31 de janeiro de 2020

Bolo de Leite Quente

 Recomendo a experiência! Este Bolo de Leite Quente é de uma textura firme mas também húmido e muito fofo.


Ontem tive saudade de um bolo para o lanche!
Eu gosto de bolo ainda morno... faz mal, eu sei, mas é tão bom!! E então lembrei-me: porque não fazer o bolo de leite quente, aliás, foi uma ótima ideia, porque tinha um pacote de leite sem lactose aberto há já três dias.

Tenho rabiscadas várias receitas sem nome nem destino... mas como nunca as faço como as originais... serão do acaso.

Estou habituada aos bolos muito fofos (chiffon de chocolate...)
Porque... é o Bolo semanal! O Bolo dos netos. Depois... tem os bolos com frutos secos, também com maçãs, e muito fofos e húmidos.


Com este bolo estava curiosa. A ideia de deitar sobre a massa batida e tão fofa, todo aquele leite a ferver, quase me conteve, mas, o resultado só seria possível concluída essa etapa.

Os bolos de leite têm a caraterística a  de ficarem com a cobertura mais escura e por vezes com pequenas manchas mais claras. Como estou ainda, em experiências com o novo forno (cheio de programas) programei para 180ºc, mas para o próximo certamente vou reduzir porque achei pouco  tempo para a cozedura.


Ingredientes
                                                                                                                                    
6 ovos grandes
450 g de açúcar
310 g de farinha de trigo, Nacional especial para bolos com fermento
90 g de manteiga sem lactose
375ml de leite sem lactose
20 g de fermento em pó (2 colheres de sopa, rasas)

Preparação

Bata as claras em castelo e adicione as gemas uma de cada vez, e com a batedeira ligada, vá acrescentando o açúcar aos poucos até terminar, continuando a bater por mais 5 minutos fazendo um leve merengue, e em seguida deite a farinha peneirada com o fermento. Entretanto leve alo lume o leite com a manteiga até praticamente ferver. Mistura com a massa e bata até ficar bem incorporada.

Forma com buraco bem untada e polvilhada com açúcar. Temperatura a 170ºc por 35 a 40 minutos.
Aqueça o forno a 190ºc e diminua quando colocar o bolo.
Desenforme com algum cuidado, devido ao açúcar poder caramelizar e dificultar a operação. 


Como não saiu tão mal como supus... apressei-me a fotografar porque a luz estava a deixar-nos.

Foi um lanche mais tardio mas bem agradável sem duvida... o Bolo de Leite Quente... tinha superado as minhas expectativas. É de uma textura firme e húmida mas que o torna também fofo.
Recomendo a experiência, e como é um bolo relativamente grande, ficando coberto a sua textura fica ótima nos dias seguintes.


3 comentários :

  1. Querida Rosa: também não resisto a um bolo ainda quente. Adoro!! Este bolo tem um interior de babar e fiquei bem curiosa com a adição do leite quente.Como já o experimentaste e deu certo, vou querer fazê-lo também.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Rosa!
    Receita tão simples e fica super fofinho!
    No lanche ou no café da manhã é perfeito.
    Obrigada pela receita, breve a farei!

    Abençoada semana, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer,deve ser delicioso bjs

    ResponderExcluir