Sabemos o quanto é importante comer frutas diariamente e, devemos apostar no consumo de frutas da época. Cada fruta proporciona um benefício para a nossa saúde, devendo por isso, consumir-mos frutas variadas.
Hoje usei Pêra Rocha, para uma receita que se faz em nossa casa à muitas décadas, e este ano ganhei mais um adepto A minha neta a N. está numa fase que gosta de provar tudo o que faço. Quando olhou desconfiada para a cor das as pêras quis saber os ingredientes, e como levavam vinho, foram rejeitadas.
Mas ia observando as nossas taças com a pêra, enquanto comi a sua fatia de bolo, de chifon de chocolate, que tanto gosta. Aí, a curiosidade venceu a relutância e provou!
Recordei Eça de Queiroz e lembrei a expressão do Jacinto em Tormes, quando desconfiado, provou a canja, mas depois de voltar a sorver, uns olhos brilharam surpreendidos. Sorriu com espanto - Está bom!
Menciono este trecho do livro A cidade e as Serras pelo simples facto de já ter saboreado paladares assim tão genuínos! E não tinha vindo de Paris... como o Jacinto!!
Ingredientes
1 litro de vinho tinto
400 g de açúcar
6 paus de canela
2 ou 3 cravinhos, facultativo
8 Pêras Rocha
Preparação
Escolha pêras pouco maduras, não muito pequenas e quanto possível do mesmo tamanho. Prepare-as como mais gostar e coloque-as em pé na caçarola numa só camada, adicione o açúcar, o vinho, os paus de canela e os cravinhos. Leve ao lume e deixe ferver em lume médio, não convém tapar a caçarola na totalidade. Verificar a cozedura que poderá ser superior a 50 minutos e faça o teste do palito. Retire com cuidado e até arrefecerem devem ficar em pé para manter a sua apresentação. Apurar a calda e fazer o ponto a gosto, deixar amornar e verter sobre as pêras.
Ando com muita vontade de fazer pois tenho visto receitas bem interessantes.
ResponderExcluirEstas estão com um excelente aspecto , apetece mesmo comer uma...ou duas.
bjs
Obrigada São, experimenta e verás como são deliciosa.
ExcluirBeijinhos
Olá Rosa :)
ResponderExcluirAdoro pêras bêbedas... é uma receita que me cheira a Natal.
É o meu pai que as costuma fazer nessa quadra e ficam deliciosas.
Lindas amiga!
Um beijinho.
Obrigada amiga, comidinha de papai ainda é mais saborosa, e aproveita cada segundinho desse mimo e ele perdurará para sempre!
ExcluirBeijinhos
Rosa, nunca fiz esta sobremesa tão tradicional, mas gostei mesmo do aspecto das suas! Li A Cidade e as Serras há uns bons anos, e já não me recordo desse trecho ;)
ResponderExcluirBeijinhos,
Madalena
Obrigada M., Esse creme é fácil e agradável.
ExcluirQuando Jacinto e Zé Fernandes chegam a Tormes não são esperados, "algum engano, cartas perdidas", e o caseiro Melchior, manda preparar o jantarzinho de suas "Incelências"...
Jacinto desconfiado provou o caldo, que era de galinha e rescendia. Provou - e levantou uns olhos que brilharam, surpreendidos. Tornou a sorver uma colherada mais cheia, mais considerada. E sorriu, com espanto:
- Está bom!
Eça de Queiroz, A Cidade e as Serras,Capitulo VIII
Oi Rosa, vim agradecer e retribuir sua visita em meu blog.Ja estou te seguindo.Adorei suas receitas.Seja muito bem vinda.Beijos e tudo de bom.
ResponderExcluirObrigada Leia, fico contente que tenha
Excluirgostado e também aqui será sempre bem vinda.
Beijinhos
Rosa, vim aqui espreitar a sua cozinha e fiquei logo maravilhada com esta receita de pêras bebedas que eu, simplesmente, adoro!!
ResponderExcluirAgradeço a visitinha à minha cozinha e espero tê-la de volta, por muito mais vezes...
Não me vou esquecer de si, nem do seu blog... a minha filha mais velha também se chama Rosa!!
Bjocas
Olá Cady, são uma delicia e tão fáceis de fazer.
ExcluirVou voltar sim e gosto muito do nome da sua filha...
Beijinho
Tal como em sua casa, tambem faco estas peras ha muito tempo. E sempre uma sobremesa deliciosa.
ResponderExcluirPara a calda costumo fazer somente com metade da quantidade de vinho e completo para 800ml com agua. Junto tambem uma ou duas estrelas de aniz. Aprendi, como nao poderia deixar de ser, com o Chefe Silva.
Beijinhos e parabens pela bela ideia de nos trazer estas peras tao apetitosas.
Maria
Obrigada Maria, também gosto assim com menos vinho, mas o vinho fervendo 30 a 40 minutos perde o álcool e fica com uma cor e um gostinho muito bom. Não usei mais especiarias porque a neta mais velha a N, não gosta e como foi ela que fotografou mereceu a recompensa.
ExcluirBeijinhos querida amiga.
Olá Rosa.
ResponderExcluirFiquei imensamente feliz com a tua visita, não imaginas quanto!!Também adorei o teu cantinho, está repleto de muitas delícias, não dá para escolher só uma.Tuas peras estão lindas e com certeza saborosas demais!A côr está fantástica.
Gostaria de confirmar se és a mesma, que foi selecionada para a segunda fase da A mesa dos Portugueses???. Eu também fui, só que esqueceram de me avisar e o fizeram só anteontem, não dando tempo de conseguir a passagem,os aviões estavam cheios.Disseram que me esperariam até 2°feira, mas mesmo assim não dá.Foi uma pena!!!
Mas se fôr o caso vou torcer por ti. Bom fim de semana e beijinhos da Gina.
Obrigada Gina pelas palavras tão carinhosas.
ExcluirComo já sabes também fui seleccionada, não deu para
concretizar, mas mais tarde... ainda haverá outros concursos.
Beijinhos.
Querida Rosa, quando minha filha era pequenina, as vezes rejeitava algum tipo da alimento que apesar de ter uma bonita aparência quando eu dizia que se tratava de algo que não gostava, mas que nunca provou, torcia o narizinho, mas era só eu começar a comer, que aguçava a vontade dela, e assim de pouco a pouco foi aprendendo a comer de tudo. Um prato saboreia-se primeiramente com os olhos, o prazer vem depois.Suas peras estã espetaculares, com certeza eu provaria de olhos fechados. Ficaram lindas e deliciosas sem dúvida alguma. Bjocas. Um feliz final de semana
ResponderExcluirObrigada querida Josy, tanto carinho que tem sempre para nos dar. As crianças são como caixinha de surpresas e sempre nos surpreendem. Saboreia-se com os olhos sim mas a N. também usa o olfacto:)
ExcluirAs pêras ficam muito docinhas e saborosa, ainda vou por uma nota no post, sobre o tempo de cozedura.
Beijinhos e um bom fim de semana.
Olá Rosa,
ResponderExcluirVim retribuir a visita que fez ao meu blogue e agradecer. Gostei muito de conhecer o seu, uma verdadeira cozinheira e já vi que vou aprender muito aqui, já o estou a seguir.
As suas pêras bêbadas têm um aspecto fantástico, devem ser divinais. Também é um excelente fotografa porque as suas fotografias têm vida própria.
beijinhos e bom fim de semana
Ana Aparício
http://cozinhacompaixao.blogspot.pt
Obrigada Ana, fico sensibilizada. Todos aprendemos sempre qualquer coisa em qualquer lugar, mas se eu poder ajudar fico feliz.
ExcluirAs minhas fotos são quase sempre tiradas pela minha neta a N, depois eu é que as preparo até estarem ao meu gosto.
Beijinhos e também bom fim de semana.
Cara Rosa
ResponderExcluirNunca vi um doce de peras tão lindo! Encantei-me, parabéns!
Também procuro consumir sempre produtos da estação, pois são mesmo mais nutritivos e saborosos!
Te desejo uma linda semana.
Léia
Obrigada Leia, o nosso organismo agradece
Excluiro consumo de produtos da época, mas com a oferta
que temos durante todo o ano é difícil.
Beijinho
Rosa, essas fotografias falam por si! Pouco há a dizer...
ResponderExcluirApresentação perfeita, aspecto maravilhoso!!!
Quanto ao sabor, resta-me imaginar, mas pelo que vejo é magnífico!
Um beijinho
Obrigada Joana, ficam uma delicia difícil de resestir,
Excluirtens de experimentar.
Beijinho
Rosa, gosto tanto dessa receita...
ResponderExcluirCá por casa a filhota também rejeita, normal !
Já o marido adora e é sobremesa frequente por aqui ! :-)
Ficaram tão lindas e tentadoras essas tuas, adorei o aspecto delas, um aspecto guloso, apetecem...
Beijinhos
Obrigada Isabel, mas são mesmo gulosas e
Excluirtão simples de fazer.
Beijinhos.
Que bom!...parece que consigo sentir o cheiro:)
ResponderExcluirbeijo
Olá, bom dia vim fazer-lhe uma visita e gostei das suas sugestões. Já sou seguidora.
ResponderExcluirDeixo o convite para visitar o meu cantinho de Receitas de Sedução.
Adorei estas sua Pêras Bêbedas! Um encanto e uma delicia.
Beijinhos
Aurea Sá
Adorei a receita, os meus parabéns! Para além disso, emocionei-me com a referência deliciosa que fez à passagem de Jacinto em Tomes....já li, e "milli" A Cidade e as Serras e é sempre aquele fascínio indescritível..!..
ResponderExcluirVou fazer amanhã!
ResponderExcluir:)