26 de maio de 2011

Bolo de Comunhão

Gostei de fazer este bolo!!
apesar de estar fora do meu âmbito de doçaria,
pode ser talvez...   um início de algo!!





Este bolo foi para a comunhão da Joana, coleguinha  das minhas netas. Como normalmente não faço este género de bolos, recorri à minha colecção de revistas. Entre muitas Tele Culinárias escolhi este bolo. A fotografia foi publicada à um ano, mas as palavras carinhosas da  Evanir deram-me animo para partilhar a receita.

Para a massa
500g de farinha
500g de açúcar
16 ovos

Para o recheio
500g de açúcar
15 gemas de ovos
o,5 l  de água

Para a cobertura
1kg de maçapão
Corantes alimentares

Glacê
150g de açúcar em pó
1 clara
1/4 de limão

  • Comece por preparar a massa.  Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo, depois junte o açúcar e continue a bater até estarem bem duras. junte então as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado. junte em seguida a farinha e envolva-a bem na massa, mas com cuidado.
  •  Forre um tabuleiro com papel vegetal, e deite-lhe dentro a massa, leve ao forno e deixe cozer. Para ver se está cozido utilize a técnica do palito

  • Para  o recheio.  Leve ao lume a água com o açúcar e deixe ferver até atingir o ponto de fio forte. deixe arrefecer, junte-lhe as gemas, mexa bem e leve ao lume brando, mexendo sempre; e deixe arrefecer.
  • Parta o bolo ao meio no sentido transversal e recheie-o com a massa de ovo. Cubra também o bolo todo com a massa de ovo.
  • Trabalhe bem o maçapão até ficar maleável. polvilhe a mesa com açúcar em pó e estenda-o com ajuda do rolo de modo que fique quase transparente.  Enrole o maçapão no rolo e deixe-o cair sobre o bolo, ajustando-o depois com a mão. Com o restante faça o que a sua imaginação mandar [flores, folhas, etc].
  • Prepare a glacê, batendo a clara ligeiramente, juntando-lhe o açúcar em pó, mexendo bem e juntando-lhe algumas gotas de limão: com esta glacê faça feitios decorativos no bolo e cole as flores e as folhas.






4 comentários :

  1. Acabei de encontrar seu blog estou encantada com a beleza desse bolo comunhão infelizmente não vi onde esta a receita ou se você pode dar essa receita.
    Creio que é uma delicia impar.
    Caso puder por favor me envia a receita quero muito tentar fazer.
    Estou seguindo seu doce cantinho.
    Linda semana beijos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  2. Oi Evanir!
    Peço desculpa de só hoje estar a responder, mas o motivo foi por um erro técnico, meu..
    Agradeço a visita e as palavras carinhosas. A postagem do bolo ficou incompleta porque interrompi as publicações durante algum tempo e não tive ainda animo para a completar. A Evanir veio me dar essa ajuda. Aguarde que muito breve terá a sua receita.Beijinhos e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo24/6/12

    Rosa Santos, parabéns pelo blog receitas enfim, tudo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosa,
    Belíssimo bolo e obra de arte, parabéns.
    Ótimo fim de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir