21 de maio de 2012

Uma pausa... com Saberes

                                    



É sim.. a tela é igual à imagem do banner, mas inteirinha e com assinatura!! 

Estou de volta.. e com muita cor!!  Hoje fiz uma pausa dos meus sabores.. para partilhar algumas obras, da exposição de pintura "Gaia Porto" de Félix Simões ...revelação emocional da cor com uma técnica que é ao mesmo tempo rigorosa e inventiva!!
Duas cidades foram retratadas, Porto e Vila Nova de Gaia separadas apenas pelo rio Douro. 


Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia


" O Porto é hoje uma cidade autentica, atractiva e intensa para viver e para visitar. Com uma herança arquitectónica de excepcional qualidade, o centro histórico do Porto foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1996"

Vila Nova de Gaia  está localizada na margem sul da foz do Douro. A ligação à cidade vizinha do Porto é particularmente forte, e não apenas através da partilha de património comum do vinho do porto. No Passado as famílias burguesas e nobres do Porto tinham em Vila Nova de Gaia quintas e casas de férias.


Aguarela do cais de Gaia e ponte D. Luís


Atravessamos a ponte D. Luís para Vila Nova de Gaia e penetramos, quais intrépidos descobridores, no obscuro mundo das caves onde envelhece o mais famoso produto português, o Vinho do Porto. Foram outrora estes Barcos Rabelos símbolo da força e sacrifício dos homens do Douro. No presente, o cais de Gaia é uma área turística com esplanadas, bares, restaurantes.. 

Óleo.  Serra do Pilar


O Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia com uma localização privilegiada tem das mais belas vistas sobre a cidade do Porto. De facto esta localização e vista excelente foi a escolha do Duque de Wellington para planear o seu ataque surpresa às tropas invasoras Francesas, em 1809. 


Óleo.  Ponte da Arrábida


No tempo da sua construção, em 1963, a ponte tinha o maior arco em betão armado de qualquer ponte do mundo. De entre as pontes do estuário do rio Douro, a Ponte da Arrábida é a mais próxima da foz... 

... e atravessamos a ponte de regresso ao Porto!!


Aguarela.  Praça da Ribeira


Situada bem no centro histórico do Porto, a Praça da Ribeira, junto ao cais com o mesmo nome, é das praças mais antigas da cidade. As suas ruas estreitas e sinuosas com vista para Gaia,casa típicas com fachadas coloridas, a sua arquitectura urbano ribeirinha rodeada de cafés e imensas esplanadas, lojas e restaurantes fazem desta praça uma das principais  zonas turísticas da cidade. A atracção mais recente.. o cubo.


Pastel.  Massarelos 


Ainda na beira rio..  A freguesia de Massarelos começou por se desenvolver intimamente relacionada com o rio que a bordeja e com o mar tão perto. Terra de pescadores, também conhecida por -vilar de pescadores- que foi crescendo e pouco a pouca se chegando a zonas vizinhas mais urbanas, que se alargavam a olhos vistos, tendo acabado por ser adoptada. 


Aguarela. Eléctrico


A rede de Eléctricos do Porto existe desde 1895 com o seu museu na zona ribeirinha, em homenagem ao carro eléctrico e seus antecessores, autentico símbolo da cidade.


Óleo. Torre dos Clérigos


Já no centro da cidade, vamos encontrar mais um monumento considerado por muitos o ex libris da cidade, a Torre  dos Clérigos A torre sineira  que se avista, com 75 metros, faz parte da igreja com o mesmo nome. Teve inicio a sua construção em 1754.. com um projecto de um arquitecto Italiano, Nicolau Nasoni.


Óleo. Avenida dos Aliados


...e assim termino esta pausa de saberes.. A Avenida dos Aliados é o centro e o coração da cidade do Porto. Local por excelência, onde os portuenses se reúnem para celebrarem ocasiões especiais. A festa do S. João é talvez o evento que mais pessoas atrai para este local.
Agradecemos a companhia neste roteiro histórico, eu e o meu marido, Félix Simões.  













5 comentários :

  1. Que lindo! Muito obrigada por esta visita guiada!

    ResponderExcluir
  2. Que lindos quadros! Isto é arte! Muitos parabéns! Obrigada pela visita guiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Eu é que quero agradeçer o carinho das palavras e a visita ao, ..com saberes. Vou gostar de te ver por aqui.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Anônimo18/6/13

    Muito giras, as obras... parabéns ao artista e à blogger! Adoro as suas receitas... bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa: muito obrigada por me teres indicado para vir aqui, porque adorei!!! E adorei quer as pinturas maravilhosas do teu marido, quer o teu texto , de que já sabes que sou fã e fiel seguidora. Quando fizeste esta postagem ainda não te conhecia,mas ainda bem que agora tive a oportunidade de vir aqui ver.Eu só estive no Porto durante umas horas, o que é notoriamente pouco para se ficar a conhecer qualquer lugar. Com a tua bela explicação fiquei a conhecer melhor as duas cidades de que falas e que tão bem ilustradas aqui estão. Vocês fazem um par incrível!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir