7 de março de 2016

Queques de Coco






Tenho uma predileção muito especial por coco: seja em doces, ou pratos salgados. Mas particularmente,  o que satisfaz é o fruto inteiro, fechado, e se for acabado de cair do coqueiro é ótimo... como já antes referi, quando cheguei a Loureço Marques (Maputo) Moçambique, a casa para onde fui morar de estilo colonial, tinha um enorme coqueiro no pequeno jardim da entrada. E os dias da colheita do eram uma festa para nós, a criançada !!

Em Lourenço Marques, não se bebia a água do coco verde, mas quando fui ao Rio de Janeiro e na Barra da Tijuca, tive o privilégio de beber essa água de sabor delicioso. Mas o ponto mais alto surgiu, ao saborear o creme que fica nas paredes da coco e que se retira com uma lasca da casca, preparada pelo vendedor.

O coco maduro tem menos quantidade de água, e era um regalo quando após sorver a água o partia-mos e passávamos horas trincando a polpa branca e a casquinha que a revestia. O prazer desse sabor vem mesmo de longe...
E não o utilizo tanto quanto gosto, porque não se consegue agradar a Gregos e Troianos... o meu marido é o troiano e não aprecia coco...




Mas estes bolinhos que vos trago hoje chamaram a tenção do Troiano...  quis provar e gostou ! Sem saber que levavam coco elogiou...  percebendo assim,  que Coco poderia ser muito bom. São agora estes queques os eleitos que gosta de saborear após a refeição.
São excelentes, e guardados em caixa quadrada e fechada, mantêm-se muito bem vários dias. Tripliquei a reserva em casa: de coco e leite condensado, para quando uns acabam...




Ingredientes

1 lata de leite condensado
120gr de coco ralado
100gr de farinha com fermento
4 ovos
1/2 colher de (café) de sal fino (eu acrescentei)
Raspa de um limão médio (eu acrescentei)
3 colheres de (sopa) de óleo (eu acrescentei)




Preparação

Misture as gemas com o leite condensado. Adicione o coco ralado e mexa bem. Adicione a farinha aos poucos sem deixar de bater e a raspa do limão. Deite o sal nas claras, e bata em castelo firme e adicione-as  envolvendo levemente. Distribua a massa pelas forminhas. leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos (mediante a temperatura dos fornos). No meu, como é muito forte só posso deixar 15 minutos.




Fonte da receita: http://asminhasreceitas.com

29 comentários :

  1. Eu também gosto muito de coco, é que gosto mesmo! Mas raramente faço doces com coco porque o meu marido é intolerante ao coco! Mas de vez em quando lá sai qualquer coisa com coco para mim e para os miúdos! E acho que desta vez vou fazer esses queques que estão lindos! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz para ti amiga, guardados numa caixa no frio,
      saboreias muitos dias.
      Beijinho

      Excluir
  2. OMG! Que aspecto delicioso!!!!!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Ficaram una queques fantásticos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rosa querida!
    Os seus queques ficaram lindos e certamente deliciosos, ainda mais sendo de coco que adoro! O coco além de muito saboroso é também super nutritivo.
    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida que é super saudável. Eu adoro.
      beijinho querida Oslaine

      Excluir
  5. Olha amiga,
    Por aqui passa-se exactamente o mesmo!
    Eu adoro coco. Aliás, amo de paixão, mas ninguém cá em casa gosta e então evito fazer bolos e outras iguarias onde o sabor do coco esteja pronunciado senão esta gente não come e eu é que sofro, pois também não o posso utilizar com a frequência que gostaria...
    Agora fiquei com fome ao ver estes teu queques e acredita que comia já um ou dois para me saciar a fome de coco!
    Um beijinho e boa semana,
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, parece que há poucos homens a gostar de coco.
      Beijinho .

      Excluir
  6. Adoro coco e fiquei a babar só de olhar! Vou levar a receita, posso?
    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. D. Rosa, como adoro coco vou ter que levar esta receita para fazer um dia destes! :)
    Como amante de coco que sou tenho imensa pena de nunca ter provado água de coco e depois o coco, deve ser maravilhoso... Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água é muito saborosa e o creme do coco é divinal, ias gostar certamente.
      Beijinho

      Excluir
  8. belos queques agora éra ótimo para o lanche :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde querida Rosa!
    Tudo que contém coco fica bom eu amo!
    Você descreveu direitinho a polpa do coco verde é molinha a gente raspa
    com auxílio de uma colher, hummmmmmmm...delícia!
    Sempre que venho da minha caminhada eu tomo água de coco para repor as energias.
    O teus bolinhos estão lindos e pela receita deliciosos!

    Um grande bjo e tenha uma semana maravilhosa! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei a amar esse país, conforme amei África. Os climas tropicais
      são para mim especiais, e únicos, tal como as maravilhas, só deles. E a água
      de coco é um exemplo.
      Beijinho amiga

      Excluir
  10. Oi Rosa querida!
    Cheguei na hora certa de pegar essa receita deliciosa. Você usou coco fresco ou o de pacote?
    Hummm, amei!
    Bjssss amiga e uma semana de paz e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deixei no seu blog a resposta, mas é coco seco.
      Beijinho amiga

      Excluir
  11. Oi Rosa,
    Sem dúvida a laminha do coco é divina, preparam-se receitas magnificas com ela assim como a água de coco repleta de nutrientes e que chegou a substituir o soro na segunda guerra. Como sempre amei o texto e a receita.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É excelente sim, pena esse continente ser tão longe :( Gostei de saber
      dessa particularidade da água do coco. Vou usar mais coco na minha alimentação.
      Beijinho amiga

      Excluir
  12. Que lindo ficaram Rosa! Eu também sou fã de coco e já estou a guardar a receita :)
    Bjinhos e uma excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito bons sim, vais gostar pimentinha.
      Beijinhos

      Excluir
  13. Eu também sou mais troiana como o marido!
    Gosto muito da água de coco, e do coco mesmo acabado de cair! Mas o coco em pó não é algo que me fascine!
    Não sou fã de coco! Mas provava e tenho a certeza de que iria adorar esses bolinhos! Com leite condensado, que booons!
    Um grande beijinho Rosa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto mais dessas duas versões, mas o coco seco também me satisfaz muito.
      Joana querida, não podemos ter todos os mesmos gostos, não é verdade :)
      Beijinhos amiga

      Excluir
  14. Gosto muito de coco, mas por acaso quando provei o verde não me convenceu! Já esses queques convencer-me-iam sem dúvida, tão altinhos e fofos :)

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga: já o meu marido e o meu filho adoram coco. Eu também gosto e sei que ia adorar saborear este lindos bolinhos. Ficaram mesmo bonitos e apetitosos!
    Como sempre, parece que viajo contigo quando descreves estes sabores da tua infância.Consigo imaginar a casa e o coqueiro. Que maravilha!
    Sabes que já tentei abrir um coco ( já usei o truque do forno) e o "desgraçado" mantem-se firme e nem uma mossa lhe faço naquela casca dura, eheh. Lá fiquei outra vez com vontade de saborear esta água e o seu interior. Quem sabe um dia...
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  16. Não fosse coco o tal sabor, aquele com que sonho mesmo acordada... Anotei a receita têm um aspecto esses gorinhos estão mesmo a chamar por mim ^^

    ResponderExcluir
  17. que lindos que ficaram seus bolinhos bjs Rosinha

    ResponderExcluir