26 de outubro de 2020

Bolo de Coco de liquidificador {e uma mensagem de parabéns}


 Parabéns para o Saberes com Sabores!! 

São 10 anos... de gratas recordações! 



Foi com esta mensagem que dei início a este Blog!

Há já algum tempo que pretendia transmitir o meu amor pelos tachos. Pesquisando na internet encontrei a solução e agora aqui estou, conforme vos prometi. Só que gostaria de conhecer tão bem as funcionalidades deste blog como conheço as da culinária. Pensei em desistir...  reconheci que os obstáculos eram consideráveis mas, como um dia alguém disse, "que querer é poder" eu vou continuar. Será uma nova experiência...! e nunca é tarde. Se me seguirem e acompanharem, poderei demonstrar que com entusiasmo e confiança, cozinhar pode ser fácil. Vou gostar de partilhar ideias, receitas, truques e (se quiserem) aqueles segredos que por vezes só se encontram... nas pontas dos nossos dedos.


E continuei. No início foi difícil, existiam ainda muitos desafios a superar para que o blog pudesse andar... mas a força de vontade foi o recurso que usei nos momentos de maior fraqueza. E desta forma,  só, e com um despretensioso blog eu obtive uma realização da qual e ainda hoje, eu sinto um orgulho muito especial. 

Mas também, tudo era tão diferente na blogosfera há 10 anos. Caso contrário, o Saberes com Sabores nunca teria existido. Tudo era mais fácil, mais simples.  

Se pude ensinar... também aprendi... o quanto era importante saber compartilhar com os nossos amigos e seguidores onde existia uma boa cumplicidade. Era sempre uma alegria quando se ganhava um novo seguidor e, também, um acréscimo de responsabilidade.

Fiz algumas pausas mais ou menos perlongadas por motivos de saúde, meus e de familiares próximos. Nem sempre a vida permite que faça-mos as nossas escolhas e realizemos nossos projetos e, limitando nossas vontades e desejos. 

Aproveito este dia para agradecer a todos que me seguem e visitam. A vossa presença, o vosso carinho e as mensagens que me transmitem, são importantes e preciosas para mim. 

Mas, uma vez mais, ficarei sempre grata a todos aqueles que dedicam seu tempo a visitar...

- Os meus Saberes com Sabores !!


Este não era o bolo para partilhar hoje com todos mas, como não foi possível, espero não desiludir. Cá em casa fez sucesso. Veio deste vídeo. Mas fiz umas pequenas alterações. Para vós ofereço, queridos amigos, uma fatia deste Bolo de Coco Molhadinho. Podem servir-se... 


Ingredientes para a massa

3 ovos

280 açúcar

90 ml de óleo

200 ml de leite

100 gr de coco ralado

220 g de farinha de trigo sem fermento

1 colher de sobremesa, bem cheia, de fermento em pó

100 a 150 g de coco para polvilhar


Ingredientes para a calda

200ml de leite

1 colher de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de açúcar 

Se gostar do bolo bem húmido, acrescente mais 50ml de leite, e mais meia colher de amido.


Modo de Preparo - Massa

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o leite.

Adicione o coco, a farinha e, por ultimo o fermento, sem bater.

Deite a massa em forma untada e enfarinhada, (forrei com papel vegetal e untei e polvilhei novamente)

A medida do tabuleiro que usei foi de 35cm por 24cm. Convém usar estas medidas para que não se altere a espessura da massa e a cobertura possa penetrar bem.

Modo de Preparo - Calda

Para a calda, leve o leite de coco, amido de milho e açúcar ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver.

Quando retirar o bolo do forno pique-o bem com um gafo e deite de imediato a calda sobre o bolo e polvilhe generosamente com o coco.

Leve ao forno a 170º por 40 minutos. 

Forrei com o papel vegetal, para a cobertura aderir bem ao bolo e não ficar agarrado à forma ao desenformar. Desta forma e com muito cuidado, levanto o papel e assim desenformo, e é possível.  Coloque o tabuleiro no frigorifico só após a massa ter arrefecido. De outra forma, o creme arrefece e não penetra bem na massa. Este bolo deve ser servido bem frio e, é uma verdadeira delícia.








8 comentários :

  1. Uau que bolo lindo e delicioso certamente!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderExcluir
  2. Muitos parabéns querida Rosa, que venham mais 10 anos de deliciosas partilhas! :) Levo comigo dois quadradinhos desse belo e saboroso bolo. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosa: muitos parabéns pelo aniversário do teu "Saberes". É sempre um gosto visitar-te e aprender contigo com as tuas deliciosas partilhas ( fiz hoje a tua sopa de abóbora com noz-moscada e que deliciosa ficou!!). Este bolinho está lindo e deve ser muito saboroso. Que venham muitos mais anos de conhecimento e partilhas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. adoro coco ficou fofinho que venham muitos mais parabens bjs

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com a sua cozinha bem como as boas receitas que ela me mostrou este bolo ficou lindo e certamente delicioso...um beijinho e resto de um bom domingo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!
    Bom Ano 2021!
    beijinhos

    ResponderExcluir