21 de junho de 2014

Bolo Chiffon de Chocolate






Este Bolo, Chiffon de Chocolate é um parente nosso, afastado, mas que está sempre presente, qualquer que seja o acontecimento, festividade ou até para sobremesa ou lanche da criançada. Lembro-me de quando veio para junto de nós. Eu tinha catorze anos e não mais nos separámos!
É doce... muito doce... e muito fofo! 




Para ele corresponder a tantos afetos e demonstrar os seus excelentes atributos, há que haver algum rigor, na sua forma de agir. Depois... prepara-se para as ocasiões, mas a sua presença parece sempre... Tão efémera...
































Mas é sempre muito solicitado... para amigos e amigos... de amigos!
E anunciada a sua presença é para os grandes e mais pequenos, um momento de enorme satisfação.
Ainda experimentou sem adornos... mas gostamos mais como dantes!!

























Ingredientes

7  ovos, classe M
150 g de farinha, tipo 55
170 g  do 1º açúcar
140 g do  2º açúcar
 40 g de cacau
 1 dl de água, medido com rigor
 80 g de óleo
   8 g de fermento químico (2 colheres de chá, cheias)
   6 g de sal fino ( 1 colher de chá)
   1 colher de chá de sumo de limão 

Cobertura 

200 g  de chocolate de culinária
1  pacote de natas pasteurizadas
30 g  de manteiga

Preparação

Quando adicionar e por ordem, os ingredientes na taça da batedeira, já devem estar   pesados, e as gemas separadas das claras.

  • Ligue o forno, assim que começar a preparar a massa.  180º C
  • Ferva a água junte o cacau e mexer bem para dissolver completamente. Deixe arrefecer.
  • Prepare a taça para colocar as claras. De preferência que seja grande, de vidro e muito bem lavada. Antes de começar a abrir os ovos, deite na taça o sumo de limão e com uma folha de papel de cozinha envolva o sumo por toda a taça.
  • Peneire a farinha e o fermento para a taça da batedeira, junte o 1º açúcar e misture. Faça uma cavidade nessa mistura e comece a adicionar os ingredientes.
1º  Deite o óleo
2º  As gemas
3º  O cacau já arrefecido
  • Se a batedeira não tiver tampa, envolva os ingredientes com uma espátula para não fazer uma nuvem de farinha. Na minha batedeira Kenwood, deixo bater 8 a 10 minutos no nº 1.
  • Deite de uma só vez o sal às claras e bata em alta velocidade até ficarem consistentes (em castelo) mas não secas, e comece a adicionar o açúcar, uma colher se sopa bem cheia de cada vez e com intervalos regulares,  de forma, que o açúcar se dissolva um pouco antes de adicionar a seguinte colherada... terminando o açúcar continue a bater até fazer merengue, para a etapa das clarras vai gastar mais 8 a 10 minutos. Faça o teste, pressione com um dedo o merengue e terá que sentir firmeza.
  • Adicione a massa de chocolate ás claras, repartindo-a por três vezes, envolva com muita leveza até terminar a massa de chocolate. Que mais parece uma mousse...
  • Forma de 24 cm de diâmetro, e 11 a 12 cm de altura, não é untada.
  • Deita-se a massa na forma e coloca-se no forno, reduzindo para 160º. O tempo de cozedura pode variar, mediante os fornos, mas é mais ou menos 40 minutos. 
  • Após 30 minutos verifique com um toque leve na massa ou com um palito comprido.
  • Assim que o bolo sair do forno, a forma deve ser imediatamente invertida e colocada numa rede de arrefecimento.
  • Para desenformar: Também nesta etapa para obter bons resultados vai só desenformar o bolo quando este tiver arrefecido, nem antes nem depois. Com uma faca de ponta redonda, descole principalmente a parte superior, girando a faca em toda a volta da forma. Estenda um pano da louça numa base resistente, pegue na forma com uma mão aberta de cada lado e bata com bastante força sobre o pano.  























Para este bolo atingir esta altura e com uma textura estraordináriamente fofa, é a  massa que ao cozer vai aderindo às paredes da forma e ganhando consistência.  



  • Como pode verificar o bolo está salpicado por cima, dos farelos que se soltaram da forma, e esta, fica com uma fina camada de massa colada às laterais por não ser untada.
  • Para decorar retiram-se todas as migalhas com um pincel. Como leva esta cobertura não vai ser necessário usar mais métodos para o bolo receber a sua capa...
  • Para a cobertura: Leve ao lume em banho maria, a nata com a manteiga, deixe aquecer perto do ponto fervura e retire do lume. Adicione o chocolate partido em pedaços pequenos e deixe repousar uns minutos, se a taça estiver muito quente retire-a do banho maria e mexa bem para derreter o chocolate. 
  • Aguarde que arrefeça um pouco e estando na espessura pretendida deite-a sobre o bolo.
  • A decoração fica ao seu gosto.



















 
Hoje há Festa!!

Este Chiffon, hoje vai para a Mary, do blog  O Meur Refugio Culinário, pelo 5º aniversário. Os meus saberes e Sabores desejam-te, Muitos Parabéns e Sucesso!  




Muitas Felicidades!!

8 comentários :

  1. Querida Rosa, trazes-me um dos meus bolos preferidos! Adoro chiffons, e o teu ficou um espanto! Vê-se bem a fofura e a leveza deste delicioso bolo. E como se isso não fosse suficiente, cobriste-o com essa maravilhosa ganache de chocolate que o torna ainda mais delicioso! Adorei e fiquei cheia de vontade de comer uma fatia...
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosa: se as fotos já me deixaram "presa" ao ecrã, a explicação detalhada e imprescindível foi fundamental! Que bolo tão bonito e de textura fofa e delicada. A calda rica e cremosa só veio enriquecer um bolo, que por si só, já deve ser o rei da festa. Imagino a alegria da família quando o anuncias. Que vontade de saborear esta fatia com a bela chávena de café.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu bolo Rosa! Não admira que seja uma receita para a vida. Adorava provar... hummm. Mas como não posso, levo a receita :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Doce Rosa, :)

    Um bolinho que tem uma relação "intíma" com a pessoa que o confecciona é um tesouro de inestimável valor ! :)
    Adorei ler-te !
    E adorei o Chiffon, já fiz um de chocolate também, com uma cobertura diferente e que bom que é...
    Agora, amiga, com esse chocolate todo a escorrer é mesmo para nos tirar do sério ! :)
    Está perfeito, lindo e as fotos ficaram fantásticas ! :)

    Um grande beijinho ! *

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Rosa,
    É impossível ficar indiferente a um bolo tão lindo e requintado, é um bolo a ser passado para as gerações futuras.
    Boa semana, beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Rosa querida, a Mary vai adorar esse lindo bolo, e claro que no dia da festa vou querer uma fatia bem generosa. Gostei muito da massa é muito fofa, cresce muito e é ótima para rechear também não é? Essa fatia com esse chocolate escorrendo me deu verdadeira água na boca. Adorei. Mais uma receita que levo. Bela participação. Beijinhos minha amiga

    ResponderExcluir
  7. Rosa minha querida,
    espetáculo de bolo e cheio de boas lembranças melhor ainda!
    A Mary vai adorar, vai ser uma bela festa cheia de delícias!
    Adoro suas receitas, suas fotos e o seu capricho, parabéns!

    Bjs, ótima semana junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Rosa
    Muito obrigada por este maravilhoso bolo de chocolate que estou certa será do agrado de todos os convidados
    Um grande beijinho
    Lúcia

    ResponderExcluir