3 de outubro de 2012

Marmelada vermelha à minha moda



Apesar de só haver marmelos nesta época do ano, eu permito-me comer todo o ano, marmelada acabadinha de fazer!!





Tínhamos plantado cinco marmeleiros na quinta, e de muito boa qualidade. A sua polpa, rica de aroma e sabor, proporcionava uma excelente marmelada e uma geleia fora do comum. Como que querendo competir, as colheitas excediam em produção... Não faltando na hora, quem não quisesse desses belos frutos para a sua marmelada. E eu, perdia a conta dos frascos de geleia e tigelas de marmelada que fazia, e como não gosto da  marmelada muito seca, alguma solução eu havia de encontrar. 

Todo o excedente que tinha-mos, de fruta, legumes e carnes congelava-mos, ou cru ou confeccionado. Porque não experimentar com a marmelada...  
Fiz a marmelada, acondicionei-a em recipientes pequenos e herméticos e congelei... quase não acreditei quando provei... estava exactamente como quando foi para a arca congeladora.

Um ano que não tive oportunidade de fazer muita marmelada, experimentei congelar o marmelo só cozido e passado... e resultou em pleno!!
Assim como o caldo da cozedura dos marmelos, para a geleia.
Quando se estava a esgotar o estoque... era só descongelar e fazer... prático e gostoso!! 


   

Ingredientes
1 kg de marmelos
1 kg de açúcar
250 ml de água de cozer os marmelos

Preparação
Descasque e corte os marmelos em quartos e leve-os a cozer com o mínimo de água possível.

Quando  a  polpa  estiver  macia,  escorra  mas  reserve  a  água  e  passe  a  polpa  pelo 
passe-vite. Coe a água de cozer os marmelos por um pano fino molhado em água fria.

Pese a polpa de marmelo e tome igual peso de açúcar. Dissolva o açúcar com a água de cozer os marmelos para (1kg de açúcar, 250ml de água) e leve ao lume a fazer ponto assoprado forte (115º C). 

Junte a polpa de marmelo e deixe cozer, mexendo de vez em quando, até se ver o fundo do tacho.
Deite a marmelada em tigelas ou em recipientes de congelamento.



Nota
Ponto assoprado  Para quem não tiver o pesa xaropes pode usar um método bastante simples mas que resulta muito bem. Quando a calda começar a engrossar introduza a esqumadeira na calda e assopre, quando as bolinhas que se soltam se mantiverem mais agarradas à esqumadeira e mais firmes, a calda está no ponto.

17 comentários :

  1. Adoro marmelada e esta tua ficou com uma cor mt bonita!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rosa, que delicia de marmelada!Gosto muito, e este ano ainda não fiz.
    Obrigada pela partilha de todos estes saberes.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rosa,
    Gosto muito de marmelo e lógico de marmelada, a cor ficou linda, o aroma é deveras agradável, é deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rosa.
    Nunca fiz marmelada, mas ando com vontade. Agora, já tenho a receita :) Obrigada :)
    Beijinhos,
    Ilídia

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa,

    Que cor magnifica tem essa marmelada, também fiz mas confesso que nunca me atrevi a congelar. Não sabia que se podia.

    Ainda bem que sim, pois é como diz, podemos ter o ano todo sem correr o risco de a mesma secar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosa,
    a marmelada está maravilhosa! E que bom saber que dá para congelar... nunca experimentei.
    Obrigada pela dica deixada no meu blog sobre a púcara.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que linda ficou sua marmelada Rosa, gosto muito de marmelada especialmente com queijo branco, pena que aqui seja dificil encontrar marmelos. O congelamento foi a melhor coisa a se inventar, não se perde nada, aproveita-se depois de congelado e fresquinho. Adorei sua dica da calda no ponto, excelente. Bjos amiga

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa !
    Muito obrigado pela tuas palavras, esta crise está a dar comigo em maluca... Principalmente porque vejo pessoas tão próximas como o meus pais e o meu irmão com dificuldades...
    Que excelente ideia esta sua de congelar os marmelos ! Adoro marmelada assim desta caseira, quem me dera poder prova-la.
    Um grande beijinho e bom feriado.

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosa :)
    por cá também há marmelo em abundância, por isso congelamos o fruto já cozido e depois sempre que queremos é uma nova panela de marmelada :)
    Tão bom não é?
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  10. Ola, tudo bem passei aqui para conheçer o seu cantinho e fiquei encantada com as suas delicias e tudo q vc tem no seu cantinho
    encantador estou te seguindo para nao perder nadinha...venha conheçer os meus cantinhos ficarei muito feliz com a sua visita
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/

    Sera uma honra te-la por aqui
    christina

    ResponderExcluir
  11. Fazia muita marmelada com a minha mãe. Nunca congelamos porque a que previamos nao consumir era sempre distribuida por familia e amigos.
    Na de casa, colocavamos uma rodela de papel vegetal molhado em agua ardente para ajudar conservar. Bom fim seman

    ResponderExcluir
  12. É DAQUELAS COISAS QUE NUNCA FIZ ,MAS QUE TAMBÉM RARAMENTE COMO.
    O MEU MARIDO ADORA MAS COMO NÃO PODE COMER COISAS COM MUITO AÇÚCAR COSTUMA COMPAR DAQUELAS SEM AÇÚCAR.
    ESSA FICOU LINDA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre comi marmelada todo o ano também :) Esta faz lembrar-me a que a minha mãe fazia. Está com um aspecto mesmo bom!!! Obrigada pela partilha e recordação!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  14. Rosa, eu nunca comi Marmelada acredita??? Morro de vontade.

    Bjuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula!
      Gostei da sua visita e vou dar uma dica:)
      Quando provar marmelada, procure que seja da melhor qualidade,
      uma má experiências pode até privá-la de degustar uma especialidade
      regional:)
      Beijinhos

      Excluir
  15. Uau! Que aspeto, que rica cor e a textura!... Traz-me à memória a marmelada da minha avó. Um autentico “sabor de infância” que ainda não consegui recriar mas a sua,… Parabéns, está uma delícia.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderExcluir
  16. Adoro marmelada e essa ficou bem bonita! ;)

    ResponderExcluir