28 de agosto de 2012

Receita de creme de bacalhau e batata palha

Foi o nosso almoço no fim de semana!!
É uma receita versátil e tem tudo o que eu gosto... é aquela receitinha que se guarda nos favoritos.
Quando a mesa de sala não é suficiente para reunir todos os amigos, é tempo de pensar em menu volante... que é o sinal de muitos convivas... e que vai haver mais mais a fazer.
Como goste de confeccionar tudo em casa, por vezes convém e é necessário, recorrer a receitas de fácil elaboração, e... se também for fácil e prático de empratar... melhor será difícil!!
E este creme de bacalhau com batata palha... tem tudo isso e ainda... a sua preparação pode ser feita com alguma antecedência e na hora de servir é só aquecer e empratar. 
Mas... se for uma refeição especial com uma mesa bem decorada e a apresentação do alimento ser feita de modo atraente... o creme de bacalhau terá também uma degustação bem  agradável.
   
Ingredientes para 4 pessoas

600 g de bacalhau
100 g de cebola
300 g de natas 
70 g de farinha de trigo
1/2 dl de azeite
5 dl de leite
4 dentes de alho esmagados, no esmagador
sal e pimenta preta de moinho

Preparação

Coze-se o bacalhau, limpam-se de peles e de espinhas, desfaz-se em pequenas lascas e reservam-se 5 dl de caldo da cozedura. Coze-se a cebola picadinha no azeite, sem deixar fritar, polvilha-se de farinha, mexe-se e adicionam-se o leite e o caldo de bacalhau em partes iguais. Deixa-se cozer a farinha, devendo ficar um creme espesso, a cozedura deverá ser em lume muito brando e por alguns minutos, o aconselhável seria 30 minutos. No momento de servir completa-se esta ultima etapa.
Misturam-se-lhe primeiro o bacalhau e depois a nata, aquece-se sem deixar chegar à fervura, tempera-se com sal e pimenta e vaza-se numa travessa aquecida, cobrindo completamente com uma camada muito alta de bata palha.

Notas a considerar
  • Não reduzir a porção de bacalhau 
  • Utilizar bacalhau de boa qualidade 
  • Posta alta para para que possa fazer lascas
  • Imprescindível a utilização da pimenta preta moída no momento







Nenhum comentário :

Postar um comentário