17 de outubro de 2019

Bolo Fubá de liquidificador com Coco




Um bolo simples sem pretensões mas que fez as nossas delicias, e ainda, com características bem apelativas. Húmido, fofo e muito saboroso. Além de ser de fácil e rápida preparação. Tudo aquilo que se pretende para uma situação inesperada ou para aquele lanche guloso.
Esta receita é uma das que guardo no "baú das próximas" e já a trazia debaixo de olho há imenso tempo mas faltava testar o forno. Ontem bateu a "gulodice" e, fez-se o bolo.
...Porque Coco e Fubá... é uma ligação perfeita!!




Ainda estou a testar o meu forno que tem programas definidos e bem peculiares e, neste bolo, a temperatura terá de ser inferior há recomendada. Quando o retirei do forno, a superfície tinha ficado um tanto irregular, nada que preocupasse, pois não o tinha feito para publicar. Mas após ter trincado uma fatia ainda morna... teria sim, que partilhar estes sabores.






Sabem como sou rigorosa com a gramagem dos ingredientes, pois é deste rigor que se obtêm os bons resultados. Como nos podemos basear em medidas de chávenas?? Essas não são todas iguais, e também, nem todas as equivalências se regem pelas mesmas medidas e pesos. Mas em gramas, não pode existir erro, assim sendo, é em gramas que eu preparo a minha pastelaria. Quando a receita não é da minha autoria, faço a referencia integral dos referidos ingredientes, e acrescento então, as minhas equivalências já comprovadas. E foi AQUI que me inspirei.

Ingredientes para 15 a 17 porções

Forma com 27cm de diametro por 10cm altura

3 ovos, classe M
2 xícaras de chá de açúcar - usei só 260g. (200g de açúcar cristal e 60g de açúcar amarelo)
1 xícara de chá de óleo de milho - 140g
1 pitada de sal
2 xícaras bem cheias de farinha de trigo - 220g
1 xícara bem cheia de fubá - 110g
1 1/2 copo de leite morno - 300ml (usei leite magro sem lactose)
3 colheres de sopa de coco ralado  (bem cheia)
1 colher de sopa (bem cheia) de fermento em pó

Preparação

Misturar todos os ingredientes no liquidificador iniciando com os ovos, açúcar, óleo, e restantes ingredientes, deixando o fermento por último.
Colocar rapidamente em forma untada e enfarinhada, redonda com furo no meio.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºgraus por 30 minutos. - coloquei a temperatura a 180º 30 minutos. Logo após terminar este tempo, fazer o teste do palito. Estando cozido retire de imediato do forno para não secar e deixe o bolo descansar na forma alguns minutos. 



3 comentários :

  1. Querida Rosa, uma vez fiz um bolo de fubá que já achei bom, mas assim com o coco bate tudo, deve ficar fantástico! :) Também eu prefiro tudo em peso, as medidas de chávenas confundem-me, lá está, porque nem todas tem a mesma medida. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosa: uma receita como eu gosto: fácil, rápida e deliciosa. Este bolinho tem um aspeto super saboroso e deve ser daqueles em que é impossível comer só uma fatia. Vou querer experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Que bom aspecto, eu adoro bolo de fuba, especialmente quando leva leite de coco. Vou levar a receita comigo já que os serões de chá com bolo a acompanhar já chegaram. Beijinhos.

    ResponderExcluir