23 de junho de 2012

Receita de batata assada com chá verde




Era mais um dia de lavoura... a apanha da  batata !!

A azafama na quinta começava ainda o sol não se mostrava e havia que aproveitar o ar fresco da manhã. Aquele campo de outrora coberto de rama verde, agora, só tinha o pé seco da batata e em seu redor, a terra empolada pedia pela apanha.
E assim começava o dia, arrancando à terra o lucro  dum pedaço da mesma,  que ali tinha sido aninhado há uns  meses  atrás   e deixava  agora    a terra    salpicada  com outros tons.
Também tinha-mos a nossa tarefa... e era ali mesmo, separar as batatas por tamanhos e ensaca-las; e quando o sol já alto escaldava a terra, os sacos tinham que estar recolhidos na sombra. E também à sombra de uma ramada estava uma mesa farta farta, que nos ia saciar a fome e recobrar as forças. 

Cá em casa a batata é rainha e senhora  e come-se de toda a maneira. Estas, sob  influencia oriental, do chá verde ,também acompanham muito bem as costeletas de borrego.

Ingredientes
500 g de batata nova
1,5 dl de azeite de boa qualidade
2    saquetas de chá verde
sal fino 

Preparação
Lave  bem a batata e leve a cozer inteira e com casca, tempere a água com sal. O tempo de cozedura depende do tamanho da batata. Verifique com um palito para que não coza demasiado.
Escorra as batatas e corte-as  ao meio, coloque-as no tabuleiro e regue-as bem com o azeite em  fio. Polvilhe com sal fino e por fim espalhe o chá verde por todo o tabuleiro.
Leve ao forno  a  170º até estarem tostadas. 

Na Europa, a batata é conhecida desde o século XVI, embora o "Ouro dos Incas" só se tenha tornado um alimento popular cerca de 200 anos depois. Hoje, a batata é um dos alimentos básicos mais importantes e cultiva-se em muitos países.
O preconceito de que as batatas engordam continua a existir. Sem razão, visto que têm um teor de gordura bastante baixo e são, com cerca de 70 calorias por 100g. claramente aproprias para manter a linha.

6 comentários :

  1. Olá Rosa!
    Estão mesmo com bom aspecto.
    Gostei de ver!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa também como muita batata!! Adoro de qualquer jeito, menos crua. :) Assim com chá verde ficou bem diferente, nunca cozinhei com o chá, fiquei curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréa!
    Como me lisonjeia a sua visita. Aqui também gostamos muito de batatas,
    mas esta batatinha assada com chá é mesmo uma delicia. Fica com um paladar suave mas difícil de identificar, só mesmo experimentando, mas tem que ficar bem douradinha
    Um Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Que apetitosas as tuas batatinhas Rosa, levo até a sugestão comigo, ok? Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Querida Rosa: cá em casa ,a batata também é rainha. Adorei o aspeto delicioso destas e depois de ler a receita fiquei muito surpreendida pela utilização do "ingrediente secreto". Nada me tinha preparado pare ele ( embora o título fosse bastante elucidativo,rsrs). Estava à espera de tomilho, ou salsa ou qualquer outra coisa. Bem ,amiga, por aqui estamos sempre a ser surpreendidos e ainda bem que assim é. Vou levar mais esta receita tão diferente e que parece deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir