12 de fevereiro de 2013

Sabores... Congelados





Hoje não trago receita, mas  uma curiosidade!
Manter ingredientes congelados  sempre prontos a utilizar e em pequenas quantidades!

Quando fazia um doce e só utilizava gemas (ex:16) congelava as claras, mais tarde necessitava de 4 claras para qualquer confecção e como fazer...?  Foi aí que entraram os sacos do gelo. Tenho um funil que entra na abertura do saco e lentamente deito as claras, utilizo os sacos necessários e  posso até não acabar de encher algum. Pena é que cada quadrado não tenha a quantidade de uma clara, mas peso-as e assim torna-se mais fácil. 

Por norma não utilizo polpa de tomate, mas por vezes era mesmo necessárias e o que acontecia... abria o frasco para usar voltava a fechar e mais tarde... já estava coberto de bolor... agora congelado está sempre óptimo. É um pouco mais lento a entrar no saco  devido a ser mais compacto.
  


No camarão ao alhinho gostava de adicionar um toque de caldo de camarão, mas tinha imenso trabalho. Como congelo as cascas de camarão quando é descascado em cru, fazia  então um caldinho para adicionar e completar o camarão ao alho.
Desta forma é só retirar os quadradinhos necessários, é rápido e funcional. 

Por ultimo é um caldo de carne. Quando faço um assado ou um estufado guardo uma pequena quantidade de molho, trituro bem e acrescento liquido para que possa entrar no saco, tempero a meu gosto e se quero mais concentrado acrescento caldo Knorr.



18 comentários :

  1. oi Rosa,ótima sugestão para congelados bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa, adorei sua dica.Já vi dessas forminhas de gelo e não vi uso para elas, agora já mudei de opinião.Beijos querida, foram ótimas suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa,

    ideias excelentes. Eu deparo-me sempre com o problema dos excedentes. Por vezes guardo-os para os deitar ao lixo dias depois. Com as claras acontece-me muito.

    Bjnhos e um final de semana maravilhoso.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Que fantástica sugestão! Nunca me tinha lembrado :)

    ResponderExcluir
  5. É uma excelente sugestão, gostei muito! Em sacos de gelo nunca tinha visto, mas é uma ideia muito boa :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Rosa,
    Obrigada pela ótima dica, gostei muito, procedo de forma igual ao seu post.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13/2/13

    Bom dia Rosa. E que excelente dica nos mostra hoje. Boa semana para si.

    ResponderExcluir
  8. Querida Rosa,

    Trazes-nos excelentes dicas e idéias que são tão úteis, amiga ! :)

    Por acaso, no molho de tomate costumo adicionar azeite no topo para não ganhar bolor, mas a forma que ensinas é muito útil e estamos sempre com os ingredientes que precisamos à mão se semear ! :)

    Beijinhos grandes querida !

    Isabel

    ResponderExcluir
  9. Rosa querida como está? Espero que voce, sua filha e familia estejam todos bem. Adorei suas dicas, por acaso nunca vi saquinhos assim, que ficam divididos, as vezes me sobram claras, molhos, e coloco-os em tuperwares pequeninas, mas depois tenho o trabalho de lavá-las, assim no plástico é muito mais higiênico e descartável. Gostei das dicas, excelentes. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Que excelente sugestão! Vou começar a fazer isto! Muito bom :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Que sugestão fantastica.
    Vou começar a utilizar

    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  12. Minhas amigas!
    Muito obrigada pelos simpáticos comentários
    é que tenho andodo muito carente:(
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Vi esta maravilha de dicas pela Moira e adorei.
    Vou ja partilhar na minha página.
    Obrigada Rosa :*

    ResponderExcluir
  14. Também costumo fazer o mesmo com a polpa de tomate e as natas quando não uso o pacote ou com os caldos caseiros. Já as claras congelo uma a uma: corto um quadrado grandinho de pelicula aderente, ponho dentro uma chávena de café para ajudar a segurar e deito a clara lá dentro, depois é só fechar o quadrado de pelicula, torcer as pontas em conjunto e dar um nó. É muito partilharmos estas dicas. Ahh e uso as cuvetes ou sacos de gelo para congelar sumos de fruta, limonada, café, etc. depois é só refrescos fresquinhos a sair.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Querida Rosa: que ideia fabulosa para congelar utilizando os saquinhos de gelo. Adorei!!! Muito mais prático do que guardar em caixinhas que ocupam, por vezes, muito espaço no congelador.Realmente já tinha reparado que os frascos de polpa de tomate tinham a tendência de criar bolor e andava a comprar frascos cada vez mais pequenos, para não perder o seu conteúdo. Com esta dica, já não preciso de me preocupar. Também gostei de todas as outras sugestões.Excelentes mesmo!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  16. adoro dicas pois em breve vou fazer um programa na qual vou falar de dicas estas gostei mt pois tb fazia mas era na cuba do gelo tb fica mt bem mas assim me parece melhor adorei beijinhos e tudo de bom para ti uma feliz semana

    ResponderExcluir
  17. - Andava por aqui a pesquisar e adorei este teu post mesmo antigo. Eu faço com as formas do gelo mas só com polpa de tomate caseiro. Mas estou curiosa para experimentar outras ideias :)

    ResponderExcluir