26 de outubro de 2019

Peras em Geleia de Limão... e um Aniversário.




PARABÉNS...  SABERES COM SABORES !!

São dez anos de companheirismo e muita partilha. A todos que me acompanharam; o meu agradecimento muito sentido e um abraço muito apertado para todos. Porque a todos... devo muito !!

Ontem com alguns imprevistos inesperados... a minha publicação tardou e até... saiu incompleta. Mas hoje com tudo nos seus lugares, posso comemorar a década do meu blog !




Esta receita, é uma pequena homenagem a um chefe que revolucionou a nossa gastronomia na década de 70. O Chefe Silva, com as suas inovações: a TeleCulinária, entrou assim, em todos os lares portugueses. Eram  revistas muito acessíveis em várias vertentes. Foram as primeiras partilhas não virtuais... mas que se tornaram famosas e imprescindíveis. Esta receita data de Setembro, da  Revista Especial de Outono de de 1980.



Foi uma receita que me encantou duplamente! Pelas Peras deliciosas e a pela Geleia de Limão que se conservava ótima, mesmo depois de acabarem as Peras e que com queijo fresco, tornavam os meus lanches bem gulosos. 
Não posso também, deixar de mencionar este facto curioso. Foi esta taça que utilizei pela primeira vez quando fiz as Peras em Geleia de Limão, e quando fazia mais quantidade, tudo ficava mais aconchegadinho... e ganhando em paladar. Mas esta sempre foi a taça.... das Peras Em Geleia de 
Limão.







Ingredientes

2 kg de peras, pouco maduras
Casca de 3 limões grandes, de casca não muito fina
250ml de sumo desses limões
1 pau de canela
1 kg de açúcar
750ml de água

Preparação

Descasque as peras e coloque-as em agua fria aciduladada com um pouco de sumo de limão para não escurecerem. Ao descascar as peras deve deixar-lhes os pés inteiros e não lhes retirar o caroço.

Retire a casca dos limões com descascador para que esta saia fina, e corte estas cascas em tiras muito finas, ferva-as depois, 1 minuto, em agua quente, escorra-as e lave-as com água fria.




Num tacho onde caibam as peras, deite o açúcar, a água e o sumo de limão, mexa e leve ao lume. Quando começar a ferver, introduza nesta calda as peras; tape e deixe começar a ferver;  retire a espuma que vem à superfície e, quando não houver mais, junte-lhe as cascas de limão e o pau de canela e deixe cozer tapado. Quando as peras estiverem cozidas, retire-as com cuidado para um recipiente de vidro e deixe o molho ferver até atingir o ponto de geleia, mas fraco. Retire então do lume e, depois de frio,  retire o pau de canela e regue as peras com esta geleia.

NOTAS:
- A geleia das peras deve ficar com metade da consistência de qualquer geleia normal.
- O sumo de limão terá que ser esta quantidade exata. 
- Normalmente não tapo o tacho durante a cozedura das peras.













8 comentários :

  1. Querida Rosa: foi com o chefe Silva que aprendi a cozinhar, com as suas receitas muito bem explicadas e descomplicadas. Estas peras em geleia devem ser muito boas! O gostinho do limão deve dar uma sabor requintado às peras. As fotos estão lindíssimas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa
    Parabéns pelo niver do Blog.Que venham muitos anos repletos de receitas maravilhosas como essa.Uma sobremesa que fica linda e com ingredientes fáceis de encontrar e muito bem aproveitados.
    Beijos,bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa querida, parabéns pelo blog maravilhoso que construiu. Que venham muitos e muitos mais anos p/comemoramos com receitas tão deliciosas quanto essa.
    Bjsss amiga e que a semana venha com muito sucesso p/vc e p/o "SABERES COM SABORES"

    ResponderExcluir
  4. A minha mae tb tinha revistas dele nu qual tenho algumas parabens pelo blog e tb pelas petas que ficaram 5* parabens bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida Rosa, antes de mais parabéns pelos 10 anos, são 10 anos cheios de óptimas partilhas! :) Essas pêras estão com um aspecto delicioso. A minha mãe também tem muitas revistas dessas e que eu de vez em quando gosto de folhear! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Rosa e obrigada pelo carinho de sempre!
    Amiga eu amei a receita, os limões que vc usou são do tipo SICILIANO?
    Quero fazer pq fica muito chique kk
    Bjssss

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos 10 anos de blog amiga querida, só tenho a agradecer por tantos aprendizados.
    Que venham mais anos de delícias e ensinamentos!
    Suas partilhas são perfeitas, as fotos são lindas, escritas de bom gosto que nos motivam sempre.
    Simplesmente amei essa receita, digna de festa!
    Você é surpreendente, Deus te capacite a cada dia mais e mais!
    Amo sua amizade e o seu carinho!

    Um grande beijo no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  8. Parabéns atrasados ao blog, uma década de blogosfera é digna de registo sim senhora! Lembro-me do Chef Silva na TV e de estar com uma caneta a apontar as receitas que ele ia fazendo, era eu uma criança :-)
    Bjs

    ResponderExcluir