Presentemente, temos muitas conservas doces e à escolha, em qualquer loja de produtos alimentares. Sabemos que contêm aditivos e sei lá que mais...
Mas quando o tempo escasseia e se na época de as preparar não nos prevenimos, ou até nem se gosta de fazer compotas e doces, recorremos a esses... e é só escolher.
Longe vai o tempo, que pela economia que representava e pelo recurso que são no inverno, ou quando a fruta rareava, a preparação das conservas eram uma mais valia. O doce tem uma longa história, A sua origem remota à Idade Média, quando era feito de marmelos cozinhados em mel, vinho e especiarias e se chamava marmelade.
É fundamental fazer com que com que as nossas tradições não não sejam esquecidas. E assim... Nesta época, as cozinhas libertam aromas suaves ou intensos que penetram por toda a casa, e é a divisão mais visitada... Pelo mestre das caldas de açúcar, e pelos voluntários que se mostram prontos... para provar e dar a sua opinião.
A arte de conservar, pode transformar um armário comum num espaço mágico de coisas boas, bonitas, apetitosas, e proporcionar alegria tanto para dar como para receber. Podendo ser transformado num serviço de salvação para emergências - tais como aniversário - quando um presente se torna obrigatório e não está comprado.
E com uma compota de cenoura, gengibre e brande... participo neste excelente desafio. Dia Um... Na Cozinha.
A noz é facultativo, coloco só no pão para não descaraterizar os sabores da compota e quanto ao Brande... encho primeiro e rapidamente uns frascos com compota e então é que adiciono a bebida. Mas outras vezes sigo a receita passo a passo.
Ingredientes
A noz é facultativo, coloco só no pão para não descaraterizar os sabores da compota e quanto ao Brande... encho primeiro e rapidamente uns frascos com compota e então é que adiciono a bebida. Mas outras vezes sigo a receita passo a passo.
Ingredientes
1 kg de cenouras novas
900 ml de água
675 g de açúcar aquecido
Raspa fina e sumo de de dois limões grandes, mas com a casca ainda levemente esverdeada
1 colher de sopa de gengibre, raspada fina
30 ml (2 colheres de sopa) de brande
Nozes, facultativo
Modo de preparar
Modo de preparar
- Corte as duas extremidades, raspe e corte as cenouras às fatias. Coloque as cenouras e a água num tacho de doce e deixe ferver. Baixe o lume e ponha a cozinhar, tapado, durante 20 minutos, ou até as cenouras ficarem bem macias. Escorra a água que tiver e reduza as cenouras a puré.
- Coloque de novo as cenouras no tacho. Junte à massa das cenouras o açúcar aquecido, raspa e sumo de limão e raspa de gengibre. Mexa em lume brando, até o açúcar se dissolver completamente.
- Aumente o lume e ferva rapidamente a mistura, sem mexer, 15 a 20 minutos, ou até chegar ao ponto. Retire o tacho do lume, para verificar. O termómetro do açúcar deve indicar 104ºC, ou faça o "teste do prato frio".
- Com o tacho fora do lume, retire toda a espuma da superficie da compota, com uma colher de metal de cabo comprido. Misture o brande.
- Despeje imediatamente a compota nos frascos esterilizados e aquecidos, até 3mm do cimo. Vede os frascos e coloque as etiquetas.
Teste do prato frio
Também conhecido como o teste do pires. Ponha uma colherinha de doce num prato frio e esfrie-o rapidamente no frigorífico. Se o doce tiver fervido o suficiente, forma-se uma pele fina na superfície que deve enrugar quando empurrado com um dedo. Chama-se a isso, ponto de pérola.
A minha compota também é de cenoura mas com Porto.
ResponderExcluirEssa deve ter ficado uma delicia
bj
Ai o que eu adoro e como ficou linda Rosa, adorei
ResponderExcluirbeijinho e bom resto de fim de semana!
Querida Rosa: desta cozinha onde tantos doces maravilhosos ( bem como ensinamentos preciosos) têm saído, só podíamos esperar uma pequena maravilha culinária!! Este doce está com uma consistência fantástica, uma cor linda e penso que o sabor será excelente!
ResponderExcluirEste verão fiz doce de amoras com o teu método de preparação e ficou fabuloso!!! És uma verdadeira "enciclopédia", amiga.
Bjn
Márcia
Olá ;).....
ResponderExcluirQue aspecto magnifico e delicioso ;).....
Beijocas
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Rosa,suas compotas são uma tentação.Não conhecia de cenoura,vou fazer para provar,as nozes com certeza dão um toque especial.
ResponderExcluirBeijos,tenha um excelente domingo.
Querida Rosa, que compota maravilhosa nos trazes! Eu também acho que é uma tradição maravilhosa, que nos aconchega! O teu texto sobre preparação de compotas é fabuloso! Aprende-se tanto contigo, amiga!
ResponderExcluirUm grande beijo
Aqui está mais um doce que nunca fiz. Deve ser mesmo bom, uma vez que sou fã deste legume. Como ia agora bem uma colherzinha dele em cima de uma bolachinha ou de uma fatia de pãozinho. Que excelente participação... e com cheirinho a brandy.
ResponderExcluirBeijinhos
Patrícia
oi Rosa ficou com uma cor linda e com certeza o sabor hummmmm delicia bjs Rosinha
ResponderExcluirRosa minha querida,
ResponderExcluireu prefiro as compotas caseiras são mais saudáveis e mais saborosas.
Nunca fiz de cenoura, ótima sugestão, a cor e o aspecto estão de dar
água na boca!
Desejo que o Novembro seja um mês recheado de paz, saúde e muitas
alegrias pra vc e sua família!
Bjs ♥
Minha amiga,
ResponderExcluirQue maravilha de doce !
Cenoura, gengibre e o toque do brandy só podem ter resultado em pleno e fez-se magia na tua cozinha ! Apresentas um doce de tonalidade brilhante e resplandescente, lindo e delicioso !
Obrigada pela tua companhia no desfile,amiga !
Beijinhos
que cor e aspceto tao bom adoro cenouras humm adoreiiii bjs
ResponderExcluirBom dia Rosa,
ResponderExcluirAgradável texto e aprendizado, nunca fiz compota de cenoura, meu marido adora cenoura, essa compota ficou deveras apetitosa e a cor ficou linda.
Beijos e boa semana,
Vânia
Querida Rosa, infelizmente esse mês não pude participar do Dia Um Na Cozinha,mas estou adorando ver a infinidade de doces e compotas nos blogs amigos. Essa sua compota ficou com uma linda cor, e o toque de brandy e gengibre abrilhantou mais ainda esse belo doce. Gostei demais amiga, imagino o aroma que ficou em sua cozinha. Beijinhos, ótima semana
ResponderExcluirPS: Espero que tenha melhorado do dente
Rosa,
ResponderExcluirGosto muito de doce de cenoura, mas não o conhecia com os sabores que conjugaste.
O gengibre e o brandy dão-lhe um toque especial, imagino o cheirinho e sabor desse docinho!!
Bjns
Isabel
Boa noite!
ResponderExcluirNunca comi compota de cenoura e adorei a receita!
Imagino que o brandy dá o toque especial!
Parabéns pela tua participação.
Também acho que as tradições não podem ser esquecidas.
Te desejo uma ótima semana.
Bjim
Léia
Olá Rosa!
ResponderExcluirAdorei mesmo esta sugestão. Eu adoro compotas e faço-as imensas vezes. Gosto de manter viva essa tradição que já vem do tempo da minha avó, passou pela minha mãe e hoje é perpetuada em mim. Eu prefiro mil vezes os doces caseiros, que hoje em dia, com a ajuda dos robês de cozinha já não sao tão difíceis de fazer, em comparação com os de compra. Esses trazem excesso de açúcar, conservantes dispensáveis e não fazem qualquer bem.
O teu doce deve ser qualquer coisa de divinal, te uma cor linda e só posso tentar adivinhar o sabor fantástico da cenoura perfumada pelo brandy e o toque picante do gengibre. Que combinação fantástica, Parabéns pela deliciosa sugestão. ;)
beijinho.
Ui, que deve ser delicioso.
ResponderExcluirNossa perfeita sua compota Rosa, linda !!!, cor e texturas magníficas, parabéns !!!, bjs e uma super semana, Ana ♥...
ResponderExcluirque maravilhoso amiga vi no face e vim correndo amei
ResponderExcluirEsta compota está de babar, linda, com uma cor fantástica e irresistível :) beijinho
ResponderExcluirhttp://nacozinhadasara.blogspot.pt/
Um combinação de sabores que certamente deixou sua compota apetitosa e saborosa, amiga!
ResponderExcluirFiquei com vontade de experimentar!
Parabéns pela participação! =)
Bjs
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas
Oi Rosa,
ResponderExcluirque linda a sua compota de cenoura, é uma novidade para mim, adorei as dicas!
Obrigada pelo selinho, um grande beijo!
Amiga que linda compota, deve estar uma delicia, adorei o teu post também. Quem sabe, sabe!
ResponderExcluirBeijocas
Paula
A compota ficou soberba.
ResponderExcluirBeijinhos
Nunca comi...mas pelo aspeto já ia!
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
https://www.facebook.com/BrilhosModa