A azafama na quinta começava ainda o sol não se mostrava e havia que aproveitar o ar fresco da manhã. Aquele campo de outrora coberto de rama verde, agora, só tinha o pé seco da batata e em seu redor, a terra empolada pedia pela apanha.
E assim começava o dia, arrancando à terra o lucro dum pedaço da mesma, que ali tinha sido aninhado há uns meses atrás e deixava agora a terra salpicada com outros tons.
Também tinha-mos a nossa tarefa... e era ali mesmo, separar as batatas por tamanhos e ensaca-las; e quando o sol já alto escaldava a terra, os sacos tinham que estar recolhidos na sombra. E também à sombra de uma ramada estava uma mesa farta farta, que nos ia saciar a fome e recobrar as forças.
Cá em casa a batata é rainha e senhora e come-se de toda a maneira. Estas, sob influencia oriental, do chá verde ,também acompanham muito bem as costeletas de borrego.
500 g de batata nova
1,5 dl de azeite de boa qualidade
2 saquetas de chá verde
sal fino
Preparação
Lave bem a batata e leve a cozer inteira e com casca, tempere a água com sal. O tempo de cozedura depende do tamanho da batata. Verifique com um palito para que não coza demasiado.
Escorra as batatas e corte-as ao meio, coloque-as no tabuleiro e regue-as bem com o azeite em fio. Polvilhe com sal fino e por fim espalhe o chá verde por todo o tabuleiro.
Leve ao forno a 170º até estarem tostadas.
Na Europa, a batata é conhecida desde o século XVI, embora o "Ouro dos Incas" só se tenha tornado um alimento popular cerca de 200 anos depois. Hoje, a batata é um dos alimentos básicos mais importantes e cultiva-se em muitos países.
O preconceito de que as batatas engordam continua a existir. Sem razão, visto que têm um teor de gordura bastante baixo e são, com cerca de 70 calorias por 100g. claramente aproprias para manter a linha.
Olá Rosa!
ResponderExcluirEstão mesmo com bom aspecto.
Gostei de ver!
Aqui em casa também como muita batata!! Adoro de qualquer jeito, menos crua. :) Assim com chá verde ficou bem diferente, nunca cozinhei com o chá, fiquei curiosa.
ResponderExcluirbjs
Olá Andréa!
ResponderExcluirComo me lisonjeia a sua visita. Aqui também gostamos muito de batatas,
mas esta batatinha assada com chá é mesmo uma delicia. Fica com um paladar suave mas difícil de identificar, só mesmo experimentando, mas tem que ficar bem douradinha
Um Beijinho
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQue apetitosas as tuas batatinhas Rosa, levo até a sugestão comigo, ok? Beijinho e bom fim de semana!
ResponderExcluirQuerida Rosa: cá em casa ,a batata também é rainha. Adorei o aspeto delicioso destas e depois de ler a receita fiquei muito surpreendida pela utilização do "ingrediente secreto". Nada me tinha preparado pare ele ( embora o título fosse bastante elucidativo,rsrs). Estava à espera de tomilho, ou salsa ou qualquer outra coisa. Bem ,amiga, por aqui estamos sempre a ser surpreendidos e ainda bem que assim é. Vou levar mais esta receita tão diferente e que parece deliciosa.
ResponderExcluirBjn
Márcia