28 de janeiro de 2015

Bolo de Abóbora e Laranja







Hoje vou partilhar este bolo no passatempo "2 anos de Ponto de Rebuçado - Receitas". Que Maria João festeja com seus amigos e seguidores !!
O ultimo trimestre deste ano foi muito atribulado e as poucas compotas que preparei foram fora de tempo, mas,  a abobora que me foi oferecida para o meu doce preferido, deu-me a oportunidade de fazer este magnífico bolo.

Estava a fazer compras numa grande superfície e, quando me dirigia para o local das farinhas,  fui abordada por uma jovem que publicitava a Maisena. Trocamos conversa e acabei por trazer a Maisena que estava em promoção e um livrinho com receitas, de oferta.





Folheei-o, e neste bolo logo me atraiu a lista de ingredientes. O aspeto era tentador, e a abóbora que adoro,Por coincidência, tinha uma que me foi oferecida, e a variedade é também excelente para bolos. Tem um aroma perfumado e desfaz-se ao ralar de tão macia, e o  meu palato agradeceu a escolha.

Regalavam-me os aromas que escapavam do forno e deixando-me ansiosa... querer ver se estava a crescer, a dourar, e o momento decisivo... saber se estava finalizado  para retirar do forno. Veio-o douradinho e tentador deixando o ar perfumado, o que conferiu leveza e conforto ao ambiente. Estava a experiência concluída... 



















Ingredientes

300 g de abóbora limpa
200 g de açúcar amarelo
4  ovos
100 g de vaqueiro liquida
1  laranja
200 g de farinha
100 g de amido de milho maizena
1  colher de sobremesa de fermento em pó
sal
50 g de miolo de noz
100 g de açúcar em pó

Preparação
  • Ligue o forno para 170ºC. 
  • Unte uma forma de mola com buraco e polvilhe com farinha.
  • Rale a abóbora no robôt de cozinha com o crivo mais fino. (pode usar o ralador manual)
  • Bata energicamente o açúcar amarelo com as gemas na batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado. junte a vaqueiro e misture bem.
  • Adicione a abóbora a raspa da laranja. Esprema a laranja e junte o sumo ao preparado anterior, reservando 4 colheres de sopa (sumo).
  • Junte a farinha peneirada com a maizena e o fermento em pó e misture sem bater.
  • Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente na massa.
  • Deite na forma, salpique com as nozes grosseiramente picadas e leve ao forno durante 45 minutos.
  • Misture o sumo reservado com o açúcar em pó. Desenforme o bolo para o prato de serviço e regue-o com o glacê de laranja.
Notas: Se deixar arrefecer o bolo, o glacê fica mais opaco, mas deitando a calda com o bolo ainda quente, vai proporcionar aromas e textura excelentes.


Bom apetite !!  













Esta a variedade de abóbora que gosto de utilizar!


detalhesmagicos






11 comentários :

  1. Que aspecto tão delicioso. Adoro essa combinação. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm.... deve ser uma delicia, amei!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosa: gosto imenso de abóbora e ainda bem que mostraste as fotos, pois este bolo está muito tentador. Hoje experimentei um pão de alfarroba e estava a lembrar-me de ti e da tua receita de bolo de alfarroba e laranja ( não perde pela demora,eheh, agora que o pacote está aberto). Este bolo, com a farinha Maisena, deve ficar muito fofo e saboroso. Como gostava de partilhar contigo um pouco desta delícia com uma bela chávena de chá. Vou guardar a receita,OK?
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa, que bolo maravilhoso! Abóbora, laranja e nozes, deve resultar um bolo delicioso!
    Está com um aspecto, tão tentador...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo bolo, Rosa! Adoro bolos com abóbora e adorei ter-te na minha comemoração de aniversário! Obrigada, querida.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. E eu que nem gosto de abóbora...mas com este aspeto fiquei com vontade de provar.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Amiga,
    espero que tenha ultrapassado a turbulência dos seus últimos dias.
    Gosto muito de todos esses ingredientes e não conhecia este bolo. A avaliar pelo aspeto deve estar ótimo... a esta hora "devia" estar ótimo!!!
    Continuamos com as nossas coincidências africanas! Quando me casei fomos morar no bairro do Jardim Zoológico, na rua Jacarandá, 115 - 1º... e o carro ficava; à entrada, debaixo de uma latada de maracujás agrandes, amarelos!!! Era um pouco longe e ouviam-se, de noite, os barulhos dos animais e as carpideiras nos funerais! Mudámos para a Malhangalene, para o largo da escola preparatória onde dei aulasl Só regressámos em 76, e gostei imenso de ter vivido lá. Ainda hoje conservo na memória os cheiros de África... os sabores exóticos... e a água morna, azul-turquesa e transparente do Bilene, do Xai-Xai ou mesmo da Costa do Sol... logo ali à beira da bela baía!...
    Agora não tenho abóbora, mas brevemente farei esse bolo. Obrigada pela partilha da receita e lindos texto e fotos que a acompanham.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. ola minha querida amiga eu sei nao tenho andado por aqui mas agora com a radio tenho mt pouco tempo pois como ja disse eu adoro fazer radio sou fan mas tive que vir ver esta maravilha que esta 5* e como adoro abobora entao ainda mais adoro tudo que leva abobora humm .quanto ao link é este isanacozinha@hotmail.com sim ia a dorar receber suas historias com receitas pois é um programa que esta a ter muito sosseso a quarta feira aqui é as 20h00 e ai é as 21h00 tambem tem dicas de um pouco de tudo tambem faço um programa aos domingos a tarde mas ai ja é so musica é as 17 h00 dai e 18h00 daqui é aqui que podes ouvir sera com muito gosto http://radiolusoeuropeu.com/ sem mais um grande beijinho e alguma coisa me mande mail que eu respondo logo ok ca fico a tua espera mais uma vez obrigada do fundo do coraçao

    ResponderExcluir
  9. Querida Rosa,
    gosto muito de bolos de abóbora :)
    Imagino o sabor do bolinho juntamente com a laranja :) Deve ser fantástico!
    Ficou lindo.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  10. Que bolo lindo e que maravilhosa história de amor entre tu e ele hahaha :)
    Raramente como sementes de abóbora, comi ontem num pão... Mas essas que puseste na foto acenderam-me uma luzinha, ficam muito giras!
    O bolo parece muito bom :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosa que delícia de bolo levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir