Mostrando postagens com marcador Pernil de porco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pernil de porco. Mostrar todas as postagens

9 de julho de 2012

Receita de um assado... bem à portuguesa


Já à muito que não fazia esta receita, aquele assado bem à portuguesa e que cá em casa todos gostam.
Foi aqui, no Douro Litoral, que pela primeira vez comi pernil de porco assado e foi o meu filho que descobriu o petisco, num restaurante onde costumava almoçar, era o menu das sestas feiras, e como gostou muito convenceu-me a experimentar. E o resultado foi mais uma receita para o livro das favoritas.
Deu trabalho até acertar com os ingredientes, tempos e modos de cozedura... é que ainda não havia Google Search... 
E com esta receita participo no desafio proposto pela Bárbara do blog Arco-Íris na Cozinha















Pernil assado

Ingredientes para a pré cozedura da carne
2    joelhos de porco (da pá)
1    colher de sobremesa de pimenta preta triturada
1   talo de aipo
1   cenoura pequena
6   pés de coentros
1   raminho de salsa
1/2 pimento cortado em pedaços
1/2 alho francês cortado em pedaços
1   knorr de carne
1   folha de louro
sal
Quando adquirir a carne peça que os joelhos sejam da pá e de preferência de animal grande, para ter uma quantidade de carne que sustente a gordura da pele. 
Coloque os aromáticos numa panela com água, e leve ao lume, deixe levantar fervura e introduza os joelhos de porco. Cozer em lume brando durante 40 minutos, retire e deixe arrefecer. Coe e reserve o caldo, vai ser necessário para o assado e para o arroz do forno. Misture todos os elementos acima mencionados e deite num recipiente sobre a carne. Deixe assim por 12 horas.

Ingredientes para a marinada
1   cebola grande, picada grosseiramente
6   dentes  de alho, grandes e esmagados com a casca
1/2 alho francês cortado em pedaços
1   raminho de salsa cortado em pedaços
1   colher de café de noz moscada
3 dl de vinho branco
1 dl de vinho tinto
1 dl de azeite + 1 dl
sal



Retire do frigorífico 1hora antes de levar ao forno. 
Por todos os legumes no funda da assadeira, fazer uma cama, acondicione a carne e regue, só com uma concha do caldo da marinada e com o + 1dl azeite. Aqueça o forno a 200º e introduza a carne, 30 minutos depois reduza a temperatura para 180º. Adicione ao caldo da marinada que restou, caldo da cozedura para perfazer 1litro e mantenha frio, porque a carne "agradece" ser refrescada de vez em quando, e alterne com o próprio molho virando a meio da assadura.
Como a pele protege a carne, gosto de deixar o calor forte do forno brasear bem a carne  até quase ao ponto critico de assado, depois ao tirar a pele, a carne está suculenta e macia.
O tempo de cozedura nunca é inferior a 1h e 30 minutos.
Quando retirar a assadeira do forno deve passar a carne para outra vasilha a fim de evitar que a carne perca sucos.  
Se gostar de um molho mais aveludado passar pelo passador chinês e desengordurar.  

Como acompanhamento deixo esta sugestão: as Batatas da Avó.