12 de março de 2021

Um Bolo de Aniversário Especial

 


Hoje... trago o vigésimo primeiro bolo, que fiz para o aniversário da minha neta mais velha! 

É mais um ano, e que nos enche o coração de alegria, por toda a dedicação e carinho que nos dedica. Quantas recordações de datas especiais como esta estão nas nossas lembranças. Filhos, netos...

Também fiz os bolos para os pais, mas os netos, são um novo ciclo na nossa vida. Encontramo-nos mais disponíveis e também...mais  sós! E neste dia, tivemos alguns momentos que alegraram esta casa, carente daqueles sons e risos que guardamos indefinidamente.

Normalmente e escolha do bolo, recaía no Chiffon de Chocolate. mas estre ano, apesar de o seu aniversário ser em Dezembro, optou por um bolo frio e com frutas. Uma escolha excelente para um bolo magnifico.

É desta forma, e no verão principalmente, se tornou-se o bolo de aniversário de toda a família, aqui no Porto, e em Lisboa. 

E com a particularidade da escolhas, frutos, formatos e tamanhos... é só equacionar os ingredientes, e pode fazer as delicias de família e amigos. 



Ingredientes

Forma redonda de 26 cm. Untada e com o fundo forrada com papel vegetal, e polvilhada levemente
 - 8 ovos
- 8 colheres de sopa de açúcar [190gr]
- 8 colheres de sopa de farinha [110gr]
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 3 a 4 pacotes de nata fresca, Longa Vida [bem refrigeradas]  
- 6 colheres de sopa rasas de açúcar 
- Frutas há escolha
- Papel vegetal para forrar o fundo da forma

Preparação

- Preaqueça o forno a 180ºC

- Bata as gemas com o açúcar até ficar uma gemada cremosa. Acrescente a farinha com o 
  fermento envolvendo, e no final adicione suavemente as claras batidas em castelo. 
- Deite um terço da massa na forma e alise. Leve ao forno por 7 a 8 minutos. Retire assim que a      massa ao toque dos dedos, esteja ligeiramente firme sem se encontrar seca. Desenforme, prepare a forma para colocar mais massa, não esquecendo o papel vegetal. Repita os passos da anterior preparação, e termine com a restante massa. Esta quando sai do forno, deve ter uma tonalidade clara
- Bata as natas em chantily e reserve no frio.   
- Depois do bolo frio cubra a primeira massa com uma camada generosa de chantily. Espalhe uniformemente e coloque as frutas como vê nas fotos, ou a seu gosto. Com cuidado coloque novamente a massa e repita como na anterior. O chantily e frutas. Termine com a ultima massa e cubra com o restante chantily.
- A gosto, coloque o chantily nas camadas pois ele será o fator que vai originar a umidade no bolo. 
- Cubra todo o bolo com o restante chantily espalhando bem com uma espátula. A decoração   ficará a seu gosto. O bolo deve ir de imediato para o frigorífico, para que o chantily se mantenha consistente. 

Chantily:

- Coloque a taça e as varas da batedeira 30 minutos no congelador. 
- Retire e verta as natas, que também devem estas bem frias, na tigela. Bata a uma velocidade média   e  só quando começarem a firmar-se, adicione o açúcar devagar e uma colher de cada vez. Bata com   cuidado e verificando a textura do creme para não passar a manteiga, se bater em demasia. 
- O meu, não firmou muito bem, porque são natas sem lactose. É o resultado de natas com uma quantidade menor de gordura.

Quando quis cortar uma fatia para fotografar... pouco restava!!




3 comentários :

  1. Querida Rosa: um bolo lindíssimo e feito com todo o teu carinho. O resultado salta à vista. Um bolo cheio de sabor e cor. Com as frutas deve ser mesmo uma delícia! Muitos parabéns à neta e à sua habilidosa avó.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá! É a Sofia, espero que se lembre de mim ahah, adorei conhecê-la e adoro as suas receitas, continue que eu fico atenta às suas publicações! Que bom aspeto que têm os seus cozinhados ❤️ beijinhos e muita saúde

    ResponderExcluir
  3. Querida Sofia,
    Difícil seria esquece-la!! Fico feliz pela palavras de carinho e estimulo, e também, pelos cozinhados terem-lhe agradado.
    Um beijinho grande e espero que já se encontre melhor.

    ResponderExcluir