acrescente o molho do frango. Tempere com a noz moscada e deixe ferver em lume muito brando alguns minutos (3a4).
  2. Lamine o alho francês e as echalotes. Corte o pimento em pequenos pedaços e rala o gengibre. Leve ao lume a margarina e o azeite e adicione o alho francês e as echalotes, deixe branquear e acrescente o frango e o pimento. Envolva e junte o molho do frango, deixe aquecer em lume brando e mexa ocasionalmente mas por pouco tempo, para não desmanchar a carne do frango. Adicione o Bechamel e envolva delicadamente. Espalhe num tabuleiro ou travessa para arrefecer.
  3. Coloque uma base de massa folhada na tarteira e pique o fundo com um garfo. Pode pincelar ligeiramente a tarteira com azeite antes de colocar a massa folhada.
  4. Depois do recheio estar frio espalhe na tarteira e distribua os tomates por cima. Coloque a segunda placa de massa folhada e una bem as duas massas. A debaixo com a de cima. Por fim pincele com gema de ovo diluída com um pouco de água fria.

Forno a 190º  45 minutos e depois reduzir para 160ª 20 minutos
Estes tempos, são muito relativos. Os fornos mais recentes já funcionam de outra forma. Por conseguinte cada pessoa terá que agir consoante o forno que tem. Para as massas folhadas os fornos mais antigos exigiam 200º a 220 º.


Nota: Para o sucesso destas tartes ou empadas folhadas, contribui grandemente: os recheios estarem frios e ainda,com pouca humidade.



4 comentários :

  1. Querida Rosa, esta tarte tem um aspecto divinal e eu que tanto aprecio estes pratos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Rosa!
    Os dias frios pedem pratos mais aconchegantes, aquecer o forno no frio é bem melhor.
    Que delícia de tarte e folhada melhor ainda, hummmmmm...!
    Fotos lindas, você arrasa!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosa: ficou uma tarte lindíssima ( os olhos também comem) e deve ser muito saborosa. Contigo estou sempre a aprender. Obrigada pelos ótimos conselhos e dicas .
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga
    Maravilhosa essa torta folhada,linda e certamente saborosa.
    Beijos

    ResponderExcluir