19 de março de 2014

O Dia do Pai...



De origem na Babilónia há mais de quatro mil anos...
hoje como ontem, o dia do Pai continua a ser uma data 
muito importante!

Esta receita foi a segunda que publique. Ainda, Os Saberes com Sabores só gatinhavam... e como quase toda a criança, necessita de Um Ano para começar a dar os primeiros passos, o meu blog também esperou um ano para começar a caminhar, devagar mas com convicção.
Nesse  dia a ausência do nosso filho localizava-se em Lisboa... apenas, três centenas de quilómetros. Hoje, a distancia é longe... 2.000 quilómetros... e guardarei o sabor e as lembrança ... nesta foto! 


Também é especial a receita que vos trago hoje, porque me faz recordar os fins de semana  passados com os nossos  filhos, na aldeia onde nasci. Numa cozinha rústica e com um fogão de lenha não menos, mas que fazia as delicias dos mais exigentes.... 

E quando o almoço era "comer de forno" já havia uma tarteira preparada para entrar quando retirasse a "Vitela e o Arroz à Moda de Lafões". Era uma receita simples, que um dia sem balança ou receita, experimentei.

Chegada a hora da sobremesa a tarte era saboreada ainda morna.Hoje fiz a mesma tarte, mas aqui no porto, não fora a saudade deixada pela ausência do nosso filho e a sua família, que a teria-mos saboreado quase... da mesma forma.

São as coisa simples... que por vezes nos surpreendem... 

Tarte de maçãs                             








 Ingredientes


       200 g de açúcar
       150 g de manteiga      
       100 g de farinha com fermento
       90 g de farinha sem fermento
       3 ovos médios
       3 maçãs
       1 chávena pequena de geleia
       2 colheres de sopa de vinho do porto

Preparação

1   Unte ligeiramente uma forma de tarte, com fundo amovível, com cerca de 27cm e ligue o forno a 170º.

2   Coloque a manteiga e o açúcar na tigela de batedeira. Bata até obter uma mistura leve e cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo um pouco antes de cada adição. Peneirar as farinhas por cima da mistura da manteiga e bata mais um minuto.

3   Corte cada  maçã  em quatro pedaços e lamine em fatias de 6 a 8 milímetros. Cobrir toda a superfície da massa com as fatias da maçã. Deite a massa na forma e nivele a superfície. Leve ao forno e cozinhe por 35 minutos ou até a maçã estar dourada e a massa cozinhada no interior. Retire do forno e reserve.

4  Entretanto coloque a geleia e o  vinho do porto numa panela pequena. Aqueça em lume brando e deixe a mistura ferver até ficar espessar (tipo xarope). Pincele a tarte com esta mistura logo que saia do forno.


12 comentários :

  1. Adoro tartes de maça e esta ficou linda
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa.
    Aqui no Brasil comemoramos o dia do Pai no 2º domingo do mês de agosto.Como disse todos os dias poderíamos homenagear nosso Pai.
    Esta tarte está perfeita,imagino que deliciosa demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindas recordações essas, Rosa, assim como é linda a tarte de maçã que nos trazes. Deve ser deliciosa e sem dúvida, as coisas simples, quase sempre são as melhores nas nossas vidas. ;)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda esta tarte!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa,
    Todos os dias são dias perfeitos de homenagear quem amamos, até mesmo através de um pensamento carinhoso.
    Gosto muito dessa tarte de maçã e essa está perfeita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Rosa minha querida,
    uma data especial merece uma sobremesa linda e irresistível assim!
    Lindas palavras, ótimas lembranças, postem linda!

    Bjs, bom fds, fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  7. adoro tartes de maça e esta ela esta mt bonita esta 5* parabens bjs e tudo de bom bs

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Rosa: tens toda a minha simpatia. Como compreendo bem esta ausência tão dolorosa do teu filho. Como sabes, o meu também estuda em Lisboa ( é o mesmo país, bem sei,mas só o vejo nas férias do Natal e no verão).
    Como sempre ,quase consigo visualizar a cena que sabes descrever como ninguém: a família reunida , uma comida de conforto e para sobremesa esta lindíssima tarte de maçã. Que visual tão apetitoso. Daquelas sobremesas que se comem de olhos fechados e a fazer "hummmm".
    Bjn,amiga querida
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. E se há coisas que gosto e raramente como é tarde de maçã. Cá em casa só eu é que gosto de maçãs, e tenho preguiça de fazer. Mas a tua ficou com um aspecto óptimo, se pudesse ía aí tirar uma bela fatia ;)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. olá Rosa gosto de tudo que leva maça essa torta está maravilhosa bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  11. Amiga querida,

    Sinceramente pensei que tinha comentado esta tua tarte ! :(
    Eu e os meus despistes...
    Está tão linda, tão luminosa e advinha-se deliciosa...coroada com as tuas memórias traz então carinho, ternura e sabores irresistíveis !
    Então eu que adoro todas as sobremesas que contenham maçã...
    Fantástica !

    Um beijinho grande, amiga ! **

    Isabel
    Brisa Maritima
    Blog do Chocolate

    ResponderExcluir