O nosso almoço no Domingo em família, foi até sui generes para o habitué gastronómico do meu marido. Tinha sobrado ainda bastante recheio das empadas (que ele não gosta), mas como de massa folhada todos adoram... estava decidido o almoço. Faltava-me mais qualquer coisa, acompanhar a empada só com salada... ora! Não estávamos de regime.
Batata gratinada seria excelente. A receita é um pouco light, mas muito agradável. Comparo as batatas gratinadas, aquelas receitas, que tendo todas o mesmo nome.. falta-lhe o apelido...
Esta é uma receita tipo inglesa, muito simples mas que acompanha muito bem assados e grelhados.
Não tive oportunidade de tirar as fotos antes de ir para a mesa... e mais tarde, a máquina não pode fazer milagres...
Ingredientes para a tarte
- Forma, tarteira com 30cm de diametro
- Pré aquecer o forno a 250ºC
500 g de massa folhada, comprei uma embalagem com duas placas de 250 g cada uma
700 g de carne, já cozinhada e picada
1,5 dl de molho da carne
300 g de molho bechamel
1 ovo
Papel vegetal
Preparação
Forre a forma com o papel e reserve.
Leve ao lume um recipiente, e deite a carne e o molho, misture e deixe aquecer bem, adicione o bechamel e começando a ferver retire e deixe arrefecer bem. A massa folhada não reage bem a recheios quentes.
A massa folhada só deve ser preparada depois do recheio frio. Forre a forma com a massa deite o recheio e espalhe bem. Coloque um circulo de massa a cobrir a forma e una as beiras com as duas massas juntas. Dilua a gema com uma colher de chá de leite e pincele a tarte. Com o cabo de uma colher de pau e bem no centro da tarte, fure a massa fazendo uma uma abertura, tem a função de deixar o vapor sair e tornar a massa crocante.
Leve ao forno e baixe a temperatura para 200ºC (se a temperatura do forno for forte) se alourar muito depressa, coloque um tabuleiro por cima. Mantenha esta temperatura de 20 a 30 minutos, e baixe para 140ºC por mais 20 minutos. Retire do forno, pegue nas pontas do papel vegetal tire da forma e ponha sobre uma mesa, com duas espátulas transfira para uma travessa.
.
Ingrediente para a batata gratinada
1 kg de batata para cozer, que não se desfaça
2,5 dl de leite, meio gordo ou magro
2 dl de caldo de galinha, dissolvi 2/3 de caldo knorr na água
Nóz moscada
Pimenta preta de moinho
sal
1 pacote de queijo ralado do Dia gosto do, ralado 4 Queijos, bom para gratinar
Preparação
Descasque as batatas e corte em rodelas finas, espalhe-as bem acamadas na assadeira. O recipiente deve permitir que as batata não fiquem com muita altura. Polvilhe generosamente com noz moscada e a pimenta moída. Aqueça bem o leite com a água, o caldo knorr e umas pedrinhas de sal, verta sobre as batatas por forma que os temperos com que as polvilhou penetrem no seu interior.
Tape com uma folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. O tempo de cozedura depende da qualidade da batata. Convém verificar 30 minutos depois, espete com um garfo, quando estiverem quase cozidas espalhe o queijo e baixe o lume para 150ºC até o queijo derreter e alourar.
Não querendo usar queijo, coloque nozes (pedacinhos) de manteiga e polvilhe com bolacha de água e sal mal triturada.
,
Adorei as batatinhas.
ResponderExcluirBeijo
A tarte ficou boa e essa batata gratinada é de comer e chorar por mais! Beijinhos
ResponderExcluirMuito gostoso, nunca fiz a carne com a massa, deve ficar uma delícia!
ResponderExcluirBeijos!
CamomilaRosa
tem um aspeto maravilhoso, impressiona qualquer pessoa e simples
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
Mas que aspecto maravilhoso Rosinha, gostei tanto, bjinhos
ResponderExcluirQuerida Rosa, aqui em casa todos nós gostamos muito de batatas, feitas de vários jeitos, pois a batata é lá um legume bem versátil, que nos faz usar de criatividade para uma infinidade de receitas. Essa tarte folhada ficou linda e o gratinado de batata um espetáculo, um almoço gostoso, leve e que faria o gosto de todos. Belas fotos . Beijinhos. Tenha um lindo dia
ResponderExcluirOlá Rosa, adorei o teu almoço domingueiro! Cá em casa seria muito gabado!
ResponderExcluirbjns
Querida Rosa: bela maneira de aproveitar o recheio, que desta maneira não se perdeu. Massa folhada agrada sempre a todos e a tua tarte ficou bem bonita. As batatas gratinadas estão com tão bom aspeto que, à primeira vista, pensei que eram elas o folhado. Um excelente acompanhamento!
ResponderExcluirBjn
Márcia
oi Rosa adoraria provar esse almoço bjs Rosinha
ResponderExcluirOlá Rosa!!!
ResponderExcluirOlha, te garanto que a sua máquina fotográfica fez milagres sim, um deles foi me deixar completamente aguada para experimentar o prato! rsrs
Combinação simplesmente divina!
Beijos! =)
Querida Rosa,
ResponderExcluirUma refeição muito British sem dúvida e eu adoro todos os componentes envolvidos nesta refeição, para mim, magnífica!!
Um beijinho e bom fim de semana,
Lia