Estou de volta...
Foi de estrema importância esta minha ausência tão prolongada. Os últimos meses do ano que terminou, foram muito difíceis de superar. Descansei, passeei, e prometo, que na próxima postagem vos trarei imagens lindas de cidades que conheci.
E hoje venho só oferecer uns bolinhos de coco para o lanche. São muito simples, mas com a sua história.
Aproxima-se o verão e temperaturas mais elevadas, mas para preparar bolinhos para um chá, há sempre disposição.
Passado mais de meio século, ainda recordo o paladar e a alegria de quando se fazia os pequenos beijinhos de coco que rescindiam seu aroma intenso pela cozinha . Era uma simples mistura de três ingredientes que colocávamos em pequenas colheradas sobre o tabuleiro do forno.
A ansiedade da espera parecia prolongar o tempo de cozedura, e só nos alegrávamos quando o douradinho começava a aparecer no alto dos bolinhos. Saídos do forno ainda existia nova prova de resistência... esperar que arrefecessem.
Passado mais de meio século, ainda recordo o paladar e a alegria de quando se fazia os pequenos beijinhos de coco que rescindiam seu aroma intenso pela cozinha . Era uma simples mistura de três ingredientes que colocávamos em pequenas colheradas sobre o tabuleiro do forno.
A ansiedade da espera parecia prolongar o tempo de cozedura, e só nos alegrávamos quando o douradinho começava a aparecer no alto dos bolinhos. Saídos do forno ainda existia nova prova de resistência... esperar que arrefecessem.
E na grande varanda, vinha-mos saboreá-los juntamente com os perfumes que as Acácias desprendiam levados pela suave brisa de fim de tarde. Era ainda uma jovem perto da adolescência, mas a magia daquela cidade ficou dentro de nós.
Aprendi a gostar de coco, em Lourenço Marques. Na frente da nossa casa, originalíssima pelo seu estilo colonial, existia um grande coqueiro que se erguia bem esguio, protegendo bem lá no alto os seus frutos... mas, não o suficiente para os experimentados habitantes locais, que os trepavam com agilidade e assim recolhiam os grandes cocos.
Mas nestes bolinhos fiz duas alterações, adicionei um iogurte simples sem açúcar e 1 colher de sopa de farinha de amêndoa.
Ingredientes
4 ovos
150 g de açúcar
250 g de coco
+
1 iogurte simples sem açúcar
25 g de farinha de amêndoa ou de milho (fubá)
Preparação
Coloque todos os ingredientes numa taça e mexa para que se misturem bem. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio, como este preparado não leva fermento, pode preenche-las até ao cimo. Leve ao forno pré-aquecido a 170º C, por 15 a 20 minutos, mas verifique para que não assem em demasia.
oi Rosa que bolinhos mais que perfeitos,bom retorno bjs Rosinha
ResponderExcluirOlá Rosa,
ResponderExcluirestou encantada com estes bolinhos. Ficaram tão lindos e são de côco que eu simplesmente adoro! Devem ter ficado uma delicia.
Um beijinho e uma óptima semana.
que bonitos que ficaram mas ainda devem ser mais saborosos.
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
Bom dia querida amiga Rosa. Que bom ter você de volta, e como fico feliz de saber que aproveitou bem suas férias, sua viagem. Você realmente precisava de dias de descanso para voltar revigorada e feliz. Adoraria ter conhecido a casa que morou. Adoro casas estilo colonial. Deve ter tido uma infância muito feliz e saudável. Seus bolinhos de coco ficaram um encanto. Adoro coco. Vou levar a receita. Ficaram lindos e certamente deliciosos. Beijinhos, uma excelente semana
ResponderExcluirOlá minha amiga, saudades!
ResponderExcluirSeja bem vinda novamente com suas belas postagens e receitas deliciosa!
A vida sempre nos surpreende com notícias ruins e boas, o melhor é super os
momentos difíceis na presença de Deus e os bons tbm, pois sem Deus não somos nada.
Viajar é muito bom!
Amei os teus bolinhos estão lindos e tentadores!
Bjs, ótima semana junto a sua família! ♥
Querida amiga: ainda bem que descansaste bastante e que recuperaste as tuas forças. Foram umas mais do que merecidas férias. Que bela maneira de regressares, com esses bolinhos que também me transportam para a minha infância. Gostei da adição do iogurte e da amêndoa. Também assim, devem ficar deliciosos!
ResponderExcluirComo sempre, adorei a tua história da tua infância passada numa terra mágica, pois embora não conheça, parece marcar toda a gente que lá esteve, com os seus aromas vibrantes e um ambiente exótico.
Bjn
Márcia
Olá Rosa!!!
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha voltado! Às vezes uma pausa para recarregar as energias e pensar sobre a vida é mais que essencial!
E você já chegou trazendo uma receita deliciosa demais!!!!
Beijo e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br
Querida Rosa, que bom que estás de volta! Estou ansiosa pela partilha dessas viagens. Para já vou deliciar-me com um coquinho, que também me reportam aos felizes dias de infância passados não na magia de África, mas neste cantinho à beira-mar plantado. Gostei dos ingredientes adicionados.
ResponderExcluirBeijinhos
Carla
Bom que voltou Rosa,com energias renovadas.
ResponderExcluirRecordação de doces momentos,que saudade nos trazem.Bonita lembrança desses bolinhos, que ficaram com aparência apetitosa.
Beijos,que sua semana seja abençoada e de paz.
Que bolinhos tão bons! Gosto tanto de coco que nem imagina! O que eu dava por um bolinho desses agora! Beijinho
ResponderExcluirque bolinhos mais lindos e saborosos bjokas doces
ResponderExcluirAs palavras carinhosas que me dedicam será o melhor estimulo para continuar.
ResponderExcluirObrigada amigas. Beijinho
Oi Rosa querida,
ResponderExcluirQue bom que está de volta, adoro esses bolinhos de coco, espero ansiosas seu relato das viagens.
Beijos,
Vânia
Tão bons!
ResponderExcluirGostei da receita, por regra faço só com coco, ovos e açúcar e nunca tinha visto com iogurte e farinha. Gostei! Ficam bons de certeza.
Beijinhos,
Aurea Neves
Oi Rosa!
ResponderExcluirEsses bolinhos parecem deliciosos, tanto que vou levando a receita kk
Eu amo tudo que é feito com coco!
Bjssss querida
Olá Rosa :)
ResponderExcluirAdoro coco e estes bolinhos ficaram lindos.
Beijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Rosa querida esses seu bolinhos ficaram perfeitos e de babar, adorei a receitinha, bjs, Ana ;)...
ResponderExcluirTrepar para apanhar um coco deve ser tão divertido :P
ResponderExcluirJá cheguei a ter forminhas iguais a essas, são giras :D O bolinhos parecem meeesmo bons, ainda para mais tão simples :D
Ficamos à espera das fotos ;)
Gostei muito do relato que antecedeu a receita e também eu viajei no tempo.
ResponderExcluirA junção do iogurte e da farinha de amêndoa parece-me ser uma originalidade a testar.
Obrigada por partilhar.
Beijo da Nina
Rosa querida,
ResponderExcluirQue bom "ver-te" por aqui de novo !
As pausas são necessárias, fá-las sempre que sintas essa vontade porque recarregam-se energias e volta-se com mais vigor ! :)
E voltaste com uns bolinhos encantadores, o que eu adoro coco, amiga !
Pena tenha que a filhota não o suporte ou faria muito mais sobremesas com ele.
Adoro esses bolinhos que te saíram lindos e muito apetitosos e vêm sempre carregados com as tuas belas histórias, tão prazerosas de serem lidas !
Um grande beijinho para ti e boa semana