Sem dúvida que há muitas variantes desta receita, mas cá em casa, mantém-se esta tradição. A simplicidade e qualidade dos ingredientes... fazem também toda a diferença!!
Sabem como gosto e valorizo os sabores das nossas tradições! E tem ainda mais... elas guardam-nos lembranças. Histórias de vida que recordo com carinho e com saudade.
Aqui já deixei algumas dessas receitas. Bem significativas dos usos e costumes da nossa gastronomia. Sendo assim, trago hoje, mais um pedaços da nossa gastronomia e que...
.... há séculos também fez história... numa ilha do continente asiático.
Conta-se... que três portugueses (missionários jesuítas) que seguiam num navio com destino a Macau, foram desviados da rota e levados para a ilha japonesa. Decorria o ano 1543. Ficaram no país menos de 100 anos, até serem expulsos. Os portugueses foram-se embora, mas deixaram um legado significativo: feijão verde envolto em massa e frito, vulgarmente chamado, peixinhos da horta, agradou tanto no Japão, que hoje, chama-se Tempura a uma simples massa de agua , farinha e pouco mais... depende só, da forma como é preparada.
Estas vagens de feijão verde fui eu que as colhi. Simplesmente "Biológicas"
Ingredientes
- 500g de feijão verde mal cozido (usei a vagem inteira)
Para o polme:
- 100g de farinha sem fermento
- 1 ovo
- 60 ml de água fria (temperatura ambiente)
- sal e pimenta
Preparação
Deite a farinha num recipiente e adicione a água até obter um polme suave. Adicione o ovo e tempere com sal e pimenta. Passe as vagens do feijão, duas a duas, pelo polme e frite em óleo bem quente, até estarem douradas. Escorra sobre papel absorvente.
Esta receita pertence à nossa muito querida : Maria de Lourdes Modesto.
Como não estava mencionado na receita a quantidade de água, fiz a minha medição e considerei-a boa.
Nota: As massas dos polmes não devem ser batidas. Os ingredientes só devem ser envolvidos e delicadamente.
Querida Rosa, adoro tempura! :) E antes de ser alérgica ao feijão verde era também grande apreciadora de peixinhos da horta! :) Beijinhos e boa semana.
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Olá, amada Rosa!
ResponderExcluirEu já tinha saudades de suas receitas e de seus contos.
Uma fartura e dádiva comer o que planta, parabéns pela bela receita, muito criativa.
Nunca pensei em fazer feijão verde assim, obrigada pela partilha!
Beijos no seu lindo ♥
Andréa