12 de outubro de 2020

Bolo Fofo de Laranja


Fica com uma massa bem macia e fofa.




Hoje, foi um objeto "piroso" que gerou esta receita. Não recordo a origem... mas o Blog já vai fazer 10 anos. Este Bolo de Laranja é um manjar muito especial. Eu não resisti ao seu aroma e sabor tão delicado. Podem crer!!

 

 A casa onde residi anteriormente era grande, e assim, possibilitou o acumular de muito material para a preparação das minhas fotografias e com boas condições de acessibilidade. 
Na aldeia recolhia utensílios muito originais e mais que foram oferecidos. Mais louças e loucinhas e outras quinquilharias de pouco valor mas de boas lembranças. Poucas usei, mas guardo-as com carinho.
...E o que fui acumulando durante os 10 Anos de Blog??? 
As tendências iam-se alterando... mas dentro do possível tentava-se acompanhar. E eu juntei juntei... 
 
E consequentemente, os espaços que agora ocupo: ficaram assim!  contrariedades que por vezes me desanimam. 

Com este descanso forçado e como me encontro mais retida em casa, comecei por rever e eliminar os  tarecos mais antigos. 
E foi assim... que surgiu o Espremedor de Sumos
Como alguém, (que muito respeito e admiro) aqui num programa de culinária, refere algumas vezes "é piroso" pois foi exatamente, o que achei deste objeto. Era piroso... mas eu gostei e quis trazer para  partilhar.

Como o bolo da semana já tinha terminado, por sinal um doce de anjos (que breve breve sairá), as sacrificadas, seriam umas deliciosas laranjas, doces como mel, que tão bem se destacavam na fruteira.

E para não perder a hora boa da luz para a fotografia, seria pois, mais um improviso.  




Ingredientes

4 ovos, classe L
250ml de sumo de 2 laranjas grandes
180ml de óleo, se não for de milho use fula
230g de farinha de trigo extra fina (Nacional) e sem fermento, peneirada
190g de açúcar 
1 colher de sopa de fermento bem cheia de fermento em pó (15 g)Royal

Preparação

Bata no liquidificador menos de 1 minuto, os ovos, o sumo de laranja e o óleo.
Em seguida adicione o açúcar e a farinha, misture bem , mas delicadamente, até obter uma mistura homogênea. Não volte a ligar o liquidificador, num curto intervalo de tempo repeti a receita, bati a mistura com a farinha e foi um desastre.
Adicione por último o fermento e mexa mais um pouco. Verta a massa numa forma de buraco bem untada e polvilhada de farinha.
...e leve ao forno a 170º durante 40 minutos. Alguns minutos antes faça o teste do palito para o bolo não secar. 

Notas
- A forma ótima é o tipo de forma de pudim, com a base mais estreita. Base superior de 23cm e +/- 19cm na base inferior. De altura 10 ou 11cm.
- Para o sucesso do seu bolo, as laranjas deverão ser da melhor qualidade. 
- Adicione os secos com delicadeza.






4 comentários :

  1. Querida Rosa, achei o espremedor super fofo! :) E o bolo além de fofo parece-me bem apetitoso. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Pois eu não o acho piroso é bem giro e fofo,.....ai esse bolo parece ter ficado tão fofinho!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosa: adoro bolos de laranja e este parece bem fofinho e delicioso! O espremedor pode ser "piroso", mas até é bem giro e desempenhou muito bem o seu papel na confeção deste bolinho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. eu adorei achei muito bonito e o bolo ficou muito fofinho gostei muito dos dois bjs

    ResponderExcluir