22 de março de 2011

Dia do Pai


De origem na Babilónia há mais de quatro mil anos...
hoje como ontem, o dia do Pai continua a ser uma data 
muito importante


Também é especial a receita que vos trago hoje, porque me faz recordar os fins de semana  passados com os nossos  filhos, na aldeia onde nasci. Numa cozinha rústica e com um fogão de lenha não menos, mas que fazia as delicias dos mais exigentes.... e quando o almoço era "comer de forno" já havia uma tarteira preparada para entrar quando retirasse a "Vitela e o Arroz à Moda de Lafões". Era uma receita simples, que um dia sem balança ou receita, experimentei.Chegada a hora da sobremesa a tarte era saboreada ainda morna.Hoje fiz a mesma tarte, mas aqui no porto, não fora a saudade deixada pela ausência do nosso filho e a sua família, que a teria-mos saboreado quase... da mesma forma.
 São as coisas simples... que por vezes nos surpreendem...   
                            
 Tarte de maçã






   Ingredientes
       200g de açúcar
       150g de manteiga      
       100g de farinha com fermento
       90g de farinha sem fermento
       3 ovos médios
       3 Maçãs
       1 Chávena pequena de geleia
       2 Colheres de sopa de vinho do porto

Preparação
1   Unte ligeiramente uma forma de tarte, com fundo amovível, com cerca de 27cm e ligue forno nos 170º.
2   Coloque a manteiga e o açúcar numa tigela de batedeira. Bata até obter uma mistura leve e cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez,batendo um pouco antes de cada adição. Peneirar as farinhas por cima da mistura da manteiga e bata mais um minuto.
3   Corte cada  maçã  em quatro pedaços e lamine em fatias de 6 a 8 milímetros. Cobrir toda a superfície da massa com as fatias da maçã. Deite a massa na forma e nivele a superfície. Leve ao forno e cozinhe por 35 minutos ou até a maçã estar dourada e a massa cozinhada no interior. Retire do forno e reserve.
4  Entretanto coloque a geleia e o  vinho do porto numa panela pequena. Aqueça em lume brando e deixe a mistura ferver até ficar espessa (tipo xarope). Pincele a tarte com esta mistura logo que saia do forno.


















  

Nenhum comentário :

Postar um comentário