7 de agosto de 2021

Lentilhas estufadas com Molho Teriyaki e Arroz Branco

 

Um estufado de lentilhas em que o equilíbrio salgado e doce do molho Teriyaki... o tornou delicioso!!





Aqui em casa... eramos fãs de refeições de inspiração bem portuguesas. Mas a nova geração leva-nos a novas tendências em que ganhem o seu espaço. Principalmente a minha neta mais nova, que rejeita  carne, mas, ainda gosta de frango. Principalmente dos panadinhoa da Avó. 
Presentemente, também tive que alterar os meus hábitos alimentares e as lentilhas também foram incluídas. A que mais utilizo é a variante vermelha. 

E assim, por vezes, temos há mesa... uma boa seleção de escolhas!!!

Esta receita é também ótima para aproveitamentos. Aqui, usei frago desfiado de churrasco. O peito sempre sobra mas, é sempre destinado a muitas e gulosas empadas  folhadas. Que vão... até onda a imaginação nos levar. Já deixei várias aqui no Blog.

Hoje...surgiu uma nova tendência para esta publicação, e que possa ter continuidade!!!




Ingredientes para duas pessoas

150g  de lentilhas, usei a Pardiana, parda
130g  de arroz agulha
200g  de frango desfiado
1 tomate médio bem maduro
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de Molho Teriyaki
sal

Preparação

- O arroz é cozido só em água abundante e sal, lave antes de colocar a cozer. Ir vigiando para que não coza demasiado. Estando cozido escorra e reserve. 

- Demolhe  as lentilhas por algumas horas. Escorra, e leve a cozer com o correspondente a três partes de água, em cozedura moderada. Vigie a textura que pretende. Escorra e reserve algum caldo para  completar o refogado, a seu gosto. 

- Pique os tomates a cebola e refogue em em lume médio com o azeite. Acrescente o alho picado ou esmagado, o sal e pimenta. 

- Quando os ingredientes estiverem macios, retire e triture. Volte a colocar no recipiente  e adicione o frango desfiado as lentilhas e o arroz. Misture tudo delicadamente e cozinha atá ficar quente. 

- Acrescente a água de cozer as lentilhas ou o caldo de carne, e o molho "Teriyaki". Adicione o molho com moderação devido ao seu paladar intenso. Retifique os temperos e sirva.

- Para o refogado eu escolheria não ser triturado, mas foi a pedido...












Um comentário :