Não conhecia Alfarroba , só por fotografias e pelas histórias que o meu marido contava. Que em criança adorava trincar as suas vagens largas e castanhas.
Nas férias de verão, a minha filha descobriu no Algarve... a Quinta dos Avós... confeitaria com tradições que nos adoça a boca e regala a alma.
Até os olhos sorriram com todas as guloseimas... e fiquei deliciada com tudo o que provei. Pena... que os D. Rodrigo estivessem tão transformados. Pois também sei, que os originais são de confeção delicada...
Adorei o pão de alfarroba... E foi assim que a Alfarroba me seduziu...
Como este excelente Bolo de Alfarroba com Laranja !!! Experimentei com pequenas alterações e foi um sucesso. Como diz a autora. "É um bolo fofo e húmido, e o sabor envolvente da alfarroba e a frescura da laranja, dão-lhe um toque mágico.
Ingredientes
5 ovos
1 laranja grande, de preferência que tenha a casca com espessura de 1/2 cm
200 g de óleo
270 g de açúcar
80 g de farinha de alfarroba
130 g de farinha, espiga
1 colher de chá de fermento em pó (7g)
Preparação
- Antes de cortar a laranja, mergulhe-a em água fervente durante 1 minuto ou pouco mais, para eliminar a cera que a reveste.
- No liquidificador coloque os ovos, a laranja cortada em 4 e retirados os topos, o óleo e o açúcar.
- Misture durante 1 minuto. Num recipiente coloque as farinhas e o fermento. Junte a mistura do liquidificador às farinhas.
- Coloque massa num forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno pré aquecido a 180º C durante +/- 50 minutos.
- Mas se gostar do bolo bem úmido, 10 minutos antes faça o teste do palito, e, este deve sair com leves vestígios de massa, e ao toque dos dedos, não deve estar muito firme.
- deixe 10 minutos na forma em repouso e em seguida desenforme. Até arrefecer pode deixá-lo tapado com a forma, não seca e acaba por ganhar a consistência desejada.
Querida Rosa: está mesmo com um aspeto maravilhoso este bolo. Se não tivesse lido, ia pensar que era de chocolate. Está com aquela aparência húmida que me encanta e seduz nos bolos. Este, com a junção da laranja deve ser muito bom Vou guardar a receita.
ResponderExcluirJá fiz pão de alfarroba e gostei imenso do resultado e um bolo de alfarroba e maçã também delicioso. A tua receita vai estar nos "tops" a experimentar o mais rápido possível.
Bjn
Márcia
Que belo aspecto tem este bolo, tal e qual como descreve, aparenta ser húmido, fofo e certamente delicioso com essa combinação de sabores.
ResponderExcluirhttp://petiscana.blogspot.pt/
Boa noite Rosa, fiquei muito contente pela visita ao meu blog e de ter gostado especialmente do bolo de alfarroba com laranja, volte sempre. Beijinhos
ResponderExcluirQue lindo bolinho Rosa :)
ResponderExcluirEstá com um aspecto simplesmente fantástico :)
Adoro bolos assim simples, e alfarroba e laranja devem-lhe dar um gostinho delicioso.
Um grande beijinho
Nunca comi bolo de alfarroba....mas pelo aspeto parece bom!
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Bom dia Rosa,
ResponderExcluirMeu marido também se recordar de mordiscar a alfarroba quando morou no Alentejo.
Sem dúvida a alfarroba proporciona deliciosos resultados em doces e com muitas vantagens nutricionais. Lindo bolo é uma verdadeira tentação.
Beijos, boa semana,
Vânia
Acabei agora de fazer a sua receita. Alterei a farinha de espiga por farinha de quinoa, açúcar pus mascavado e óleo de sésamo. Curiosa para ver o resultado. :)
ResponderExcluirOlá Maria João :)
ExcluirFico feliz que a tenha experimentado e que resulte bem com as pequenas alterações que fez.
É desta forma que surgem excelentes receitas. Se quiser transmitir-me o resultado, fico grata.
Beijinho
Estou agora a fazer! Juntei mel e canela, vamos a ver no que dá. Estou ansiosa para tirar do forno
ResponderExcluirOlá Unknown,
ResponderExcluirEspero que ainda mais saboroso! Ao usar mel em bolos o tempo e cozedura poderá ser menor,convém verificar.
Obrigada pela visita.
Um abraço