7 de fevereiro de 2020

Empada de Massa Folhada... { o saber de aproveitar}





A estas empadas eu chamo... "o saber aproveitar".


Com imaginação e aquelas miudezas que nos vão sobrando no frigorífico, ou até ficando esquecidas por vezes, pouco ou nada precisamos de adquirir.



Cá em casa somos fãs deste petisco e então, procuro ter sempre o básico que é (imprescindível numa despensa). Massa folhada, congelada ou fresca e queijos curados, azeitonas, cogumelos de conserva, natas, pimentos morrones... Os frescos, há sempre.

O mais sacrificado, normalmente é o peito de frango assado no forno. De meia dúzia, só um gosta de peito do frango... logicamente, que a sobra, logo fica rotulado de "empada".

Já vem de longa data, o gosto pelo frango assado no forno. Curiosamente era uma receita que o marido criou. Tipo sopa da pedra. Mas era mesmo tão bom... que raro era o fim de semana que não se fazia. Nessa data (há 45 anos), havia quem gostasse de peito de frango. Um dia destes trago a receita, mas há que considerar, que naquela data, a culinária era muito primária e com qualquer sabor mais invulgar... já era especial.

Presentemente essa receita está no baú das recordações, devido a certos ingredientes que o marido deixou de apreciar. Mas novas vão surgindo e a tradição mantém-se.


Guardo sempre o molho devidamente coado e desengordurado (na nota de rodapé explicarei) e congelo, assim como o frango desfiado mas não em pedaços muito pequenos. Porque ao descongelar e ligar com os restantes ingredientes a carne perderá firmeza.

Também já experimentei com frango estofado e de churrasco. Neste caso, só é necessário adicionar ingredientes que se adaptem ao paladar da carne e ao nosso... Seja qual for a carne para o aproveitamento, faço sempre uma base de cebola ou alho francês ou echalotes com azeite, e termino envolvendo numa porção de bechamel denso. pois a massa folhada não gosta de muita humidade


Ingredientes

2 peitos grandes de frango, assados no forno
1 cebola pequena laminada
2 dentes de alho grandes, esmagados
50ml de azeite
100ml de molho do frango
300g de bechamel
1 tomate
1 lata de cogumelos, inteiros ou laminados
azeitonas a gosto
salsa picada
1 gema, para pincelar
1 embalagem dupla de massa folhada fresca

Preparação

__O fango e o molho devem estar à temperatura ambiente quando o preparar

Envolva a cebola e o alho no azeite e deixe branquear lentamente. Adicione a o frango desfiado e envolva no aparelho da cebola. Estando o preparado quente pode adicionar o molho, com cautela para que não fique muito húmido. Estando bem quente vá deitando o bechamel às colheradas de forma a que todo o preparado fique envolvido de creme. Após estar esta preparação terminada e considerar que existe liquido em demasia, coloque todo o preparado num passador por algum tempo e  assim, o excesso de liquido será retirado. verta para uma travessa e deixe arrefecer completamente.


Coloque a placa de massa folhada na tarteira e distribua o recheio por toda a base. Distribua as azeitonas e o tomate a seu gosto, complete com os cogumelos e a salsa picada.

Coma esta base folhada era quadrada e a tarteira redonda, cortei os quatro triângulos e reservei. Cobri a tarteira com a segunda base de massa folhada e da mesma forma retirei os triângulos. Apertei bem a massa na beira da tarteira, e com os triângulos de massa fiz um pequenos enfeites para aproveitar a massa. Juntei 1 colher de água à gema e pincelei toda a massa.


Nota de rodapé:
Uma das formas de se desengordurar um molho, é deixar que arrefeça bem no frigorífico. Depois, com facilidade retira a gordura que se acumulou no cimo do molho. 

5 comentários :

  1. gosto mt deste tipo de comida e a tua empada ficou mesmo a meu gosto adoro e tb mt bonita bjs

    ResponderExcluir
  2. Que empada deliciosa!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir
  3. Que riqueza querida Rosa, você é simplesmente caprichosa e prendada!
    Aqui as sobras não falta, uma ótima sugestão para fazer essa maravilha!
    Amei a receita e levarei!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia e ficou com óptimo aspecto. Gostei desta receita vou levar!

    ResponderExcluir
  5. Parece-me delicioso, vou experimentar.
    'brigada pela partilha!

    ResponderExcluir