Sou portuguesa, nascida na Beira Alta, mas a vida e eu... demos voltas e mais voltas...
Desci à capital ainda criança e, com 11 anos fui para o Liceu num novo Continente. Em África !!
Cheguei a Lourenço Marques naquela idade que tudo nos fascina. Depois de uma viagem de 18 dias e, que até o cabo das tormentas ou (cabo da Boa Esperança) tínhamos passado, muitas surpresas estava para vir...
Quando parei defronte da casa onde iria morar, foi um assombro...
Era uma casa grande de estilo colonial, com enormes varandas cobertas que rodeavam toda a construção. Encontrava-se acima do solo, mais de meio metro, permitindo espaços arejados e evitar a humidade das chuvas, assim como pequenos animais rastejantes. Mas, eram ótimos esconderijos para brincar às escondidas. Os gatos também aí se estiravam na sombra fresca das horas de mais calor. Na entrada da casa, havia um pequeno jardim com um enorme Coqueiro. Pena ser tão alto...
Era uma casa grande de estilo colonial, com enormes varandas cobertas que rodeavam toda a construção. Encontrava-se acima do solo, mais de meio metro, permitindo espaços arejados e evitar a humidade das chuvas, assim como pequenos animais rastejantes. Mas, eram ótimos esconderijos para brincar às escondidas. Os gatos também aí se estiravam na sombra fresca das horas de mais calor. Na entrada da casa, havia um pequeno jardim com um enorme Coqueiro. Pena ser tão alto...
...Mas no quintal das traseiras... como nos divertia-mos!!
Trepando a uma grande Amoreira, e frondosas Goiabeiras. Havia ainda um enorme Canhoeiro, cujo fruto o canhamo, quando bem maduro era muito saboroso. E quando fermentado fazia uma bebida muito apreciada pelos nativos.
Muitas outras frutas desse clima equatorial, aprendi a gostar. Só... a Manga não fazia parte das escolhidas. Três décadas mais tarde... e no Rio de Janeiro, satisfiz a vontade de saborear essa delícia, e que guardo, como uma das favoritas.
Ingredientes
1 lata de polpa de Manga
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas pasteurizadas, para bater
Pimenta rosa
Preparação
Refresque as natas para bater. Deite numa taça a polpa da manga, o leite condensado e as natas bem fresca. Com a batedeira, bata 5 a 7 minutos até que ganhe consistência fofa e cremosa. Coloque no recipiente escolhido e leve ao frio, no mínimo seis a oito horas.
Nota
- Com polpa da marca Continente, a textura da mousse torna-se mais firme, volumosa e suave, mas o aroma é mais átivo.
- Esta que publico foi preparada com polpa do Minipreço. Fica ligeirameute mais liquida , e menos volumosa, mas para mim, ganha, o seu aroma e paladar, é mais suave.
oi Rosa que delicia essa mousse,linda a sua historia de vida bjs Rosinha
ResponderExcluirQue relato de vida cheio de alegrias e aromas. Adorei ... a sua história e a mousse!!!
ResponderExcluirBom dia Rosa,
ResponderExcluirAgradável texto repleto de recordações, gostei muito.
Adoro receitas com frutas as mousses e o sabor de manga encantam-me, deliciosa receita.
Beijo, boa semana,
Vânia
Bom dia querida amiga, que infância gostosa, e quantas recordações. Amei sua foto com o coqueiro ao fundo, já era uma linda menina. Não é a toa que hoje uma bela mulher. Como você, um dos meus frutos preferidos é a manga. Adoro, super fresquinha, in natura ou em bolos, saladas e sobremesas, é maravilhosa.Sua mousse ficou linda, o toque da pimenta rosa ficou especial. Bela sugestão. Beijinhos
ResponderExcluirAdoro mousse de manga, nunca comi com a pimenta rosa, mas fiquei curiosa :)
ResponderExcluirBeijinhos*
http://petiscana.blogspot.pt/
Querida Rosa: mais um maravilhoso e bem contado relato das tuas "aventuras" de infância. Parece que estava a ver a casa colonial , num amplo espaço e cheio de árvores frondosas ( pelo menos a minha imaginação levou-me para aí, através da tua descrição).
ResponderExcluirGosto imenso desta mousse de manga ( embora a faça com iogurte natural em vez de natas), mas enfeitá-la com pimenta -rosa nunca me tinha ocorrido. Penso que o contraste deve ser fabuloso. Para a próxima tenho de fazer assim.
Adorei ver a linda menina de tranças com o "fato" de ginástica. Tive um semelhante, eheh
Bjn
Márcia
Querida, tua infância ficou com uma marca de felicidade nessa fase da tua vida. A foto lindinha que vc postou consegue transmitir isso.
ResponderExcluirEu amo manga e a tua mousse ficou com uma aparência maravilhosa. Nunca experimentei com pimenta, mas fiquei bem curiosa...
Bjssssss e beijinhos especiais p/tua mamãe
A manga é um dos meus frutos preferidos
ResponderExcluirAchei a mousse uma delicia, fiquei curiosa com a pimenta rosa...
bjs
Que bela recordação, são as mais ricas memórias. Não gostava de manga pois ela também não fez parte de minha infância aprendi a gostar, hoje tenho vários pés plantados aqui em casa mas ainda nenhum deles deu frutos. Adorei a receita. Não conheço essa pimenta deve ficar muito bom. Vou procurar por aqui.
ResponderExcluirBjos tenha uma ótima semana.
Rosa minha querida,
ResponderExcluirbom demais ler as suas indas e vindas, relato cheios de lembranças.
A tua foto junto ao coqueiro está linda, bela menina!
Sou apaixonada por manga e vc nos proporcionou uma bela sobremesa,
a pimenta deve ter dado um sabor especial, essa eu vou fazer!
Bjs, fica com Deus ♥
Querida Rosa,
ResponderExcluirE que linda a menina das tranças, há que realçar ! :) :) E que se tornou numa belíssima Mulher ! :)
Contigo trazes memórias preciosas de tempos já passados que tens no teu coração.
E é tão bom relembrar, não é ?
Recordar é viver, já alguém dizia e é isso mesmo... recordar momentos em que fomos tão felizes... é isso que faz de nós o que somos hoje em dia !
Adorei ler-te, como sempre ! :)
A tua mousse está mesmo bonita e muito apetitosa, adoro mousse de manga e costumo fazer por vezes ! :) Nunca experimentei com pimenta rosa, mas deve ser uma delicia ! :)
Beijinho grande amiga e um xi-coração ! :)
Rosa, eu viajei na sua historia, muito legal!
ResponderExcluirEsta mousse ficou divina, manga é tudo de bom, refrescante e muito saborosa!
Bjs
Rosa querida, tem um selinho pra vc no meu blog, por favor sinta-se a vontade para pegá-lo ou não, pois sei que nossa vida é uma correria. Beijinhos, ótimo final de semana
ResponderExcluirOi Rosa!
ResponderExcluirEstou passando p/desejar uma semana abençoada p/vcs.
Bjsssss e bjsss especiais p/mamãe
Olá Rosa,
ResponderExcluirantes de mais deixe-me dizer-lhe que adorei a sua foto de infância, vestidinha com o seu fato de ginástica imaculado. Estava linda! É linda, amiga! :)
Quanto á mousse, devo admitir que não sou nada fã de manga. Muito honestamente não gosto mesmo. Mas o meu marido ainda hoje fala de uma mousse de manga que comeu num restaurante há uns anos e talvez por isso a sua me chamou a atenção. Tem um belíssimo aspecto e sou bem capaz de levar a receita comigo só para adoçar a boca dele. Tenho a certeza que esta deve estar á altura da que ele comeu outrora. :)
Um beijinho grande.
Apetitosa mesmo essa mousse :)
ResponderExcluirAdorei a sua foto querida!!!
beijinhos
http://ratatuidospobres.com/