Vem de longe o meu gosto especial em omeletes. Não as tradicionais, mas as do género de frittatas e tortilhas. Esta semana veio a saudade e vontade, de saborear aquele gostinho do ovo perfumado de aromas. Gosto de ovo de todas as maneiras, e são muitas... em criança, que tinha por hábito ir ao galinheiro buscar o ovo para a gemada, e como eu gostava daquele creme amarelinho que depois de pronto ficava tão fofo. Para completar o esse manjar, esfarelava o miolo de broa.
Então... sentava-me na grande escada de pedra, que cada degrau era um bom encosto para a minha altura... e com o sol a bater na ramada eu lambuzava-me de gemada com broa. Depois fui para Oeiras (Lisboa) e na grande cidade preparavam-se ovos de outras maneiras... e que maravilha!!
Mas foi em Lourenço Marques, que o Père, pai do meu tio, mas que todos assim o tratavam, deu-me a conhecer o paladar singular do que até poderia ser, uma omelete.
A partir dessa base e se havia sobras de carne assada, adicionava os restantes ingredientes e fazia a nossa omelete. Os anos foram passando e a tradição manteve-se. Quando meu filho casou, ganhei mais um seguidor destas omeletes, a minha nora. E quando estive este ano, com eles em Hamburgo, este foi um dos desejos que foram satisfeitos.
A Tortilha teve origem no século XVIII como meio de subsistência para classes desfavorecidas, e por vezes, ainda acrescentavam além da batata, pedaços de pão ou outras coisas... a Frittata é muito idêntica, mas a cozedura é no forno.
A minha omelete tendo surgido na segunda metade do século XIX, também tem cá em casa, a utilidade de reaproveitar os alimentos que sobram. Tenho uma caixa na arca congeladora para essa finalidade, mas também e como esta, foi preparada com alimentos sem serem congelados, e se o marido gostasse, quando a coloquei no forno tinha-a polvilhado com queijo...
Ingredientes
1/2 cebola laminada
1 pedaço de pimento verde
1 pedaço de pimenta vermelho
2 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro
3 colheres de sopa de azeite
sal
Estes ingredientes, são os que estão aqui a fervilhar.
200g de carne assada, de porco
3 fatias de fiambre extra
1 rodela de gengibre picada
Corte as carnes em pedaços e pique finamente o gengibre
1 raminho bom de salsa, picada grosseiramente
100 a 150 g de batata frita (ou cozida)
Deite na frigideira, as carnes, o gengibre picado, a salsa e batatas, mantenha a temperatura média para não queimar e envolva os ingredientes na cebolada, deixe alguns minutos para os sabores e aromas se libertarem.
5 ovos
2 dl de leite
Tempere de sal e pimenta preta de moinho
Reduza a temperatura do lume um pouco e bata os ovos 1 minuto, tempere com sal e pimenta de moinho.
Deite uniformemente a mistura do leite e ovos, sobre o preparado na frigideira e sacuda para não pegar.
Tape a frigideira 1 a 2 minutos antes de levar ao forno.
O forno estava pré-aquecido a 190 ºC.. Introduzi a frigideira destapada no forno e deixei só mais 4 a 5 minutos.
Não desenformei porque esta frigideira pega um pouco, retirei com espátula. O tempo de cozedura foi relativamente rápido devido às quantidades serem pequenas e a frigideira que ficou menos de meia, caso tivesse colocado mais ingredientes, os tempos de lume e forno seriam completamente diferentes.
A variante de ingredientes serão à nossa escolha, assim como especiarias e ervas aromáticas. Como o marido, não gosta dos novos aromas da culinária, não coloquei.
ficou mesmo com ótimo aspeto muito delicioso.
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
Gosto muito de frittata e essa tem muito bom aspeto! Com uma boa saladinha a acompanhar faz uma refeição maravilhosa! Beijinhos
ResponderExcluirQuerida Rosa: eu também adoro omeletes ( foi mesmo a primeira coisa que aprendi a fazer) e, tendo ovos em casa, estou sempre satisfeita da vida, pois rapidamente faço uma belíssima refeição. Tenho ali um pedacinho de carne assada e já sei qual o fim que vai levar ( só para mim, que aos filhos fiz bife, a pedido do meu filho que chegou ontem para passar férias). Deu-me vontade de rir o teu marido não gostar de novos aromas, pois acontece exactamente o mesmo com o meu. Por ele , eu só usava salsa e pimenta, mas troco-lhe as voltas e, lentamente, lá o vou acostumando a outras ervas aromáticas tão deliciosas.Adorei a tua frittata.
ResponderExcluirBjn
Márcia
Olá Rosa!!!
ResponderExcluirA sua frittata está de encher os olhos, cheia de cores e com uma textura incrível!! Nem preciso dizer que fiquei com água na boca!!
Quem sabe um dia nos reunimos para uma tarde de bate papo, vou adorar!!
Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
Oi Rosa que omelete saboroso gostei do pedaço de gengibre deve dar um sabor todo especia bjs Rosinha
ResponderExcluirGosto também de ovos em todas preparações e essa omelete ficou muito apetitosa.
ResponderExcluirBeijos,feliz final de semana Rosa.
Parece bem saborosa.
ResponderExcluir