18 de junho de 2012

Receita de Tarte de Maçã e Canela... E um Piquenique especial...






Este fim de semana vamos Ao Piquenique!!

Era a palavra mágica - que pequenos e grandes queriam ouvir.
Até tinha um nome... de tão especial era aquele lugar!!

Nas vésperas já as crianças andavam inquietas e ansiosas com todos os preparativos... a magia também estava nesses momentos... começava-mos pela escolha das merendas que invariavelmente recaiam nos tradicionais almoços de piquenique daquela época, a década de 70.

Se o almoço era sardinha, a batata era cozida e levada bem embrulhadinha para não arrefecer, a salada ia só lavada e preparada... chegada a hora do almoço, já umas brasas de carvão espevitadas, esperavam a companhia duns  pimentos verdes e aromáticos, que iriam complementar o prato da sardinha e temperava-se então a salada. Para finalizar havia sempre aquela pausa especial...provar e eleger o doce mais gostoso e original.   
Eram momentos inesquecíveis, passados assim juntos da minha família: o marido, dois filhos e dois  sobrinhos, duas cunhadas, dois cunhados e  três amiguinhas. Jogava-mos futebol... mas jogava-se em piso de terra. Havia dois guarda redes e os restantes jogavam para marcar golo.  Faziam-se corridas de bicicletas...   apanhavam-se caracóis... era tudo tão simples e tão genuíno!!






Foi   aqui,  
 que  que  esta   tarte    fez   sucesso,   mas   não   foi   no   nosso   piquenique... foi 
em Mafra, no parque Municipal, em 2011!! Passados mais de trinta anos uma nova geração brincava despreocupadamente naqueles jardins sem fim. Quanta nostalgia desse tempo... mas esse dia trouxe-me uma satisfação única!



São agora os filhos dos nossos filhos... nossos netos!! 

A família tinha aumentado, outros que na época ainda não tinham nascidos também já eram pais. Nesse dia, e novamente juntos, relembrámos os nossos outros tempos. Estávamos com muitos amigos e na hora do lanche, surgiram as surpresas. Bolos, gelados, salgadinhos e a aquela tarte... que ao ser repartida... só as migalhas sobraram!!   








































Complexo desportivo que, sem duvida, se pode definir como modelar, oferece aos visitantes excelentes condições. No espaço das merendas, festejavam-se dois aniversários, e o ambiente era de festa e boa disposição



















Estado pleno da confraternização, entre as famílias e amigos... ao ar livre e em contacto com a natureza. É que gosto de considerar - o verdadeiro Piquenique.






Ingredientes

2  bases de massa quebrada embalada
3  maçãs grandes
3  colheres de sopa de açúcar
1  colher de sopa de canela
1  ovo

Preparação

Com o rolo, estique ligeiramente a1ª base de massa e forre a tarteira, pode deixar o papel vegetal. Descasque a maçã, corte em quartos e lamine. Espalhe   por toda a tarteira. Distribua a mistura de açúcar e canela sobre a maçã. Com  2ª base de massa corte  tiras  e disponha a gosto sobre a maçã. Bata o ovo inteiro ligeiramente, e pincele toda a superfície da tarte.
Temperatura de forno inicial a 250º após introduzir a tarte, diminuir para i80º. O  tempo de cozedura varia consoante os fornos. Retirar após estar bem douradinha.   













9 comentários :

  1. Adoro piqueniques, e esta tarte faz as delicias de qualquer um
    Um beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da visita, a tarte é tudo isso!!
      Tenho de retribuir, porque as bolachas do laçinho são tentadoras.
      Boa semana também e um beijinho.

      Excluir
  2. Como é bom recordar :) delicia de tarte.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!
      São os temperos da nossa existência. Ainda chegaste a ir ao nosso piquenique? Obrigada pela visita e volta sempre. Beijinhos.

      Excluir
  3. Olá Rosa, segui o seu comentário, e
    vim ter a um fantástico piquenique, cheio de memórias e
    partilhas, tal como eu gosto;) Obrigada.
    Senti-me muito bem por aqui, sei que quero voltar.
    Um beijinho, boa semana, ah, a tarte ficou linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duxa! Sentir-se bem por aqui
      deixou-me sem palavras.
      Obrigado pela partilha e pelo seu carinho.
      Um beijinho e também uma boa semana.

      Excluir
  4. Que lugar lindo Rosa, que torta maravilhosa.Mas o meu pic nic será virtual.Você posta uma receita em seu blog com o link do meu blog dizendo que é para o meu pic nic, e me avisa da receita, no dia do pic nic postarei sua receita com o link do seu blog.Assim será nosso pic nic apenas virtual.Uma maneira de um blog divulgar o outro e ainda termos belas receitas reunidas.Beijos minha querida.Se quiser participar avise-me.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa,
    Quantas recordações maravilhosas, quanta felicidade, belíssimo parque, gostei muito.
    Pela aparência e composição da tarte sem dúvida é deliciosa.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  6. Minha querida amiga: que maravilhosas recordações! O Piquenique era afinal um (belo) pretexto para a família se reunir e passar ótimos momentos juntos. Conseguimos sentir estes momentos felizes através da tua escrita. Tens um verdadeiro dom que muito aprecio, como já várias vezes tive hipótese de te dizer.
    Quanto à tarte , é a "cereja" no topo ...da história. Para além de estar lindíssima, é muito fácil e prática ( tal como eu gosto). Levo a minha fatia e a receita também,pode ser?
    Bjs ,amiga
    Márcia

    ResponderExcluir