Hoje vou partilhar este bolo no passatempo "2 anos de Ponto de Rebuçado - Receitas". Que Maria João festeja com seus amigos e seguidores !!
O ultimo trimestre deste ano foi muito atribulado e as poucas compotas que preparei foram fora de tempo, mas, a abobora que me foi oferecida para o meu doce preferido, deu-me a oportunidade de fazer este magnífico bolo.
Estava a fazer compras numa grande superfície e, quando me dirigia para o local das farinhas, fui abordada por uma jovem que publicitava a Maisena. Trocamos conversa e acabei por trazer a Maisena que estava em promoção e um livrinho com receitas, de oferta.
Folheei-o, e neste bolo logo me atraiu a lista de ingredientes. O aspeto era tentador, e a abóbora que adoro,Por coincidência, tinha uma que me foi oferecida, e a variedade é também excelente para bolos. Tem um aroma perfumado e desfaz-se ao ralar de tão macia, e o meu palato agradeceu a escolha.
Regalavam-me os aromas que escapavam do forno e deixando-me ansiosa... querer ver se estava a crescer, a dourar, e o momento decisivo... saber se estava finalizado para retirar do forno. Veio-o douradinho e tentador deixando o ar perfumado, o que conferiu leveza e conforto ao ambiente. Estava a experiência concluída...
Ingredientes
300 g de abóbora limpa
200 g de açúcar amarelo
4 ovos
100 g de vaqueiro liquida
1 laranja
200 g de farinha
100 g de amido de milho maizena
1 colher de sobremesa de fermento em pó
sal
50 g de miolo de noz
100 g de açúcar em pó
Preparação
300 g de abóbora limpa
200 g de açúcar amarelo
4 ovos
100 g de vaqueiro liquida
1 laranja
200 g de farinha
100 g de amido de milho maizena
1 colher de sobremesa de fermento em pó
sal
50 g de miolo de noz
100 g de açúcar em pó
Preparação
- Ligue o forno para 170ºC.
- Unte uma forma de mola com buraco e polvilhe com farinha.
- Rale a abóbora no robôt de cozinha com o crivo mais fino. (pode usar o ralador manual)
- Bata energicamente o açúcar amarelo com as gemas na batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado. junte a vaqueiro e misture bem.
- Adicione a abóbora a raspa da laranja. Esprema a laranja e junte o sumo ao preparado anterior, reservando 4 colheres de sopa (sumo).
- Junte a farinha peneirada com a maizena e o fermento em pó e misture sem bater.
- Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente na massa.
- Deite na forma, salpique com as nozes grosseiramente picadas e leve ao forno durante 45 minutos.
- Misture o sumo reservado com o açúcar em pó. Desenforme o bolo para o prato de serviço e regue-o com o glacê de laranja.
Notas: Se deixar arrefecer o bolo, o glacê fica mais opaco, mas deitando a calda com o bolo ainda quente, vai proporcionar aromas e textura excelentes.
Bom apetite !!
Bom apetite !!
Que aspecto tão delicioso. Adoro essa combinação. Bjs
ResponderExcluirHummm.... deve ser uma delicia, amei!
ResponderExcluirbjs
Querida Rosa: gosto imenso de abóbora e ainda bem que mostraste as fotos, pois este bolo está muito tentador. Hoje experimentei um pão de alfarroba e estava a lembrar-me de ti e da tua receita de bolo de alfarroba e laranja ( não perde pela demora,eheh, agora que o pacote está aberto). Este bolo, com a farinha Maisena, deve ficar muito fofo e saboroso. Como gostava de partilhar contigo um pouco desta delícia com uma bela chávena de chá. Vou guardar a receita,OK?
ResponderExcluirBj
Márcia
Querida Rosa, que bolo maravilhoso! Abóbora, laranja e nozes, deve resultar um bolo delicioso!
ResponderExcluirEstá com um aspecto, tão tentador...
Beijinhos
Que lindo bolo, Rosa! Adoro bolos com abóbora e adorei ter-te na minha comemoração de aniversário! Obrigada, querida.
ResponderExcluirBjos
E eu que nem gosto de abóbora...mas com este aspeto fiquei com vontade de provar.
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Amiga,
ResponderExcluirespero que tenha ultrapassado a turbulência dos seus últimos dias.
Gosto muito de todos esses ingredientes e não conhecia este bolo. A avaliar pelo aspeto deve estar ótimo... a esta hora "devia" estar ótimo!!!
Continuamos com as nossas coincidências africanas! Quando me casei fomos morar no bairro do Jardim Zoológico, na rua Jacarandá, 115 - 1º... e o carro ficava; à entrada, debaixo de uma latada de maracujás agrandes, amarelos!!! Era um pouco longe e ouviam-se, de noite, os barulhos dos animais e as carpideiras nos funerais! Mudámos para a Malhangalene, para o largo da escola preparatória onde dei aulasl Só regressámos em 76, e gostei imenso de ter vivido lá. Ainda hoje conservo na memória os cheiros de África... os sabores exóticos... e a água morna, azul-turquesa e transparente do Bilene, do Xai-Xai ou mesmo da Costa do Sol... logo ali à beira da bela baía!...
Agora não tenho abóbora, mas brevemente farei esse bolo. Obrigada pela partilha da receita e lindos texto e fotos que a acompanham.
Beijinhos
ola minha querida amiga eu sei nao tenho andado por aqui mas agora com a radio tenho mt pouco tempo pois como ja disse eu adoro fazer radio sou fan mas tive que vir ver esta maravilha que esta 5* e como adoro abobora entao ainda mais adoro tudo que leva abobora humm .quanto ao link é este isanacozinha@hotmail.com sim ia a dorar receber suas historias com receitas pois é um programa que esta a ter muito sosseso a quarta feira aqui é as 20h00 e ai é as 21h00 tambem tem dicas de um pouco de tudo tambem faço um programa aos domingos a tarde mas ai ja é so musica é as 17 h00 dai e 18h00 daqui é aqui que podes ouvir sera com muito gosto http://radiolusoeuropeu.com/ sem mais um grande beijinho e alguma coisa me mande mail que eu respondo logo ok ca fico a tua espera mais uma vez obrigada do fundo do coraçao
ResponderExcluirQuerida Rosa,
ResponderExcluirgosto muito de bolos de abóbora :)
Imagino o sabor do bolinho juntamente com a laranja :) Deve ser fantástico!
Ficou lindo.
Um beijinho
Que bolo lindo e que maravilhosa história de amor entre tu e ele hahaha :)
ResponderExcluirRaramente como sementes de abóbora, comi ontem num pão... Mas essas que puseste na foto acenderam-me uma luzinha, ficam muito giras!
O bolo parece muito bom :)
Oi Rosa que delícia de bolo levando a receita bjs Rosinha
ResponderExcluir