24 de agosto de 2019

Bolo Mulato com Canela e Nozes... {sem azeite}





Bolo Mulato com Canele e Nozes!
É uma receita que ganhei com o meu casamento... receita de família e com mais de meio século.

Muitas pessoas certamente que terão aquela a receita que tanto gostam. Tal como  relíquias  de gerações... que nos adoçam os sentidos e nos deixam gratas lembranças.
Este bolo era o eleito na família do meu marido. Não havia festa ou um lanche mais especial... que não houvesse... o Bolo Mulato!

Em meados do século passado e devido a alguma austeridade, os bolos não se consumiam com a mesma frequência que no momento atual. Tornando-os assim, tão mais apetecíveis. Mas com este bolo... ele sabe-me sempre bem. Claro que posso ser suspeita... mas é a realidade.




Presentemente para este bolo já existem imensas versões mas, no tradicional Bolo Mulato, o azeite está incluída na sua lista de ingredientes. Na minha receita não consta e sempre agradeci, pois não seria tão apetecível, para mim...






Ingredientes

130 g de açúcar
80 g de manteiga (usei manteiga sem lactose)
200 g de farinha sem fermento
2 ovos, médios
80 g de nozes, grosseiramente cortada
1 dl de leite sem lactose
2 colheres de (chá) fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela
100ml + 1 colher (sopa) de vinho do vinho do Porto (preferência vinho velho)

Preparação

Bata a manteiga com o açúcar e junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Adicione ao creme da manteiga a farinha misturada com o fermento e a canela, alternando com o leite e o vinho. Depois de tudo envolvido, bata bem e na batedeira por 2 minutos.  Por fim incorpore as nozes. 

Deite a massa numa forma untada com margarina e forrada com papel vegetal também untado, e polvilhada com farinha. Leve a cozer em forno bem quente (190ºC) durante 10 minutos e prolongue a cozedura, em forno médio (160ºC) durante 30 a 40 minutos.

Para estas porções utilize a forma de 20cm, sem buraco. Neste bolo dupliquei os ingredientes e a forma de mola é de 26 cm, também sem buraco. Torna o bolo menos seco.

Nota: A noz deve ser partida em pedaço e não picada para evitar resíduos pequenos que podem originar uma massa mais seca. 








Pensei ter perdido... as fotos desta relíquia!! Poderia mostrá-las noutra altura, mas, este era o contesto adequado. Os binóculos eram da Mãe do meu marido. Peça centenária e indispensável numa sala de teatro... E era sua... esta receita !!!




O livro não é de culinária... mas também deverá andar muito perto dessa idade. É de histórias reais e repletas de suspense. 
Não tivesse sido eu, uma fã incondicional de  Agatha Christie !!



















6 comentários :

  1. Anônimo24/8/19

    Rosinha, só pelo aspecto esse bolo parece ser delicioso. Se eu quiser trocar a manteiga pelo azeite, a a quantidade do azeite não é a mesma da manteiga (80 gr)? Beijinhos

    https://receitasdarosinha.opecadodagula.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosa,
      Alterando a variante da gordura, não posso assegurar que se obtenho o mesmo resultado. Em textura e paladar, e só experimentando se pode comprovar. Se o resultando satisfizer ótimo, já que o azeite é uma gordura mais benéfica dando, em alguns casos, um paladar melhor aos alimentos. Verifiquei a minha página das equivalências e pode substituir a manteiga por 6 colheres de sopa de azeite.
      Beijinho amiga


      Excluir
  2. Vou guardar com especial carinho, esta tua receita. Obrigada por partilhares 😘

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosa: estes bolos com "história" têm sempre outro sabor. Parece que quando os fazemos e saboreamos é também um bocadinho do passado que se preserva e homenageia.
    Adorável a peça centenária e em perfeito estado de conservação.
    Amiga: desculpa o atraso, mas como sabes, tenho o casamento da minha filha às portas e há sempre coisinhas de última hora para tratar. Espero que, em setembro, tudo volte à sua rotina normal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa, impossível resistir a uma fatia desse bolo, que aspecto delicioso! :) E são estas receitas tradicionais e de família as que melhor sabem. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa
    Maravilhoso bolo,textura fofa e a combinação de sabores,tudo de bom.
    Beijos

    ResponderExcluir