27 de outubro de 2010

Receita do bolo chifon de chocolate para um lanche de Outono



Estação do ano que me transmite uma certa nostalgia...
pelos anos que já tenho ou porque o Natal se avizinha?
Oh... fiz um verso...e quem faz versos sem querer...
quem quiser conhecer o provérbio pode perguntar!! 
.
.

Há já algum tempo que pretendia transmitir o meu amor pelos tachos. Pesquisando na internet encontrei a solução e agora aqui estou, conforme vos prometi.Só que gostaria de conhecer tão bem as funcionalidades deste blog como conheço as da culinária. Pensei  em desistir...  reconheci que os obstáculos eram consideráveis mas, como um dia alguém disse, que "querer é poder" eu vou continuar. Será uma nova experiência!... e nunca é tarde.Se me seguirem e acompanharem poderei demonstrar que com entusiasmo e confiança, cozinhar pode ser fácil.Vou gostar de partilhar ideias, receitas, truques e (se quiserem) aqueles segredos que por vezes só se encontram ...nas pontas dos nossos dedos.
.

E como não resisto a um bom chocolate ...
Escolhi uma das minhas receitas favoritas  


  Bolo de Cacau
   Para o bolo
    Ingredientes  
    8           ovos
   1/2         chávena de cacau  1º
    2/3         chávena de açúcar 2º
    1 1/3      chávena de farinha 
    100 ml   de água
     80  ml   de óleo
     2 colheres de chá de fermento    

   1   Aqueça o forno a 180º

   2   Misture o cacau com a água a ferver até desfazer e deixe arrefecer.

   3  Numa tigela de batedeira misture a farinha com o 1º açúcar e o fermento, adicione o óleo as gemas e a mistura do cacau. Bata bem em velocidade média 5 minutos.                        

  4   Numa tigela pequena bata as claras em castelo e junte gradualmente o 2º açúcar. Continuar a bater até ficar bem firme.

  5   Adiciona a primeira mistura sobre às claras e delicadamente incorpore na massa.  Deite na forma sem a untar. Leve ao forno e cozinhe por 45 minutos ou até um palito sair seco quando inserido no centro.

  6   Depois de frio, desenforme. Despegue das paredes da forma com uma faca fina. Volta-se e, dando com a forma uma pancada seca sobre um pano dobrado e em cima da mesa, o bolo sai com facilidade. 




      


           
   








  




.



.


Nenhum comentário :

Postar um comentário