A estas empadas eu chamo... "o saber aproveitar".
Com imaginação e aquelas miudezas que nos vão sobrando no frigorífico, ou até ficando esquecidas por vezes, pouco ou nada precisamos de adquirir.
Cá em casa somos fãs deste petisco e então, procuro ter sempre o básico que é (imprescindível numa despensa). Massa folhada, congelada ou fresca e queijos curados, azeitonas, cogumelos de conserva, natas, pimentos morrones... Os frescos, há sempre.
O mais sacrificado, normalmente é o peito de frango assado no forno. De meia dúzia, só um gosta de peito do frango... logicamente, que a sobra, logo fica rotulado de "empada".
Já vem de longa data, o gosto pelo frango assado no forno. Curiosamente era uma receita que o marido criou. Tipo sopa da pedra. Mas era mesmo tão bom... que raro era o fim de semana que não se fazia. Nessa data (há 45 anos), havia quem gostasse de peito de frango. Um dia destes trago a receita, mas há que considerar, que naquela data, a culinária era muito primária e com qualquer sabor mais invulgar... já era especial.
Presentemente essa receita está no baú das recordações, devido a certos ingredientes que o marido deixou de apreciar. Mas novas vão surgindo e a tradição mantém-se.
Guardo sempre o molho devidamente coado e desengordurado (na nota de rodapé explicarei) e congelo, assim como o frango desfiado mas não em pedaços muito pequenos. Porque ao descongelar e ligar com os restantes ingredientes a carne perderá firmeza.
Também já experimentei com frango estofado e de churrasco. Neste caso, só é necessário adicionar ingredientes que se adaptem ao paladar da carne e ao nosso... Seja qual for a carne para o aproveitamento, faço sempre uma base de cebola ou alho francês ou echalotes com azeite, e termino envolvendo numa porção de bechamel denso. pois a massa folhada não gosta de muita humidade
Ingredientes
2 peitos grandes de frango, assados no forno
1 cebola pequena laminada
2 dentes de alho grandes, esmagados
50ml de azeite
100ml de molho do frango
300g de bechamel
1 tomate
1 lata de cogumelos, inteiros ou laminados
azeitonas a gosto
salsa picada
1 gema, para pincelar
1 embalagem dupla de massa folhada fresca
Preparação
__O fango e o molho devem estar à temperatura ambiente quando o preparar
Coloque a placa de massa folhada na tarteira e distribua o recheio por toda a base. Distribua as azeitonas e o tomate a seu gosto, complete com os cogumelos e a salsa picada.
Coma esta base folhada era quadrada e a tarteira redonda, cortei os quatro triângulos e reservei. Cobri a tarteira com a segunda base de massa folhada e da mesma forma retirei os triângulos. Apertei bem a massa na beira da tarteira, e com os triângulos de massa fiz um pequenos enfeites para aproveitar a massa. Juntei 1 colher de água à gema e pincelei toda a massa.
Nota de rodapé:
Uma das formas de se desengordurar um molho, é deixar que arrefeça bem no frigorífico. Depois, com facilidade retira a gordura que se acumulou no cimo do molho.
gosto mt deste tipo de comida e a tua empada ficou mesmo a meu gosto adoro e tb mt bonita bjs
ResponderExcluirQue empada deliciosa!
ResponderExcluirBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Que riqueza querida Rosa, você é simplesmente caprichosa e prendada!
ResponderExcluirAqui as sobras não falta, uma ótima sugestão para fazer essa maravilha!
Amei a receita e levarei!
Beijinhos no seu ♥
Adorei a ideia e ficou com óptimo aspecto. Gostei desta receita vou levar!
ResponderExcluirParece-me delicioso, vou experimentar.
ResponderExcluir'brigada pela partilha!