Facilmente se depreende, que actualmente menos refeições são servidas nos restaurantes e trocadas pelas "prestigiadas" e excelentes, marmitas. Como a "necessidade aguça o engenho" a criatividade faz sem duvida, surgir novas receitas, temperos e sabores... e até potenciais cozinheiros... o dom... estava adormecido...
E foi o que me aconteceu... tinha feito um assado no forno e, como sobrou muita carne, Logo lembrei... as Empadinhas de Carne. Já não as fazia há imenso tempo...
Estas empadas são receita do Chefe Silva, de 1974, e durante muito tempo, foram um dos petiscos escolhidos para os nossos piqueniques. Hoje... essas recordações fazem-me companhia.
250 g de carne picada, assada ou estufada
1/2 cebola, picada
2 dentes de alho, picado
25 g de margarina (1 colher de sopa)
10 g de farinha (1 colher de sobremesa)
1/2 copo de vinho braco
1/2 chávena de caldo de carne
Noz moscada
Pimenta de moinho
Um raminho de salsa picada
Preparação
- Estufar a cebola na margarina, juntar o alho e deixe apurar um pouco.
- Polvilhe o refogado com a farinha, envolva e adicione o vinho, deixe ferver 1 ou 2 minutos e deite o caldo de carne.
- Verifique o tempero e adicione a pimenta de moinho e a noz moscada. O molho deve ser suficiente para envolver a carne e esta,não se esfarelar.
- Deite a carne, envolva no molho e deixe levantar ferver. Retire e deixe arrefecer. A textura deste preparado tem que ficar seca para não estragar a massa nas formas.
250 g de farinha
200 g de margarina
250 g de puré de batata
Forminhas para untar e polvilhar (irei experimentar de silicone)
Preparação
- Retire a margarina frigorífico para ficar à temperatura ambiente.
- Coza as batatas triture e reserve tapadas.Pese a farinha e peneire
- Comece por esfarelar a margarina com a farinha e acrescente o puré da batata. Esta massa não deve ser amassada, os três ingrediente são esfarelados levemente só com as pontas dos dedos. Não é difícil porque a massa é muito macia
- Retire pedaços de massa e coloque e coloque dentro da forma, com um pouco de farinha no meio para poder forrar a forma sem a massa se pegar aos dedos.
- Deve ficar com uma espessura de 5mm no minimo, com uma faca retire o excesso de massa Depois de todas as formas preparadas coloque o recheio.
- Agora vamos à etapa que considero mais aborrecido. Tapar as formas: e então vamos lá...
- Como não se pode tender a massa com o rolo, terá que, na mesa enfarinhada e sem carregar muito, estenda a massa calcando com a palma das mãos. Com um cortador ou copo com a medida, corte circulos, coloque sobre as formas e pressione um pouco.
- Depois de todas tapadas são pinceladas com a gema do ovo dissolvida numa colher de sobremesa, de leite.
- Colocar no forno pré aquecido a 170º C e depois reduza para 160º C, verifique a tonalidade, quando estiverem douradas estão cozidas. Nunca menos de 30 minutos.
Nota
- Se utilizar a carne com molho, já não necessita de fazer a preparação do refogado. Adicione-o à carne, leve ao lume e deixe começar a ferver, rectifique temperos e está pronta.
Ai as receitas do chef Silva! Quando era miúda lembro-me de ver a praça da alegria e ficava felicíssima sempre que chegava a hora do chef Silva apresentar a receita! Nessa altura ainda nem sabia que o bichinho da cozinha já cá morava! Que deliciosas empadas! É uma forma inteligente de aproveitar o resto de um guisado! Beijinho
ResponderExcluirque bonitas que estão e bem recheadas como eu gosto
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
Olá Rosa!
ResponderExcluirEssas empadinhas ficaram de babar, as fotos estão super apelativas, no melhor sentido da palavra, é claro! rs
Realmente reaproveitar é a ordem da vida, principalmente nos alimentos. Infelizmente o Brasil é um país em que muita coisa é descartada sem necessidade. Às vezes, ao caminhar após o término de uma feira livre me dói o coração ver os alimentos intactos jogados ao chão. Com tanta gente passando fome, isso é um crime!
Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
Empadinhas perfeitas e com um aspecto delicioso!! Beijinhos
ResponderExcluirDelicioso :)
ResponderExcluirOi Rosa!
ResponderExcluirParecem deliciosas as empadinhas e é uma ótima dica p/se usar as sobras.
Amei!
Bjsss e um ótimo FDS p/vcs
Querida Rosa: que saudades das receitas do chefe António Silva, meu "mestre" na cozinha quando casei e só sabia fazer omeletes,rsrs. Ainda hoje tenho a sua coleção de 27 livros.
ResponderExcluirEstas empadinhas devem ser tão boas. Estão lindas e são excelentes para aproveitamentos. Não conhecia a receita e adorei. Também irei fazer nas formas de silicone,pois devem desenformar melhor. Obrigada por esta partilha ( fiquei com vontade de fazer um piquenique só para as poder levar,eheh).
Bjn
Márcia
Humm delicia essas empadas para aproveitar as carnes que sobraram bjs Rosinha
ResponderExcluirQue delicia, adorei a dica. Eu também reaproveito tudo e fica ainda mais saboroso. Uma bela e deliciosa receita.
ResponderExcluirBjos tenha um ótimo dia.
Querida irmã minha do coração, desculpe o sumiço, mas é que passei uns dias com minha filha em São Paulo, para matar as saudades, pena que passou tão rápido. Rosa minha amiga que deliciosas empadinhas, gostei dessa massa, nunca fiz com purê de batata e vou ter que experimentar. Ficaram tão lindas, perfeitas e esse recheio está tentador. Adorei. Beijinhos uma excelente semana. PS: Adorei as flores que vc enviou no Face, lindas e com carinho é muito bom. Beijinhos
ResponderExcluirÉ verdade Rosa e também é no poupar que está o ganho :)).
ResponderExcluirQue delícia de empadas Rosa. Eu adoro empadas mas, uma vez mais, só como as que a minha mãe faz, pois ela é uma artista da empada, pastel de massa tenra, rissois e croquetes e essas iguarias, por mais que tente, nunca me sabem bem como as dela.
Fiquei curiosa com esta massa e com a adição do puré de batata à massa da empada e esta é uma receita que vou reproduzir com toda a certeza, pois fiquei encantada!
Um beijinho grande,
Lia
Boa tarde fiquei muito curiosa com estas maravilhosas empadas, vou ter de fazer mas, tenho duas perguntas ok. Então se não tiver sobras de carne, posso comprar carne picada (mando sempre picar na minha frente) e depois cozinhar no tal molho? é o caldo posso utilizar o de compra? Tipo knorr,? Obrigada
ResponderExcluirOlá Mila,
ExcluirO recheio pode ficar ao gosto de quem prepara e a carne picada é uma boa opção. Ao refogar a carne já deu inicio à preparação. Pode sim, usar um pouco de caldo knorr. Depois da carne cozinhada, finalize polvilhando com a farinha e os passos seguintes da receita. Espero que goste pois a massa é muito agradável.
Um beijinho e obrigada pele visita