Foi durante muitos anos o alimento dos mais desfavorecidos...
O bacalhau, veio colmatar a enorme lacuna existente na alimentação portuguesa. Na idade média, os dias de jejum obrigatórios podiam atingir 130 dias. E o bacalhau foi a solução para satisfazer essas necessidades prementes do nosso povo. Era peixe, barato e assim curado a sal, (salgado) permitia chegar aos quatro cantos do país.
O bacalhau, veio colmatar a enorme lacuna existente na alimentação portuguesa. Na idade média, os dias de jejum obrigatórios podiam atingir 130 dias. E o bacalhau foi a solução para satisfazer essas necessidades prementes do nosso povo. Era peixe, barato e assim curado a sal, (salgado) permitia chegar aos quatro cantos do país.
Muitas crianças não gostam de bacalhau, e eu, de certa forma, também fazia parte do grupo!
Mas na aldeia e ainda criança, curiosamente gostava de trincar os pequenos pedaços de bacalhau da posta salgado, quando era desfiado ao almoço ou à merenda acompanhado de saborosas azeitonas...
No verão, o trabalho começava com a raiar da manhã e ter assim o beneficio dessa frescura. Como as tarefas da lavoura são penosas e fatigantes, depois das 10 horas da manhã e com o sol já alto recolhia-se a casa. E era por essa hora que se fazia uma ligeira refeição, que se chamava de almoço. Podia ser o bacalhau... broa e azeitonas, figos e broa, umas fatias de chouriças com a broa... esta não faltava nunca. O jantar, era à 1 hora da tarde e na merenda mantinham-se as mesmas iguarias... e outras mais, dependendo da época do ano.
Esta receita é uma variante da original, que normalmente faço. Enquanto o frio permanece, uma assadeira a sair do forno a fumegar é sempre um conforto... de apetite e palato. Brevemente a trarei, e por esse mesmo motivo, hoje trago uma pequena amostra de como a preparação é diferente. Aqui utilizei espinafres frescos. A outra versão é óptima para quando se gosta menos cremoso.
Ingrerdientes:
2 a 3 pessoas
1 posta de bacalhau - de 300g
1/2 molho de espinafres pequeno
1 cebola pequena
3 dentes de alho, esmagados
1 folha de louro
1/3 do saco, de batata palha
1 dl de azeite
1/2 pacote de nata de culinária
Pimenta preta de moinho
150 g de queijos - muzarela e uma mistura de 4 queijos (edam, maasdam, cheddar e queijo curado)
1/2 litro de molho branco bem temperado de noz moscada (pode substituir por bechamel de pacote)... mas não é a mesma coisa!!!
Preparação:
Corte a cebola em meias luas e pique os alhos, reserve. Coza os espinafres muito rapidamente e depois de escorrido deixe a água fria correr para os arrefecer rapidamente e manterem assim a sua cor original, prepare o Creme Branco e branqueie o bacalhau. Ponha ao lume um tacho com o azeite e a cebola, umas pedrinhas de sal e os alhos picados. Deixe refogar lentamente alourando um pouco a cebola. Adicione o bacalhau em lascas, envolva, deixe fervilhar 1 minuto e retire do lume.
Deite no recipiente que vai usar, uma ligeira camada de molho branco e espalhe umas folhas de espinafres. Por cima, distribua o refogado com o bacalhau e tempere com pimenta. Seguidamente, uma leve camada demolho, branco, os restantes espinafres e a batata palha, que, pode alterar a seu gosto. Ao creme restante para cobrir adicione a nata espalhe bem. No final, distribua o queijo por toda a assadeira.
Leve ao forno, previamente quente a 180º C . Baixe para 160ºC até alourar.
Notas:
- O Molho Branco nesta receita deve ser temperado moderadamente devido ao sal que contêm as batatas fritas.
- Não picando os espinafres, beneficia a receita em aspecto e paladar.
- Esta mistura de quatro queijos (marca Dia) aloura mais rapidamente os gratinados.
- O molho branco (tipo bechamel) para esta receita deve ser fluido para penetrar bem nos ingredientes da assadeira .
Oi Rosa!
ResponderExcluirAgora consegui acessar. Ainda bem pq não queria perder essa receita deliciosa!
Hummmm!
Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs
Olá!
Excluirbeijinho e bom fim de semana.
Sempre gostei de bacalhau! E hoje continua a ser um dos peixes mais apreciados cá em casa! D. Rosa, se aceitasse eu ia aí jantar consigo pois o bacalhau está com um aspeto muito apetitoso! Beijinhos
ResponderExcluirDepois de adulta, passou a ser um dos meus pratos favoritos.
ExcluirE este é simples e muito bom.
Beijinho
Que delícia!
ResponderExcluirbjns
Beijinho, Aromas
ExcluirOi Rosa ja sei o que fazer para o almoço de domingo ,tenho bacalhau no freezer que sobrou da passagem do ano, vou fazer essa receita deliciosa bjs Rosinha
ResponderExcluirÉ muito bom Rosinha,
Excluirmuitos beijinhos
Ao contrário eu sempre gostei de bacalhau e este que nos apresentas está com aspeto DIVINAL. Adorei. Beijinhos
ResponderExcluirOlá, depois da adolescência comecei a gostar do bacalhau, e presentemente
Excluiré dos alimentos que mais aprecio Beijinho
Querida Rosa: já eu gosto imenso de bacalhau. Da maneira como hoje o apresentas parece verdadeiramente delicioso. Adorei a travessa e a cor do gratinado. Ficou cremoso e é uma maneira excelente de introduzir os vegetais neste prato. De certeza, não há quem não goste. Eu comia já um pratinho.
ResponderExcluirBjn
Márcia
Amiga, agora adoro e está presente há minha mesa uma ou duas vezes por semana. Beijinhos
ExcluirOlá Rosa
ResponderExcluirEu aprecio bacalhau em todas as maneiras que for preparado.Fiquei com água na boca e aquela vontade de saborear este prato.
Beijos,tenha um bom final de semana!
Também gosto Maria, e é um alimento que que comemos sempre com prazer. Beijinho
ExcluirBem adorei esta receita de bacalhau! Parece uma delicia e só de olhar fiquei cheia de fome! Que vontade de ir aí tirar só um bocadinho...
ResponderExcluirBjs
É muito saboroso e prático. Beijionho
ExcluirQuerida Rosa, que bom que estás de regresso e recuperada!
ResponderExcluirEu cá adoro bacalhau de todas as maneiras e esta tua receita tem um aspecto tentador e deve ser deliciosa!
Um beijo grande!
Foi uma descoberta fabulosa. E curiosamente os naturais do habitat deste peixe, comem-no fresco.
ExcluirBeijinhos.
Que delícia de prato querida Rosa e que fotos lindas e tentadoras!!
ResponderExcluirConheço bem todas essas tradições e refeições da aldeia, pois sempre passei lá as minhas férias em criança e jovem (sempre foi o meu local preferido para férias) e acompanhava a minha avó quando ia levar as refeições ao pessoal que andava desde cedo na lavoura.
Adoro bacalhau. Sempre adorei, mesmo em criança e o meu filho que tem 14 anos, ama de paixão (devo ter-lhe passado o gene, lol).
Um beijinho e bom fim de semana,
Lia
É muito simples mas saboroso. Senti-me grata por conheceres tradições nossas e que se encontram em vias de extinção :( a vida rural é um manual repleto de experiências e conhecimento.
ExcluirBeijinho e uma boa semana,
Que receita maravilhosa, é realmente um conforto comer um prato destes agora com o frio. :)
ResponderExcluirBeijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Quando sai do forno, o aroma delicia.
ExcluirBeijinho
Esse bacalhau gratinado parece mesmo bom, adorei o aspeto tostadinho! :)
ResponderExcluirNunca fui uma criança que não comesse peixe ou bacalhau em particular, mas, talvez para equilibrar, também não morro de paixão por nenhuma das coisas (especialmente a segunda). :P
Oi Rosa fiz essa receita maravilhosa obrigada por compartilhar bjs Rosinha
ResponderExcluirTenho tantos espinafres na horta a pedirem para ser gastos que achei esta receita perfeita. Vou levar se não se importa :)
ResponderExcluirGulosoqb
Experimentado e aprovadíssimo! Pois é Rosa, no passado sábado fiz um sucesso graças a esta realmente deliciosa receita. Tem razão o cheiro é fantástico! Obrigada :)
ResponderExcluirBoa semana,
Beijinhos,
Ana Love Craft
www.lovecraft2012.blogspot.com