Um estufado de lentilhas em que o equilíbrio salgado e doce do molho Teriyaki... o tornou delicioso!!
Aqui em casa... eramos fãs de refeições de inspiração bem portuguesas. Mas a nova geração leva-nos a novas tendências em que ganhem o seu espaço. Principalmente a minha neta mais nova, que rejeita carne, mas, ainda gosta de frango. Principalmente dos panadinhoa da Avó.
Presentemente, também tive que alterar os meus hábitos alimentares e as lentilhas também foram incluídas. A que mais utilizo é a variante vermelha.
E assim, por vezes, temos há mesa... uma boa seleção de escolhas!!!
Esta receita é também ótima para aproveitamentos. Aqui, usei frago desfiado de churrasco. O peito sempre sobra mas, é sempre destinado a muitas e gulosas empadas folhadas. Que vão... até onda a imaginação nos levar. Já deixei várias aqui no Blog.
Hoje...surgiu uma nova tendência para esta publicação, e que possa ter continuidade!!!
Ingredientes para duas pessoas
150g de lentilhas, usei a Pardiana, parda
130g de arroz agulha
200g de frango desfiado
1 tomate médio bem maduro
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de Molho Teriyaki
sal
Preparação
- O arroz é cozido só em água abundante e sal, lave antes de colocar a cozer. Ir vigiando para que não coza demasiado. Estando cozido escorra e reserve.
- Demolhe as lentilhas por algumas horas. Escorra, e leve a cozer com o correspondente a três partes de água, em cozedura moderada. Vigie a textura que pretende. Escorra e reserve algum caldo para completar o refogado, a seu gosto.
- Pique os tomates a cebola e refogue em em lume médio com o azeite. Acrescente o alho picado ou esmagado, o sal e pimenta.
- Quando os ingredientes estiverem macios, retire e triture. Volte a colocar no recipiente e adicione o frango desfiado as lentilhas e o arroz. Misture tudo delicadamente e cozinha atá ficar quente.
- Acrescente a água de cozer as lentilhas ou o caldo de carne, e o molho "Teriyaki". Adicione o molho com moderação devido ao seu paladar intenso. Retifique os temperos e sirva.
- Para o refogado eu escolheria não ser triturado, mas foi a pedido...
Excelente sugestão. Obrigada.
ResponderExcluir