A minha neta mais velha, nas suas descobertas gastronómicas ficou encantada com bolo de cenoura. E eu...que nunca tive em pastelaria uma relação amistosa com a cenoura, fiquei a imaginar, como reajiria o meu palato a esse sabor!
Como a cenoura é o legume que menos me atrai comer, de forma alguma o imaginaria a ser ingrediente de um bolo meu. Entre uns pensamentos e imaginação, a minha cozinha perfumou-se com aromas de cenoura.
Tive que esperar atá aos sessenta...anos, para provar bolo de cenoura, será a minha expiação, porque adorei sem limit o pequeno bolo que fiz de uma receita do Ingrediente secreto, que me tinha despertado a atenção.
Fiz uma dose mais pequena e estou a usar as medidas em peso. Considero uma falha na descrição de uma receita, usar medidas não graduadas. preparei uma calda de chocolate mais fluida para a cobertura, melhorava o aspeto e disfarçaria o gosto.
Na hora da sobremesa a N. quis fotografar assim mesmo, sem artifícios e sem... Luz! Este primeiro bolo... Foi só a uma experiência...
3 ovos
150 g de farinha
240 g de açúcar
135 g de óleo
230 g de cenoura
5 g de fermento (1 colher de chá rasa)
Preparação
Pré aqueça o forno a 180º c
Descasque e corte em pedaços a cenoura, coloque na trituradora com as gemas, o óleo e o açúcar; triture muito bem e verta para uma taça. Bata entretanto as claras em castelo. Incorpore bem a farinha peneirada e acrescente o fermento na mistura, por ultimo, as claras em castelo e envolva suavemente.
Unte muito bem a forma ( para que o bolo desenforme bem) polvilhe com farinha, verta a massa na forma e bata na bancada para retirar bolhas de ar.
Pré aqueça o forno a 180º c
Descasque e corte em pedaços a cenoura, coloque na trituradora com as gemas, o óleo e o açúcar; triture muito bem e verta para uma taça. Bata entretanto as claras em castelo. Incorpore bem a farinha peneirada e acrescente o fermento na mistura, por ultimo, as claras em castelo e envolva suavemente.
Unte muito bem a forma ( para que o bolo desenforme bem) polvilhe com farinha, verta a massa na forma e bata na bancada para retirar bolhas de ar.
E ficou lindo Rosa!
ResponderExcluirAqui em casa adoramos bolo de cenoura pois confere aquela cor linda e humidade, o que faz com que seja devorado pelos 4 filhotes, em menos de nada.
Um beijinho para ti e outro para a neta e obrigada por partilhares.
Bom domingo!
Um grande beijinho
Ai que perdição este bolo!
ResponderExcluiroi Rosa bom dia que bom que vc.gostou aqui em casa e um dos mais apreciados bjs Rosinha
ResponderExcluirHummm,essa calda escorrendo,que delícia.Daqui para frente muitos bolos de cenoura virão não é mesmo Maria Rosa
ResponderExcluirBeijos,ótima semana.
Roa minha querida,
ResponderExcluircomo é bom agradar quem a gente ama, não é?
O bolo de cenoura além de simples de fazer fica delicioso, com ou sem cobertura.
A cenoura é super versátil, ao contrário de ti, é um dos legumes que eu mais gosto,
principalmente cru.
Com certeza a sua neta lhe cobriu de beijos, ao saborear esse bolo lindo e tentador!
Bjs, ótima semana, fica com Deus ♥
adoro cenoura e o teu bolo ele ficou 5* que delicia hummm bjs
ResponderExcluirOlá Rosa,
ResponderExcluirAqui em casa também tenho uns adoradores de cenoura, gostam de qualquer forma ou associação, o bolo ficou lindo, perfeito e muito saboroso.
Beijos, boa semana,
Vânia
Querida amiga Rosa, gostei do seu relato.Quando menina e até hoje não sou fã de cenouras, a não ser raladas cruas em saladas,ou assim em bolos.Mamãe sempre fazia bolos de cenoura, mas tinham que ter cobertura de chocolate, pois se não tivesse, o bolo ficava esquecido.Que engraçado você dizer que demorou para provar. Eu tenho dessas também.Como você sabe adoro abobrinhas, meu legume preferido e já faz longos anos que tento fazer um bolo de abobrinha, pois já vi em muitos blogs, mas ainda não tive coragem de fazer por receio de não gostar. Certa está você que por amor a querida neta, fez, e o melhor, gostou. Belíssimo bolo e imagino a delicia que ficou. Beijinhos, uma linda semana
ResponderExcluirNem acredito Josy!
ExcluirTem que experimentar, não é possível não gostar, fica excelente, húmido tão bom!
Boa noite Rosa!
ResponderExcluirBolo de cenoura com cobertura de chocolate é um dos meus bolos preferidos e lembra a minha infância!
Imagino a alegria da tua neta ao comer esse bolo maravilhoso.
Um abraço
Léia
Bom dia, Rosa!
ResponderExcluirO melhor de esperar tanto tempo foi a não decepção.
Bolo de Cenouras costuma ser o queridinho das pessoas, tanto com cobertura quanto sem, além de ser muito fácil de fazer.
Sua neta deve ter amado!
Abração e lindo dia.
Márcia (Poções de Arte).
Olá Rosa,
ResponderExcluirGosto imenso de bolo de cenoura...bem eu gosto de bolos e ponto final!
Associo o bolo de cenoura ao outono e nem sei porquê... deve ser pela cor!
o teu bolo está a gritar para ser comido, pena que não posso ajudar.
Li o teu comentário no blogue da Josy sobre a tua mãe, são fases dificeis, que nos tiram o animo e a energia, mas nas quais precisamos de ser fortes e tenho a certeza que é o teu caso.
Um xi-coração apertadinho
Querida Rosa: lá venho eu ,atrasada, mas com um sorriso na cara. É que parece impossível que tivesses duvidado de um bolo com tão bom aspeto como esse. Bolos de cenoura ficam sempre tão bons ( na minha opinião de gulosa assumida) e esta calda de chocolate só veio melhorar um bolo já de si lindíssimo!! Ainda bem que fizeste a vontade à neta, pois agora , de certeza, vai tornar-se num dos favoritos.
ResponderExcluirBjn amiga
Márcia
O bolo está lindo,adoro bolo de cenoura e cá em casa também! vai ficar fã! beijinhos :)
ResponderExcluir