19 de agosto de 2019

Panquecas com Toranja Vermelha




Foi uma longa pausa...  com motivos que não puderam ser evitados nem impedidos. Mas se eu puder continuar a publicar... é só por mãos à obra. Devido à incerteza de não o poder fazer, arrumei coisas, desfiz-me de outras, e ainda... aquelas que pararam no tempo.  
Vou então aproveitar o tempo... e seguir esta caminhada como sempre fiz, nesta minha maneira simples... de escrever e de estar.

Planeei para este regresso, uma iguaria doce. Um bolo que criei há quase 20 anos, e que considero muito bom. Mas como já referi, esta publicação surgiu, do quase nada... ou talvez, de um pequeno almoço mais guloso. 
Como mudei os meus hábitos alimentares, e tenho algumas regras a cumprir, por vezes apetece algo diferente! E assim, surgiram estas pequenas e fofas panquecas e que de certa forma foram enriquecidas com a torange vermelha ou sanguínea.


Como adoro laranjas... Todo o ano adornam a fruteira cá em casa. E como tinham acabado, pedi ao marido para comprar.  Gosto de ser eu a escolher a fruta, mas como não ia mesmo sair, pedi-lhe esse carinho. Ao retirar a fruta dos sacos, deparo-me com as ditas... que pela textura da casca, não deixou qualquer duvida. Laranjas, não eram certamente. Mas ouve alguém... que depois da surpresa, ainda deu lugar à duvida, e só convencido... depois de eu a descascar.


Degomar a laranja - Significa retirar a pele aos gomos. Na laranja, é uma tarefe delicada devido  aos gomos serem pouco firmes mas, nesta toranja e como a película entre os gomos é muitíssimo resistente, essa tarefa é grandemente facilitada. A espessura da casca e principalmente a parte branca, dificultam o descascar que deve ser retirada na totalidade para facilitar o degomar da fruta sem danificar os gomos.



Com os gomos menos perfeitos e uma calda de açúcar fraca, completei a receita do meu pequeno almoço... é que só o provei ao meio-dia... após tirar as fotografias. Mas nem deu a fome de tão empenhada estava em terminar.




Vamos lá então !! Não segui receita nem balança... e só usei duas colheres.

Ingredientes para 10 unidades

- 1 ovo
- 2 colheres de sopa bem cheias de farinha Branca de Neve
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de natas sem lactose

Preparação 


-Numa tigela misture a farinha com o açúcar, o ovo e as natas. 
-Como era pouca quantidade mexi com um garfo até obter um creme homogéneo, se ficarem alguns pequenos grumos... eles acabam por desaparecer. - Não bato as massas de panquecas ou crepes. 
-Deixei descansar 5 minutos.
-Com uma pequena concha deitei pequena porções de massa numa frigideira anti aderente e em lume brando. Não foi necessário rodar a frigideira dado que a textura da massa fez bem a sua função e deixou-as redondinhas.
-quando a parte de cima da panqueca começar a ficar com pequenas bolhas, pode virar com ajuda de espátula ou outro utensílio e retire após alguns segundos,(+/- 10).
-Repita o processo até acabar a massa.

Calda de toranja  

- 150ml de água
- 3 colheres de sopa de açúcar
- gomos de toranja (4)
Ferver a água com o açúcar 3 a 4 minutos. Adicione os gomos partidos e deixe ferver até a calda ficar em xarope fraco. Com um garfo, pode ainda esmagar os gomos até ao ponto que desejar.



Provei e gostei... pois ficaram deliciosamente fofas!



Até breve!



























































































5 comentários :

  1. Querida Rosa: que bom ver-te de volta com as tuas deliciosas receitas. E que bela maneira de regressar. Estas panquecas estão lindas com o molho da toranja. Como já tive oportunidade de dizer,fiquei com imensa vontade de experimentar e mal veja toranjas à venda , hei de comprar para poder experimentar.
    Ainda bem que te estás a sentir melhor . Que te possamos voltar a encontrar por aqui mais amiúde, porque fazes falta.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Que ricas panquecas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/08/de-volta-e-um-arroz-trapalhao.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Rosa!
    Que saudades de ti, de suas lindas e ricas postagens!
    Panquecas são bem vindas sempre, receita mais que aprovada e as fotos como sempre maravilhosas!

    Seja bem vinda, você fez falta!

    Beijinhos no seu lindo ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa, que bom que é vê-la de volta e tão bem acompanhada por estas lindas e deliciosas panquecas! :) Só provei toranja uma vez e confesso que não gostei, mas assim desta forma e com as panquecas eu não dizia que não. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa
    Bom te ver de volta e com mais uma de suas apetitosas receitas.A toranja com essa cor linda deu um toque especia a suas panquecas.
    Beijos

    ResponderExcluir