3 de março de 2016

Malagueta em Azeite {Conserva}







Vem de longe... o uso de conservar alimentos. Existem muitos métodos, e deles dependem o tempo, e qualidade dessa conserva.

Como é agradável fazer aquelas compotas de frutas ou legumes da época e com carinho guardá-las com um rótulo de letra bonita, referenciando cada frasco.
Esta conserva ligeiramente picante (sem as sementes) tem um aroma e paladar muitíssimo agradável, podendo até, alterar e realçar o sabor de uma receita. Mais tarde, vos trarei a receita de uma entrada tradicional espanhola, em que ao acrescentar um pouco desta malagueta de conserva recreei um novo sabor. Podem ser infindáveis a sua aplicação, basta gostar.  

Esta foto é para evidenciar o que não se deve fazer: as malaguetas, não estando totalmente submersas podem gerar o aparecimento de bactérias. Deve repor sempre mais azeite, conforme este for diminuindo.




Sendo de natureza caseira e mediante o processo e o ingrediente a usar na conserva, as técnicas podem exigir maior atenção: tal como, a conservação em azeite para a malagueta.


Ingredientes

200 gr de malagueta, vermelha e verde
1/2 litro de azeite virgem extra





  • Utilizar apenas a malagueta em perfeito estado de conservação, sem manchas ou outras marcas na sua superfície.

  • Preparação



    • Usar luvas para abrir e retirar as sementes da malagueta.
    • Cortar o pedúnculo e abrir ao meio, com a ponta de uma faca faça uma leve pressão no topo e tente puxar o veio das sementes. Para limpar as sementes gosto de utilizar uma pequena colher de café, a película que segura as sementes deve ser removida.


    • Seguidamente lamine a malagueta no sentido do comprimento, não devendo ser demasiado fina para conservar mais tempo a sua estrutura.
    • .  Evitar o uso de outro ingrediente, a não ser a malagueta e o azeite, que deve ser extra virgem de primeira qualidade, pois o PH é controlado e propicia maior garantia de conservação.
    • Esterilizar os frascos para armazenamento da conserva.
    • Não misture outra variedade de pimentas, para que a conserva mantenha as suas caraterísticas.
    • Convém fazer pequenas quantidade para que possam ser consumidas em períodos de tempo curtos (como 6 a 8 semanas) mas no frigorífico.
    • Após esse período de tempo aproximadamente, aconselho a eliminar a conserva existente.




     A ultima que fiz ultrapassou esse tempo, mas o azeite que restou, mantive-o no frio e utilizo só para cozinhar.
    As conservas industrializadas  podem ser consumidas sem preocupação. Em contrapartida aconselho estes cuidados caso queira preparar sua malagueta em azeite.






                   

    20 comentários :

    1. Fica tão bonito :) o meu tio tinha-me arranjado umas podas e eu, como vivo no campo, plantei lá na terra de baixo de uma oliveira, tinha 3 qualidades de malaguetas, pequeninas, compridas e as que parecem uma flor mas a minha querida mãe que detesta picante destruiu as minhas plantinhas e já não há malaguetas para ninguém :( Se houvesse ia copiar esta ideia fantástica :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É pena Therasia, porque o paladar desta malagueta é muito bom! Beijinho

        Excluir
    2. Obrigada pelas dicas D. Rosa, serão muito úteis aqui por casa quando se quiser fazer a conserva. Eu não gosto de malaguetas mas vou passar às dicas à minha mãe. :)
      Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mas o sabor que fica após macerar no azeite só experimentando. É ótimo diferente e não muito picante. Beijinho amiga

        Excluir
    3. Gosto muito de fazer conservas! Dão sempre jeito! Beijinhos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. São mágicas e fazem maravilhas :)
        Beijinho amiga

        Excluir
    4. Do jeito que eu gosto de sabores picantes tenho que experimentar esta conserva.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sem sementes é pouco picante, mas o sabor é muito bom.Beijinhos

        Excluir
    5. Olá Rosa!
      Cá em casa consuminos muito estas malaguetas em conserva de vinagre que a minha sogra faz. Eu vou experimentar esta com azeite, adorei a dica! ;)
      Um beijo grande

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Os Sabores são diferentes, e na conserva de azeite, a malagueta
        adquire mais aroma. Beijinho amiga

        Excluir
    6. Bom dia minha amiga!
      Antes eu não tirava as sementes das pimentas pois as sementes é que as deixam
      mais picantes. Uma conserva caseira não tem preço, a tua ficou maravilhosa, as
      fotos de tirar o chapéu, parabéns!
      Obrigada pelas dicas preciosas, vivendo e aprendendo!

      Bom fim de semana!
      Bjs no seu ♥

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É sim amiga, as nossas conservas são ímpares.
        Beijinho amiga

        Excluir
    7. Tenho que exprimentar :))

      Beijinhos e bom fim de semana

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Experimenta sim, priminha. São uma delícia.
        Beijinho grande

        Excluir
    8. Sugestão maravilhosa!
      bjns

      ResponderExcluir
    9. Fantástica sugestão querida Rosa. Eu não tenho por hábito fazer, mas a minha mãe faz sempre e tem lá uma "pomada" lol!
      Um beijinho minha querida,
      Lia

      ResponderExcluir
    10. Oi Rosa querida!
      Eu adoro pimenta. A sua nesse azeite ficou linda, além de saborosa. É uma bela decoração tb p/cozinha.
      Bjsss amiga

      ResponderExcluir
    11. Querida Rosa: cá em casa nunca falta o frasquinho com malagueta em azeite. Adoramos sabores picantes e o azeite fica muito saboroso. As tuas estão lindas, com estas cores vibrantes.
      Bjn
      Márcia

      ResponderExcluir
    12. Não costumo fazer conservas, mas essa ficou tão bonita que fiquei com vontade :D

      ResponderExcluir