16 de janeiro de 2015

Bolo de Alfarroba com Laranja































Conhecia a Alfarroba por fotografias e pelas histórias que o meu marido conta de como em criança as saboreava trincando. Mas... que a minha filha descobre no Algarve a Quinta dos Avós, confeitaria com tradições que nos adoça a boca e regala a alma.

Até os olhos sorriram... e fiquei deliciada com tudo o que provei. Pena, que os D. Rodrigo sejam tão adulterados, sei, que os originais são de confeção delicada... 
Adorei o pão de alfarroba e brevemente aqui trarei o meu.




























E foi assim que a Alfarroba me encantou...  fui à procura, e encontrei esta receita que me seduziu,  experimentei com umas pequenas alterações e foi um sucesso. Como diz a autora: é um bolo fofo, úmido e o sabor envolvente da alfarroba e a frescura da laranja, dão-lhe um toque mágico.



























Ingrediente

5  ovos 
1  laranja grande, de preferência que tenha a casca com espessura de 1/2 cm
200 g  de óleo
270 g  de açúcar
80 g de farinha de alfarroba
130 g de farinha espiga
1 colher de chá de fermento em pó (7g)

Preparação
  • Antes de cortar a laranja, mergulhe-a em água fervente durante 1 minuto ou pouco mais, para eliminar a cera que a reveste. 
  •  No liquidificador coloque os ovos, a laranja cortada em 4 e retirados os topos, o óleo e o açúcar. 
  • Misture durante 1 minuto. Num recipiente coloque as farinhas e o fermento. Junte a mistura do liquidificador às farinhas.
  • Coloque  massa num forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno pré aquecido a 180º C durante +/- 50 minutos. 
  • Mas se gostar do bolo bem úmido, 10 minutos antes faça o teste do palito, e, este deve sair com leves vestígios de massa, e ao toque dos dedos, não deve estar muito firme. 
  • deixe 10 minutos na forma em repouso e em seguida desenforme. Até arrefecer pode deixá-lo tapado com a forma, não seca e acaba por ganhar a consistência desejada.















































aqui... encontram a  receita original!!

8 comentários :

  1. Querida Rosa: está mesmo com um aspeto maravilhoso este bolo. Se não tivesse lido, ia pensar que era de chocolate. Está com aquela aparência húmida que me encanta e seduz nos bolos. Este, com a junção da laranja deve ser muito bom Vou guardar a receita.
    Já fiz pão de alfarroba e gostei imenso do resultado e um bolo de alfarroba e maçã também delicioso. A tua receita vai estar nos "tops" a experimentar o mais rápido possível.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Que belo aspecto tem este bolo, tal e qual como descreve, aparenta ser húmido, fofo e certamente delicioso com essa combinação de sabores.

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Rosa, fiquei muito contente pela visita ao meu blog e de ter gostado especialmente do bolo de alfarroba com laranja, volte sempre. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo bolinho Rosa :)
    Está com um aspecto simplesmente fantástico :)
    Adoro bolos assim simples, e alfarroba e laranja devem-lhe dar um gostinho delicioso.
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
  5. Nunca comi bolo de alfarroba....mas pelo aspeto parece bom!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Rosa,
    Meu marido também se recordar de mordiscar a alfarroba quando morou no Alentejo.
    Sem dúvida a alfarroba proporciona deliciosos resultados em doces e com muitas vantagens nutricionais. Lindo bolo é uma verdadeira tentação.
    Beijos, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Acabei agora de fazer a sua receita. Alterei a farinha de espiga por farinha de quinoa, açúcar pus mascavado e óleo de sésamo. Curiosa para ver o resultado. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria João :)
      Fico feliz que a tenha experimentado e que resulte bem com as pequenas alterações que fez.
      É desta forma que surgem excelentes receitas. Se quiser transmitir-me o resultado, fico grata.
      Beijinho

      Excluir