1 de outubro de 2017

Geleia de Uvas { Moscatel }



Sabores de Outono...






O tempo passa... quase sem darmos conta... até parece que voa !!!
Demorei um "pouquinho" mas trago uma doçura, que considerei irresistível...  Geleia de uvas !!





Tenho esta receita há imenso tempo e que é do meu livro de "Compotas e Geleias";  foi pois daí, que saiu toda a informação para a "Preparação de Compotas" e "Preparação de Geleias" que encontram aqui no blog. E entre tantas esta parecia uma raridade... A Geleia de Uvas.
Fiquei com curiosidade de a experimentar... mas o tempo foi passando, e nada mais do que isso sucedeu.




Como para quase tudo, há aquele momento... e este foi exactamente assim, como que um impulso sem explicação.
Imaginam aqueles passeios de rua, cheios de caixas de fruta, que mais parecem o prolongamento do estabelecimento... mas que nos deliciam no aspeto e em aromas?? E entre todas, estava aquela que me deixou como que hipnotizada... a caixa transbordava de uvas brancas... muito coloridas... muito maduras...  e repletas de aromas !!

Após trincar aquela uva sumarenta e de sabor a moscatel, iria experimentar esses aromas naquela geleia, que tinha caído no esquecimento. A Geleia de Uvas !! 
O resultado foi tão surpreendente que deixou um sensação de pesar... produzido pela privação de um sabor tão único. E por tanto tempo.




Como todas as geleias, estas exigem um pouco mais de manuseamento que a maioria de outros doces e compotas. De início a fruta é cozida e escorrida, e só depois, com a calda recolhida, se prepara a geleia e com uma exigência fundamental para um resultado sucesso.

Ainda teremos no mercado certamente, variedade desta fruta para que possam preparar esta de conserva, doce e de inigualável sabor. Não esquecendo, que a variedade da uva é a prioridade máxima. A casta ou variedade, videira Itália ou Málaga, é também uma boa uva moscatel, mas pode haver outras  que tenham também esse aroma.




Geleia de Uvas 

Ingredientes

1,4 kg de uvas brancas
Sumo de 2 limões médios
600 ml de água
Açúcar

Dá cerca de 650g

Como fazer

  1. Corte as uvas aos pedaços. Coloque-as num tacho de doce com o sumo de limão e a água. Ferva a mistura e cozinhe durante 30 minutos ou até a fruta estar muito macia e polposa. em temperatura média. (Esta,  como tinha a casca um pouca rija, cozeu mais 10 minutos, mas já com lume mais brando.
  2. Enquanto as uvas cozem, prepare o saco de geleia, para escorrer os frutos. Escalde-o, passando simplesmente por água a ferver, esprema-o bem e depois siga as instruções (veja:notas-1). Deite a polpa da fruta num saco de geleia e deixe escorrer algumas horas ou durante a noite, mas não mais de 24 horas.
  3. Meça o sumo escorrido. Para cada 600ml de sumo pese 450g de açúcar. Deite o sumo num tacho de doce limpo. Aqueça o açúcar (Veja:notas-2) e junte-o ao sumo. Mexa em lume brando até o açúcar se ter dissolvido por completo.
  4. Aumente a temperatura e ferva a mistura rapidamente, sem mexer, durante 12 minutos, ou até atingir o ponto de pérola. Verifique o ponto e retire a espuma (já fora do lume, retire suavemente a espuma da superfície da geleia com uma colher de metal de cabo comprido).
  5. Deite imediatamente a geleia nos frascos esterilizados e aquecidos, inclinando-os levemente, para impedir a formação de bolhas de ar. Vede os frascos e coloque as etiquetas.




Notas :

  1. Os sacos de geleia têm de ser seguros enquanto o sumo escorre. Se não tiver melhor escolha... uma maneira de conseguir isso é amarrar um cabo de vassoura às fitas do saco de geleia, e depois colocar cada uma das extremidades da vassoura numa cadeira. Coloque uma tigela grande por baixo antes de encher o saco de geleia e deixar o escorrer o sumo calmamente. Resista à tentação de acelerar o processo, apertando o saco, porque isso vai ter como resultado uma geleia turva. Deixe pingar até haver apenas gotas a cair do saco
  2. Açúcar aquecido: depois de pesar o açúcar, este pode ser aquecido para se dissolver mais depressa no sumo. Pode ser no forno, mas eu aqueço no microondas com os devidos cuidados. Coloco o açúcar num recipiente largo e levo a aquecer no programa de baixa temperatura. De 15 em 15 segundos vou verificando. Quando estiver levemente morno, retiro. Se usar o forno na temperatura mais baixa, aqueça por 15 minutos.















12 comentários :

  1. Querida Rosa, não conhecia esta geleia nem o processo por o qual é feita. Deve ser muito boa e as fotos estão muito lindas. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosa: já fazias falta com as tuas deliciosas sugestões e ensinamentos. Esta geleia tem uma cor dourada lindíssima e deve ser uma maravilha! O processo é moroso e delicado, mas o resultado deve compensar.As fotos estão lindas, com um cenário de sonho. Adorei a panela de 3 pés. Uma relíquia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha querida!
    Estava com saudades de ti e da suas delícias!
    Que fotos maravilhosas, dá gosto de vir ao seu cantinho, tudo maravilhoso, feito com amor!

    Feliz Outubro e Outono junto a sua família!
    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amiga Rosa
    Que delícia deve ter ficado,as fotos traduzem o aspecto apetitoso.Os cachos de uvas estão lindos.
    Beijos,abençoada semana!

    ResponderExcluir
  5. minha amiga mega querida que delicia essa geleia ..uma receita diferente e com certeza deliciosa fiquei encantada com as fotos que estão lindas parabens amiga

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosa querida, bt!
    A cor da geleia ficou maravilhosa e a geleia com certeza deliciosa. Hummmmmm, parabéns pela delícia!
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  7. Aqui está algo que nunca fiz nem provei mas pelas fotos já sei que iria adorar.

    Beijinhos ...
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderExcluir
  8. Nunca provei geleia de uvas, mas adorei essa cor bem dourada e a consistência parece óptima!
    É sempre bom passar aqui :)
    Adorei a panela!
    Um beijinho querida

    ResponderExcluir
  9. Nunca provei essa geleia, mas se sabe aqui ao belo moscatel que temos em Setúbal, iria adorar!
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosa,

    antes de mais muito obrigado pelas palavras que deixou no meu blog :)
    A abóbora foi o ingrediente que escolhi o outubro do ano passado, e foi um sucesso! Este ano é a vez da romã :) por isso se a Rosa quiser pode participar à mesma com uma receita com romãs :) seria um prazer ter a sua companhia.

    Em relação a esta receita, nunca provei geleia de uva, e tem uma cor maravilhosa! deve ser sem duvida bem gulosa.
    Um beijinho
    Marta

    ResponderExcluir
  11. Querida Rosa,
    obrigada por ter passado no meu Blog, pois só assim pude conhecer o seu e desde já lhe digo que passei a ser mais uma seguidora.
    Adorei a receita que facultou, mas mais ainda do texto e de toda a descrição que fez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosa,
    Que espetáculo!!
    Bjs.

    ResponderExcluir