11 de setembro de 2012

Uma infusão de plantas e... lembrando o Poeta


O mundo só pode ser 
Melhor do que até aqui,
-Quando consigas fazer
Mais p'los outros que por ti

Poeta Algarvio




Fiz esta infusão de plantas a partir de uma selecção de aromas que vieram da "Quinta dos Avós" em Algoz, Albufeira, é a  tília, a  camomila e erva cidreira.
Um carinho da minha filha no seu regresso de férias, e vêm sempre acompanhados do pão e doces de alfarroba, e outros... pena ser tão longe! 
Cá em casa todos os dias bebemos Infusão de Ervas, mas não fugindo à regra é chá que lhes chama-mos. Na varanda não tenho vasos de flores, mas tenho vasos com duas espécies diferentes de cidreira muito aromáticas.  




Esta deliciosa infusão teve por companhia uns discretos mas saborosos bolinhos, Os Biscoitos que nunca tiveram direito a que lhes fosse acrescentado algum pequeno "apelido",  mas conservam-se muito bem. Gosto de fazer uma maior quantidade para depois trincar... com um dos meus chás preferidos.
E para completar e não destoar  da antiguidade dos biscoitos e da proveniência da infusão, gostei de usar estas chávenas, com meio século de mesa...

Ingredientes para 50 Biscoitos
170 g de margarina 
170 g de açúcar
430 g de farinha tipo 55
2  ovos
1 colher de café de fermento em pó

Preparação
Misture muito bem a margarina com o açúcar, junte um ovo de cada vez e bata ligeiramente a massa. Acrescente a farinha com o fermento peneirados e envolva bem no creme, deixe a massa descansar 20 minutos.
Retire pedaços de massa e faça pequenos rolos,a pertar no centro e com um garfo marcá-los de cada lado. Tabuleiro polvilhado com farinha, forno a 170º e 15 minutos de cozedura.




O poema do nosso grande poeta popular que aqui deixo, vem no verso dum cartão que a Quinta dos Avós oferece, achei tão digno de louvor, que não quis perder a oportunidade de também relembrar e até talvez dar a conhecer, um dos poetas populares portugueses de maior relevo.


5 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Amiga: uma delícia, como sempre, passar por aqui. "Perco-me" na leitura das histórias por detrás das receitas e sinto-me quase em casa, saboreando um chá ( também chamo sempre assim) numa chávena maravilhosa como essa e a acompanhar esses biscoitinhos simples,mas tão familiares que nem ganharam outro nome. Adorei tudo!!!
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa! Fiz hoje estes biscoitos e quero agradecer a receita. São simplesmente deliciosos e embora adore chá e infusões nem sequer tive tempo de fazer acompanhamento para os biscoitinhos. Comi-os com iogurte tal foi a pressa de os provar ^_^ Também me deliciei com o poema.
    Um beijinho,
    Ana Love Craft
    www.lovecraft2012.blogspot.com

    ResponderExcluir