24 de janeiro de 2013

Fofinhos da Avó


Estes não foram baptizados cá em casa...  


Quando recordei, o post dos biscoitos de limão,onde já falava destes fofinhos, reconheci que deveria ter anulado o principio deste blog. Mas, isso seria como uma interrupção, porque fui eu que lhe dei vida,  sozinha, e sem perceber completamente nada, destas tecnologias.


Hoje, e ainda com muitas limitações... sinto orgulho, na atenção e carinho de todos. Agora ele só engatinha,  mas crescendo  vai andar.
Esta receita, é daquelas que apareceu num pedaço de papel rabiscada à pressa mas que guardei com a indicação que eram bons, só não sei a procedência.

A Nádia, a minha neta mais velha, já mudou de paladar e não os considera tão especiais, mas o ritual ainda se mantém, e para nós, não há lanche sem os fofinhos. Sempre acompanhados com a aromática  infusão especial, da Quinta dos Avós em Albufeira.
São muito fáceis de fazer. E na hora de visitas inesperadas, em 30 minutos apenas,  tem os fofinhos a fumegar na mesa do lanche, ou até, num fim de noite com um cacau quentinho.

Ingredientes
120 g de açúcar
400g de farinha de trigo Branca de neve azul
60 g de farinha maizena
75 g de margarina
1 dl de leite
2 ovos

Preparação
Numa tigela misture o açúcar com as farinhas peneiradas e abra uma cova no centro, derreta a margarina, sem deixar aquecer muito, junte o leite misture com os ovos ligeiramente batidos.
Deite o preparado batido na tigela e mexa com uma colher de pau até misturar bem com as farinhas. Esta massa não deve ser amassa, as mãos só entram na tigela para uniformizar a massa e tirar pedaços da mesma e sem moldar colocar no tabuleiro enfarinhado, devem ficar assim mesmo irregulares. Se a massa estiver a colar demasiado nas mãos polvilhe toda a massa da tigela com um pouco de farinha. Colocando-os não muito separados depois de cozidos apesar de ficarem um pouco colados ficam muito fofos. Separados ficam mais tostadinhos.
Forno  pré aquecido a 180ª. O tempo de cozedura varia para cada gosto, mais branquinhos ou mais douradinhos, aos 10 minutos verificar.






























18 comentários :

  1. Ficaram lindos tem um aspecto rústico.
    São perfeitos para o lanche...gostei.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa,
    Todos nós engatinhamos nesta tecnologia e acredito sinceramente que deve se orgulhar do inicio do seu blog e da evolução, esse sentimento eu também tenho, assim de tempos em tempos faço uma receita antiga e atualizo a que já havia feito.
    Já vivi em Albufeira, cerca de 6 meses, gostei muito, como também gostei dos fofinhos da vovó, perfeitos para um lanche.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa :)
    Que belos fofinhos.
    Imagino o ritual, o cheirinho no forno, o comer ainda morninhos, que pequena maravilha, com algo tão simples.
    Adorei a receita, vou fazer num lanche de domingo e servir com chá e chocolate quente!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita. Maravilhoso para um cha nestes dias frios.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa!
    Que receita maravilhosa, a textura fica muito parecida com os biscuits, gosto muito de receitas assim com aspecto rustico, porém deliciosas!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  6. Que delicia esses fofinhos!
    Obrigado pela partilha.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  7. Rosa querida amiga, que delicinhas fofinhas encontro aqui, adorei a massa, o modo de fazer, o prazer em fazer essas delicias e ver a alegria dos que vão ter a sorte de degustar. Adorei Rosa.
    Querida, por acaso não tenho nenhuma receita de salpicão, olha que falha a minha, foi até bom vc falar sobre isso, mas vou procurar as receitas de salpicão que tenho e vou mandar pra vc por email ta? Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa minha querida, cuidar do blog é algo que colocamos muito sentimento, são como filhos.Também sou limitada com estas coisas, mas com persistencia continuaremos até onde der.Espero que você continue conosco por longos tempos.Me desculpe minha querida por minha ausência.Costumo ser avisada de novas postagens por e-mail e no seu blog não tem esta opção.Tomarei mais cuidado para não me ausentar por tanto tempo.Você tem feito muitas delicias querida, fiquei aqui babando com todas estas delicias.Este fofinhos parecem bem saborosos.Arrasou querida.Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Querida Rosa :)

    Como te compreendo... passei algumas dificuldades para conseguir colocar o meu blog da forma como está hoje e, se soubesse mais, mais alterações lhe faria... dá tempo ao tempo, vais aprender mais e mais, assim isso te satisfaça ! :)
    Não sei se chegaste a ver alguns dos links que te enviei, depois diz alguma coisa sobre se serviram ou não ! :-)

    Os fofinhos estão maravilhosos... as fotos permitem-nos apreciar a textura macia e seriam divinais ao lanchinho junto de uma lareira !


    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. O inicio de um blog é sempre um tiro no escuro! Mas é muito giro agora ver o caminho que fomos percorrendo, sempre tentando melhorar!! E aprendemos imenso :)
    Adoro esses fofinhos da avó :) Estou com água na boca!!!
    beijinhos querida

    ResponderExcluir
  11. Querida Rosa,
    essa receita fica com ar rústicos, são fofinhos mesmo
    e servem muito bem na hora do lanche com um chá e ou
    chocolate quente, com esses dias de chuva, hummmmm.....bom d+!

    Tenha um fds super abençoado junto a sua família!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a receita, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Queridas amigas!

    É esta vossa presença que me ajuda a crescer!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  14. Rosa,
    Adorei esta receita. Acho que vêm mesmo a calhar para este fim de tarde chuvoso.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Olha que bons!!! Só 10 minutos no forno? Tenho mesmo de fazer!
    Beijinhos e bom domingo!
    Madalena

    ResponderExcluir
  16. Queridas amigas!
    Muito obrigada a todas pelos comentários carinhosos ! É sempre com grande satisfação receber-vos e saber as vossas opiniões.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, que ótima dica, moro no campo e sempre tenho que fazer tudo rápido quando chega visitas. Adorei seu blog.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  18. Amiga Rosa.
    Adorei estes fofinhos da Avó, e ainda pode se passar o que quiser neles.
    Muito bons para um lanche ou um cafézinho.Serão feitos brevemente aquí em casa e tenho certeza que serão super aprovados.
    Beijinhos

    ResponderExcluir