Vou então aproveitar o tempo... e seguir esta caminhada como sempre fiz, nesta minha maneira simples... de escrever e de estar.
Planeei para este regresso, uma iguaria doce. Um bolo que criei há quase 20 anos, e que considero muito bom. Mas como já referi, esta publicação surgiu, do quase nada... ou talvez, de um pequeno almoço mais guloso.
Como mudei os meus hábitos alimentares, e tenho algumas regras a cumprir, por vezes apetece algo diferente! E assim, surgiram estas pequenas e fofas panquecas e que de certa forma foram enriquecidas com a torange vermelha ou sanguínea.
Como adoro laranjas... Todo o ano adornam a fruteira cá em casa. E como tinham acabado, pedi ao marido para comprar. Gosto de ser eu a escolher a fruta, mas como não ia mesmo sair, pedi-lhe esse carinho. Ao retirar a fruta dos sacos, deparo-me com as ditas... que pela textura da casca, não deixou qualquer duvida. Laranjas, não eram certamente. Mas ouve alguém... que depois da surpresa, ainda deu lugar à duvida, e só convencido... depois de eu a descascar.
Degomar a laranja - Significa retirar a pele aos gomos. Na laranja, é uma tarefe delicada devido aos gomos serem pouco firmes mas, nesta toranja e como a película entre os gomos é muitíssimo resistente, essa tarefa é grandemente facilitada. A espessura da casca e principalmente a parte branca, dificultam o descascar que deve ser retirada na totalidade para facilitar o degomar da fruta sem danificar os gomos.
Com os gomos menos perfeitos e uma calda de açúcar fraca, completei a receita do meu pequeno almoço... é que só o provei ao meio-dia... após tirar as fotografias. Mas nem deu a fome de tão empenhada estava em terminar.
Vamos lá então !! Não segui receita nem balança... e só usei duas colheres.
Ingredientes para 10 unidades
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa bem cheias de farinha Branca de Neve
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de natas sem lactose
Preparação
-Numa tigela misture a farinha com o açúcar, o ovo e as natas.
-Como era pouca quantidade mexi com um garfo até obter um creme homogéneo, se ficarem alguns pequenos grumos... eles acabam por desaparecer. - Não bato as massas de panquecas ou crepes.
-Deixei descansar 5 minutos.
-Com uma pequena concha deitei pequena porções de massa numa frigideira anti aderente e em lume brando. Não foi necessário rodar a frigideira dado que a textura da massa fez bem a sua função e deixou-as redondinhas.
-quando a parte de cima da panqueca começar a ficar com pequenas bolhas, pode virar com ajuda de espátula ou outro utensílio e retire após alguns segundos,(+/- 10).
-Repita o processo até acabar a massa.
Calda de toranja
- 150ml de água
- 3 colheres de sopa de açúcar
- gomos de toranja (4)
Ferver a água com o açúcar 3 a 4 minutos. Adicione os gomos partidos e deixe ferver até a calda ficar em xarope fraco. Com um garfo, pode ainda esmagar os gomos até ao ponto que desejar.
Provei e gostei... pois ficaram deliciosamente fofas!
Querida Rosa: que bom ver-te de volta com as tuas deliciosas receitas. E que bela maneira de regressar. Estas panquecas estão lindas com o molho da toranja. Como já tive oportunidade de dizer,fiquei com imensa vontade de experimentar e mal veja toranjas à venda , hei de comprar para poder experimentar.
ResponderExcluirAinda bem que te estás a sentir melhor . Que te possamos voltar a encontrar por aqui mais amiúde, porque fazes falta.
Bjn
Márcia
Que ricas panquecas.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/08/de-volta-e-um-arroz-trapalhao.html
Olá, querida Rosa!
ResponderExcluirQue saudades de ti, de suas lindas e ricas postagens!
Panquecas são bem vindas sempre, receita mais que aprovada e as fotos como sempre maravilhosas!
Seja bem vinda, você fez falta!
Beijinhos no seu lindo ♥
Andréa
Querida Rosa, que bom que é vê-la de volta e tão bem acompanhada por estas lindas e deliciosas panquecas! :) Só provei toranja uma vez e confesso que não gostei, mas assim desta forma e com as panquecas eu não dizia que não. Beijinhos
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Olá Rosa
ResponderExcluirBom te ver de volta e com mais uma de suas apetitosas receitas.A toranja com essa cor linda deu um toque especia a suas panquecas.
Beijos