20 de outubro de 2016

Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}






Gosto do Outono... 
A brisa suave... da mudança de temperatura e o colorido da folhagem... proporciona  uma nostalgia que me absorve docemente. Encurta-se a claridade diurna... tornando-se os serões mais longos... e, suscitam devaneios !!!
E num desses serões... despertou-me a gulodice, dum bolo de boas recordações. O bolo de Bolacha Maria. 




Era um bolo divertido, e não necessitando de forno era ótimo para preparar com crianças.
Começavam-mos por colocar todos os ingredientes sobre a mesa (que não eram muitos) aguardando que a batedeira cumprisse a sua função e nos oferece-se aquele creme...  doce e macio (adicionava sempre chocolate em pó). Com o ar perfumado de café, começávamos a construir as camadas de bolachas e creme... a meia altura do bolo, já o prato do café era uma papa, de bolacha molhadas em demasia, e o restante, escorria entre as bolachas e o creme de chocolate... parecido com uma Torre de Babel... mas delicioso. Terminávamos lambuzados, mas divertidos.
Mudam-se os tempos... mudam-se vontades... e as minhas netas não gostam do Bolo de Bolacha Maria ,com chocolate...
Alterei um pouco a receita e o bolo ficou delicioso, mantendo a manteiga como a tradição assim o exige.




Ingredientes

200gr de manteiga
200gr de açúcar em pó
250ml de café, forte e sem açúcar
1 clara de oco
1 colher de sobremesa de sumo de limão
300 a 350gr de bolacha maria, inteiras

Preparação

- Bater a manteiga à temperatura ambiente com o açucar até ficar em creme, junte a clara e bata novamente até obter um creme fofo. Adicione o sumo de limão e envolva bem.
- Escolha o formato que desejar para formar o desenho do bolo e comece a preparação.
- Não molhe, a primeira camada de bolacha, mas coloque um pouco de creme sob cada uma para aderirem ao prato e facilitar a colocação das camadas seguintes. Sobre as bolachas espalhe a primeira camada de creme.
- Molhe as bolachas no café morno e retira de imediato, espalhe nova camada de creme e, de camada em camada, terminará... sendo a ultima de creme.
- Termine, polvilhe a superfície de bolo com bolacha esfarelada.









6 comentários :

  1. Devido a um erro do computador, tive que refazer o texto e os comentários sumiram com postagem. Vou coloca-los aqui... no seu lugar!














    olá Rosa super pratico e delicioso bjs Rosinha em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««















































    Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto
    às 11:26

    Wuaoh esta 5* mt bonito tb ė um dos bolos que gosto mt bjs e bom bd em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Remover conteúdo | Excluir | Spam
    A Paixão da Isa
    às 02:32

    Rosa minha querida, Eu também gosto do Outono as temperaturas são agradáveis, pra mim é uma das estações mais gostosa, além da Primavera! Aqui estamos na Primavera, esse ano veio muito quente, a cada dia o calor está mais insuportável. Vamos falar desse bolo lindo e irresistível! Como sempre suas postagens são regadas de belos textos, receitas maravilhosas e fotos lindas! Abençoado fim de semana junto a sua família! Bjs no seu ♥ em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Andréa Santana
    em 22/10/16

    Adoro e as fotografias ficaram encantadoras! bjns em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Aromascom Amor
    em 22/10/16

    Ai D. Rosa como gosto de um bom bolo de bolacha, e sendo bonito como o seu ainda melhor! :) Ainda me lembro das minhas festas de aniversário em criança em que as outras crianças vinham sempre ansiosas para comer o bolo de bolacha da minha mãe! :) Beijinhos -- O diário da Inês | Facebook | Instagram em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Inês
    em 21/10/16

    Oi Rosa Confesso que ficaria com dó de comer,tão lindo ficou,mas não perderia jamais a oportunidade de saborear uma boa fatia.A linda flor rosa com seu charme especial. Quanto ao coco ralado queimado da receita de pudim,é desidratado,já comprei assim. Beijos,tenha um ótimo final de semana! em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Maria Ferreira N. Vechi
    em 21/10/16

    Querida Rosa: este é o bolo preferido da minha filha e do guloso do meu marido, esse mesmo tradicional e cheio de manteiga, eheh.Eu confesso que não acho graça nenhuma à sua preparação, precisamente pela papa mole em que ficam as últimas bolachas molhadas no café. Apressei-me por isso a ensiná-lo à minha filha que, este ano lá nas Espanhas, o escolheu para celebrar o seu aniversário. O teu está lindo !!As camadas de bolacha e creme bem definidas e perfeitas. Bjn Márcia em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Prata da casa
    em 21/10/16

    Que lindo! Levava uma fatia de boa vontade!! Beijinho http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/ em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Joana Claro
    em 21/10/16

    Tão bom! Gosto muito! Obrigada pela partilha. Bjs em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Marta Cunha
    em 21/10/16

    Adoro bolo de bolacha por acaso o meu preferido é com chocolate. Não sou muito apreciadora deles com muita manteiga, fiz um com a manteiga bolos da vaqueiro e até que gostei. Esse ficou lindo. Bom fim de semana em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    São Ribeiro
    em 21/10/16

    Adoro este bolo e este ficou simplesmente lindo! food&emotions http://fefoodemotions.blogspot.pt em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    Food & Emotions
    em 21/10/16

    Durante anos não podia sequer ouvir falar neste bolo pois uma vez fiz e não gostei nada, só me sabia a manteiga! Durante anos ficou esquecido. Mas um dia lá voltou a ideia, pois se era um bolo tão apreciado certamente o problema só poderia ser meu! Dei-lhe uma oportunidade e não é que ficou delicioso?! Passou a ser dos bolos preferidos cá de casa! Geralmente faço em retangular com bolacha tostada para despachar, mas acho que fica muito mais bonito assim em forma de flor! Beijinhos em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««
    cozinha100segredos
    em 21/10/16

    Parece ser delicioso, e prático! Suas fotos também ficaram ótimas. Lua, Meu Mundo da Lua FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá) em Bolo da Bolacha Maria {é tradicional e é nosso}«««««

    ResponderExcluir
  2. Muito nosso e muito bom. Ficou maravilhoso, adoro.

    beijinhos
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que bolo de bolacha fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida Rosa,
    Esse bolo destaca-se pelo lindo visual, simplicidade, certamente seria o acompanhamento perfeito para uma xícara de café ou chá.
    Beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. É um bolo muito bom e realmente é ótimo para fazer com miúdos! Eu nunca provei a versão com chocolate, esta tradicional para mim está perfeita :)

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Fiz e ficou muito bom. Foi uma surpresa bem sucedida. Recomendo.

    ResponderExcluir