Há um ano a Maria criou a Oficina das Papitas, um blog que dedicou aos seus "pequeninos" com um propósito. Proporcionar -lhes refeições variadas e saudáveis.
Agora é a Maria que nos convida para festejar com ela o 1º aniversário do seu blog e participar-mos com uma receita que possa agradar aos seus meninos.
Estas pataniscas de bacalhau são muito apreciadas cá em casa, espero que eles também gostem.
Ingredientes
500 g de bacalhau
200 g de farinha branca de neve (rótulo azul)
2 colheres de sopa, bem cheias, de cebola picadinha
2 colheres de sopa, bem cheias, de salsa picada grosseiramente
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
2 dl de água
sal
Preparação
Coloque a farinha num recipiente e abra uma cavidade no centro, aí adicione os ovos o azeite e a água com o sal dissolvido, com a colher de pau vá envolvendo os líquidos do centro para as laterais delicadamente. A massa descansa 1 hora, tapada.
Normalmente utilizo o bacalhau desfiado, compro as embalagens e demolho. Convém que esteja muito bem escorrido quando o adicionar à massa.
Para fritar as pataniscas vai precisar de um recipiente fundo e largo. Para esta quantidade de massa deve utilizar 6 a 7 dl de óleo, para que a massa quando entrar na fritura fique submersa, deixe aquecer bem o óleo e vá deitando colheradas de massa, mas de forma que não encha muito o recipiente da fritura, para não se colarem e também para não ter dificuldade em as virar, o que só deve acontecer depois da superfície da massa perder o aspecto de cru.
Notas a considerar Como repararam na imagem, as minhas pataniscas são altas e fofos, mas se as preferirem fininhas, é só que utilizar farinha sem fermento, e a quantidade de óleo não deve tapar amassa quando a deitar na fritura.
Se Se Se as pataniscas não forem só para aperitivo, deixo uma sugestão para acompanhamento
Arroz de cenoura e coentros. Experimentem, e depois contem!!
Rosa, minha amiga, Muito obrigada por este lindo e apetitoso presente. Pode ter a certeza que tanto eu como os meus filhos o apreciamos imenso e iremos seguir esta receita muito em breve.
ResponderExcluirMuito obrigada, mesmo.
Um abraco forte
Maria
Olá Maria!
ExcluirNão podia deixar de estar presente na sua festa e ajudar a apagar a vela do 1º aniversário da Oficina das Papitas. E se os "pequeninos" gostarem da lembrança então está completo o presente.
Beijinhos amiga, e uma boa semana
gosto tanto destas coisas
ResponderExcluirque maravilha (já estou a ver os filhos da Maria a sentirem o cheirinho de Portugal)
Olá Mané!
ExcluirObrigada pela visitinha, é mesmo o nosso cheirinho!
Sou fã das nossas tradições:)
Beijinho
Olá Rosa :)
ResponderExcluirEu adoro pataniscas e de certo a festa da Maria irá brilhar mais com elas à mesa! Os filhos dela irão adorar :)
Um abraço.
Olá Ginjinha!
ExcluirE estas são especiais, posso parecer repetitiva, mas à passos na culinária que têm que ser rigorosamente seguidos, é o caso desta receita, mas depois de fazer uma vez...
Um abraço, e até a festinha da Maria.
ADORO E HÁ MUITO QUE NÃO FAÇO.
ResponderExcluirACHO QUE A MARIA VAI GOSTAR POIS FICARAM LINDAS É DIFICIL DE RESISTIR.
BOA SEMANA
BJS
Olá São!
ResponderExcluirFoi o nosso almoço de sábado, com aquele arroz de coentros...
Espero que a Maria e os filhos gostem:)
Boa semana também.
beijinhos.
Ola Rosa, como vai??? Estou aqui conhecendo o seu blog, e estou me encantando com cada postagem que vejo. Parabéns!!! Estou te seguindo.
ResponderExcluirQuando quiser, fique a vontade para conhecer o meu blog também, http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/.
Bjuuu e boa noite!
Rosa, minha amiga, vim aqui dizer-lhe que fiz as suas pataniscas hoje para o jantar ca em casa. Eu sei que nao e novidade para si mas, ha que realcar que sao magnificas. Adoptei, a partir de hoje esta receitas para as pataniscas de bacalhau ca de casa. Muito obrigada pelo presente.
ResponderExcluirAh, e fiz altas e fofas como as suas. Os filhos "residentes" adoraram; nao sobrou uma para recordacao (risos).
Beijinhos da
Maria